Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de maio de 2021 às 11:05


Neste episódio, o podcast Roi Hunters traz um case de sucesso que resultou em um retorno de 25 vezes sobre o valor investido em uma empresa de varejo físico.

Você sabe a diferença entre vender na internet e vender através da internet? Essa é uma questão muito debatida no mundo do Marketing Digital. Normalmente as pessoas criam uma linha de raciocínio de que, se for vender Offline, tem que fazer publicidade Offline, e se for vender Online, tem que fazer publicidade Online.

Mas isso não é uma regra e muitos deixam de aproveitar o alcance da mídia Online para vender mais no Offline.

A mídia online tem um grande potencial de trazer novas vendas para as lojas físicas sem, necessariamente, vender pela internet. O caminho seria levar as pessoas a comprar no ponto de venda físico através da internet.

Sabendo da importância da mídia Online para conseguir mais vendas em lojas físicas, no episódio do ROI Hunters dessa semana, nossos hosts Dener Lippert, Guilherme Lippert e Joao Vitor, discutem sobre a criação do processo de vendas de um cliente da V4 Company. O resultado foi uma rede varejista com mais de 160 unidades que teve um retorno de 25 vezes o valor investido na mídia Online, vendendo na loja física.


Qual a dificuldade na integração entre Online e Offline?

“Geralmente quem vem do mundo offline, de mercados mais tradicionais, tem uma grande resistência em fazer certas coisas que para quem já começou no mercado digital seriam naturais. Se você estiver distante dessas pessoas no projeto, elas vão ficar achando que não está funcionando, se você estiver perto, você consegue entender a dor, explicar e negociar. Você consegue criar uma estratégia perfeita sem falar com os stakeholders que irão executá-la, implementar que é difícil.” Diz Joao Vitor sobre a diferença entre pessoas acostumadas com o mundo digital.

Guilherme Lippert complementa: “Tem que envolver os stakeholders certos. Nós envolvemos todos os stakeholders, tanto a “ponta” da loja que seria o gerente, como o time mais executivo possível e importante na cadeia para reportar esse cara e entender estrategicamente o que ele está precisando.”


Qual a importância da publicidade tradicional nesse tipo de projeto?

“Eu não queria fazer publicidade tradicional, porque é muito ignorável, você precisa ser transgressor, chamar a atenção dentro de um canal de uma forma diferente em que todos estão acostumados. Quando aparece uma publicidade, os usuários têm o instinto de pular, quando tem um design bonito ou algo assim. Agora ele vê um cara saindo da geladeira da loja, ele presta atenção,” explica Dener Lippert.

Fonte: Infomoney
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de maio de 2021 às 10:43


Campanha de lançamento traz Fábio Porchat e novo design para a bebida.

Na tarde desta quinta-feira (13), a Coca-Cola lançou uma nova fórmula da bebida sem açúcar. Atenta ao comportamento do consumidor, a companhia chegou a uma fórmula sem adição de açúcares que se assemelha à Coca-Cola original, um dos grandes pedidos dos consumidores feitos para a Coca-Cola zero.

Por meio do design de “Marca Única”, que traz o rótulo com o disco vermelho no centro, a Coca-Cola Sem Açúcar surge para atender a uma demanda dos consumidores e tentar reduzir a quantidade do açúcar nas bebidas da rede.

“Todo o nosso portfólio é pensado para que as pessoas possam encontrar a bebida adequada a cada momento do dia e da vida. Nesse esforço global para ouvir as pessoas e evoluir cada vez mais, Coca-Cola Sem Açúcar tem ocupado papel de destaque como maior motor de crescimento para a empresa”, afirma Javier Meza, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola América Latina.

Um pedido do consumidor: menos açúcar, mais experiência

O intuito de trazer uma nova fórmula da Coca-Cola vem após inúmeras tentativas da empresa em trazer o mesmo sabor da bebida original para as versões com menos ou nenhum açúcar. De acordo com Poliana Souza, líder da Coca-Cola Trend Mark da América Latina, a produção da nova fórmula demorou três anos para ser, enfim, comercializada.

“A gente sabe que o sabor é uma das barreiras mais importantes que a gente tem que eliminar para fazer com que as pessoas cada vez mais adotem produtos sem açúcar e sem calorias. Por isso, fizemos muitos testes no mundo inteiro e que trouxeram resultados surpreendentes”, afirma Poliana Souza durante o evento online de estreia da bebida.

A ideia, diz Javier, é fazer com que a experiência dos consumidores seja mantida mesmo em um produto que contém menos açúcar. “Esse lançamento, que é feito em toda América Latina, é uma continuação do nosso esforço para reduzir o açúcar em todos os nossos produtos. Durante anos, inovamos e redesenhamos as nossas fórmulas para oferecer bebidas com baixa quantidade de açúcar ou sem açúcar. Isso tudo, ao mesmo tempo, tentando manter o melhor sabor para as pessoas.”

O importante, explica ele, é estar onde o consumidor precisa que a empresa esteja. “Cada vez mais os consumidores querem desfrutar do sabor da Coca-Cola, mas querem reduzir o açúcar. Se tem algo que nos caracteriza, é que sempre estamos inovando para atender às necessidades deles.”


Uma campanha de marketing grandiosa

Para divulgação da nova fórmula, a empresa investiu pesado em publicidade em toda a América Latina. No evento de divulgação, que ocorreu nesta quinta-feira (13), a Coca-Cola trouxe o humorista Fábio Porchat e a atriz e cantora mexicana Maite Peroni para entrevistar alguns dos diretos da empresa.

Além da apresentação do evento, a empresa também criou uma estratégia de Marketing a partir da pergunta: “É a melhor Coca-Cola de todas?”, na qual instiga o público a opinar.

A Coca-Cola Sem Açúcar também tem um novo design, que eleva o logotipo ao topo do rótulo. “Estamos renovando a nossa embalagem com uma evolução da nossa estratégia de marca única, lançada em todo mundo no ano de 2016. O novo desenho foi simplificado e comemora o nosso logotipo icônico, como também fornece um sistema de cores intuitivo nas diferentes versões de Coca-Cola. As clássicas letras brancas agora vão ser pretas e as embalagens vão ter uma disposição de informação e um desenho mais simples”, explica Camila Ribeiro, diretora de Marketing da Coca-Cola sem açúcar para América Latina.

Fonte: Novarejo