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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 30 de maio de 2017 às 16:34
Desde pequeno, a disciplina sempre foi parte da minha vida. Dos brinquedos organizados, com nenhuma peça faltando; aos cadernos, materiais, trabalhos… Tudo sempre impecável e feito com muito cuidado. Mas eu sei que essa é uma característica difícil de ser adquirida por muitos empreendedores, por isso compartilho nesse texto alguns dos aprendizados que tive empreendendo a ACESSO e que me ajudam a cada dia a fortalecer a autodisciplina.

Mais do que uma competência, a disciplina é fator fundamental no sucesso de um negócio. Isso porque ela te permite abraçar uma série de atividades, garantindo uma boa performance, sem que nenhum pratinho caia.

Quanto mais organizado você é, maior vai ser sua performance.

A agenda do empreendedor tem tudo para ser um caos: reuniões, almoços de negócios, pouco tempo para execução, muitos e-mails para ler, incêndios para apagar…

Sem disciplina, é impossível olhar a organização de uma forma mais ampla, se dedicar à estratégia e criar tempo para conversas mais profundas e reflexivas.

Percebo também que a disciplina acaba se refletindo no nosso estilo de vida. Alguns valores estão bem próximos dela, como o respeito, o comprometimento e a valorização do outro, por exemplo. Chegar no horário, lembrar de datas importantes e estar mais atento o ajuda a personalizar sua relação com as pessoas, criando vínculos mais fortes e impactando diretamente no seu exemplo como líder dentro do negócio.

O principal aprendizado que tive desde que comecei a lidar com uma série de responsabilidades simultaneamente é esse:

Nunca comece um dia sem tê-lo planejado antes na sua cabeça.

Na minha rotina, por exemplo, uso o caminho para a ACESSO todas as manhãs para organizar mentalmente minhas tarefas do dia, me preparando para as reuniões, refletindo sobre as decisões do dia e as prioridades. É um tempo que dedico a pensar.

Na agenda, também não acumulo reuniões seguidas para ter tempo, entre uma e outra, de distribuir as tarefas combinadas, tratar de assuntos de emergência e me preparar para a próxima. Se você criar uma agenda muito encavalada, e um dos compromissos atrasa, o efeito é em cascata e você chega ao final com frustração, sabendo que não realizou tudo aquilo que planejava.

O almoço também é um ótimo momento para exercitar seu papel como líder: dar feedbacks, se atualizar de projetos, interagir com seu time e tratar de temas mais reflexivos, em um ambiente mais descontraído que a sala de reunião. Não o desperdice almoçando sozinho, tente sempre se reunir com seu time e você vai sentir como esses momentos são produtivos.

O ponto principal é saber organizar as prioridades: o que só você pode fazer, o que é possível delegar ou o que fica em segundo plano, por exemplo. Deixando isso claro também para a equipe, diminui aquela sensação de correr contra o tempo, e todo mundo passar a trabalhar com mais tranquilidade, foco e eficiência.

Já na volta para casa, me dedico a pensar em questões mais complexas da ACESSO. Esse é um ritual importante não só para me tranquilizar antes de chegar em casa, sem carregar todas a agitação do dia direto para a minha família, quanto para exercitar a visão de traçar futuros possíveis, caminhos de crescimento, novos produtos… É ali que penso no que é importante e que, por não ser urgente, acaba sem encontrar espaço na agenda do dia a dia.

Se você empreende, sabe que a história de não bater ponto e fazer seu próprio horário é uma grande pegadinha. Na prática, em vez das 8 horas trabalhadas de um CLT, passo 13 horas no escritório da ACESSO. E muitas vezes, parece que todo esse tempo ainda não é suficiente. Por isso, eu vejo que ter uma rotina definida, com espaços para lazer, família e esporte é fundamental para garantir um equilíbrio físico e mental que acaba te tornando até mais produtivo.

Empreender é exercitar a disciplina desde o dia 1

Principalmente no início de um negócio, o foco no seu sonho grande, em um desafio maior do que você, é o que dá energia para enfrentar uma série de adversidades que o esperam pelo caminho, como a falta de recursos ou o excesso de burocracias, por exemplo. Significa olhar para o futuro e entender que o sonho não se realiza a curto prazo.

Já com o desenvolvimento da empresa, o grau de complexidade aumenta e a disciplina tem que ser o eixo central da gestão.

Aqui na ACESSO, temos uma série de processos que têm como DNA o foco e a disciplina. Isso não significa uma microgestão, mas sim a criação de pontos de controle da execução de cada área com reuniões pré-estabelecidas de acompanhamento. Aí a disciplina não entra no processo inteiro, mas, principalmente nas métricas e metas que garantem maior sintonia entre as tarefas do time e os resultados esperados pela empresa. A meta existe e é revisitada sempre, mas o modo como vamos chegar a ela pode mudar sempre.

Do contrário, na tentativa de fortalecer a disciplina, mataríamos a criatividade.

Além do foco e da disciplina, vejo que existem algumas competências associadas que melhoram muito a rotina de gestão do empreendedor. A primeira é sua capacidade de se comunicar com clareza. Com isso bem feito, ele ganha mais tempo, orienta melhor o time e faz os processos fluírem melhor sem refações, ruídos ou buracos no caminho.

O autoconhecimento também é peça fundamental porque você entende como se relacionar melhor com as pessoas, a dizer não quando necessário e define com facilidade quais são as prioridades. Tudo isso sempre em parceria com o time, porque de nada adianta alguém que organiza bem sua agenda, tem claras as suas prioridades, mas é interrompido a todo momento por outras pessoas da equipe para lidar com urgências e outras tarefas. Saber se proteger e proteger as pessoas da sua equipe dessas interferências também é parte do seu trabalho e se concretiza como valor na cultura.

No final, essas são ferramentas que você utiliza para conquistar seu sonho grande, por maior e mais distante que ele possa parecer. Com disciplina e foco, você sabe que o esforço é grande e os obstáculos também, mas a cada dia está próximo de chegar lá.

Fonte: Endeavor
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 30 de maio de 2017 às 16:21
Pelas demandas que temos encontrado fortemente nos últimos anos apresento, de forma simples e objetiva, um modelo eficiente para mudanças com resultados rápidos no curto prazo: os QUICK WINS (ganhos rápidos).

Neste artigo, vamos falar sobre conceito, recomendações e os erros mais comuns sobre o tema.

CONCEITO

Definição básica

Os QUICK WINS são oportunidades de melhorias que possuem características de baixa complexidade de execução (com curto prazo) e considerável potencial de benefício.

Ao aprofundar o conceito, para identificação e classificação mais precisa dos QUICK WINS, as oportunidades devem se enquadrar dentro dos critérios abaixo:

- Causa raiz do problema identificado;
- Oportunidade com escopo bem claro e definido;
- Baixa complexidade de implementação (ex: recursos, áreas, aprovações e sistemas);
- Prazos de implementação de 30 a 60 dias;
- Baixo investimento de capital (ou nenhum);
- Impactos mensuráveis e estimados – ROI!

O QUICK WIN deve ter baixa complexidade de implementação e médio/alto potencial de benefício. Características diferentes destas devem ser reavaliadas, podendo virar até projetos. Determinadas oportunidades podem não valer a pena o esforço de implementação, devendo ser descartadas.

Como identificar

Durante nossos projetos, com as metodologias que utilizamos, os QUICK WINS podem ser identificados de diversas formas. Abaixo as mais comuns e efetivas:

- Realização de brainstorming com a equipe;- Solicitação de sugestões às áreas cliente e fornecedoras na empresa;- Pesquisa com os clientes e fornecedores da empresa;- Observar a execução do trabalho diário da equipe e ouvi-los sobre dificuldades e oportunidades;- Coletar e analisar informações de pesquisas de clima, “caixa de sugestões”, chamados de sistema, ouvidoria. Estas podem ser ricas fontes de informações!- Consultorias, claro… em determinados projetos, chegamos a identificar dezenas de oportunidades de melhorias, sendo 10 a 15% de QUICK WINS.

Exemplos de QUICK WINS

Em nossas experiências com projetos para segmentos diversos, costumamos desenvolver QUICK WINS que auxiliam os negócios nos diferentes aspectos:

- Eliminação de etapas desnecessárias de processos;
- Alteração de procedimentos ineficientes;
- Redesenho de formulários;
- Melhor comunicação entre áreas;
- Ajustes de layout de loja;
- Inclusão de planilhas ou ferramentas simples de controle e planejamento;
- Utilização de recursos disponíveis e “desconhecidos” nos sistemas;
- Treinamentos!

RECOMENDAÇÕES

Os QUICK WINS geralmente são simples e não deveriam existir muitas complicações para sua execução. Para ampliar ainda mais as chances de sucesso, seguem algumas recomendações:

- Organize todas as oportunidades em um controle, mesmo que não seja implementado neste momento;
- Estruture atividades, prazos e responsáveis como um projeto, mas sem a burocracia de um;
- Formalize! Tenha por escrito e compartilhado com a equipe, assim como seu acompanhamento;
- Garanta que todos os envolvidos estão cientes dos objetivos, importância e benefícios com a iniciativa;
- Valorize a fonte de captação da oportunidade, bem como a equipe de execução;
- Avalie a capacidade de execução, seja em conhecimento ou tempo disponível;
- Demonstre e compartilhe os benefícios!

ERROS MAIS COMUNS

Apesar de ser um conceito simples na sua essência, nem sempre sua identificação e implementação são bem-sucedidas.

Dentre as principais razões, destaco as seguintes:


- Análise rasa do problema (dificuldade na comprovação);
- Foco excessivo nos detalhes. QUICK WIN é para ser simples!
- Priorização de outras atividades (dia a dia, outras iniciativas);
- Falta de capacidade de execução “know how”;
- Falha na comunicação (“combinar com os russos”);
- Falta de patrocínio, as iniciativas devem ser “bancadas” pelo responsável da área.

Que tal acelerar e garantir esses pequenos e importantes passos para melhorar a performance e qualidade de execução da sua empresa?

Fonte: Roger Abe - Gouvêa de Souza