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Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 05 de julho de 2017 às 19:18
Em maio de 1925, o apartamento número 400 do então prestigiado Hotel Glória, no Rio de Janeiro, recebeu um ilustre hóspede: Albert Einstein.

Reza a lenda que ele foi ciceroneado pelo jornalista brasileiro Austregésilo de Athayde. Reza ainda a lenda que o jornalista carregava um caderninho onde sempre anotava algo. Em um momento, Einstein perguntou o que ele tanto anotava ali. Austregésilo respondeu com outra pergunta: “Toda vez que tenho uma boa ideia eu anoto aqui. Você não faz isso?”

Einstein, então, respondeu simploriamente : “Não! Até hoje eu só tive UMA boa ideia!”

Poucos de vocês sequer ouviram falar do Austregésilo de Athayde, mas garanto que todos sabem quem foi Albert Einstein e já mentalizaram sua famosa foto com a língua de fora ou sua formula consagrada: E=mC2 .

Traduzindo para as startups: sua ideia, por si só, não vale nada. Por melhor que ela seja, por mais disruptiva que seja, vale zero!

Os reais empreendedores entenderão o parágrafo acima, não como razão para desistir, mas como incentivo para trabalhar ainda mais na sua ideia.




PASSO 1 – Estruture sua ideia

Como ela pode se tornar um produto/serviço com potencial de escalar? Qual o mercado-alvo? Ele é grande o suficiente ou possui bom potencial de expansão? Você tem um esboço de como fazer dinheiro com este produto/serviço? Tem um time, mesmo que vagamente estruturado?

Então você já está no estágio de “IDEATION”, onde começam todas as startups.

PASSO 2 – Mínimo Projeto Viável

Identifique o time para por sua ideia em prática, tenha objetivos financeiros claros para os próximos dois ou três anos e comece a desenvolver o seu MVP (da sigla em inglês para o Mínimo Projeto Viável). Estes são os pontos principais que colocarão você e sua startup no estágio de “CONCEPTING”.

Os principais cuidados que você deve ter nesta fase são garantir que o time seja bem equilibrado (possua conhecimento de tecnologia, vendas, mercado, etc.) e ao mesmo tempo seja bem enxuto; e ter em mente que é nesta fase que você começa a investir dinheiro e entra no “vale da morte” das startups.

PASSO 3 – Comprometimento

Time bem balanceado e 100% comprometido com o empreendimento, com capacitações e conhecimento complementares. Seu MVP finalizado e o contrato social da empresa concluído, com um esboço do uso de caixa (onde , quando e como), já te colocam no estágio de “COMMITMENT”.

PASSO 4 – Validação pelo mercado (ou momento crítico)

O estágio seguinte é crítico: “VALIDATION”. Para chegar aqui, você tem que ter o seu MVP e testar o produto/serviço no mercado. Projeto-piloto ou clientes pagando por sua solução são chaves para atrair investimentos.

PASSO 5 – Crescimento sustentável

O estágio de “SCALLING”, no qual você tem que demonstrar um crescimento sustentável e lucrative, é mais um divisor de águas na vida de uma startup. A capacidade de gerar essa tração no mercado e ampliar, não só a receita, mas também a carteira de clients, é crucial para continuar atraindo os investimentos que vão alimentar ainda mais seu cresimento.

PASSO 6 – Rumo ao sucesso

Sair deste estágio de forma bem sucedida é sair do “vale da morte” e entrar no estágio de “ESTABLISHMENT” onde voce deixará de ser considerado uma start up e será uma empresa estabelecida.

Parabéns. Sua ideia foi promovida de Austregésilo a Einstein!

Fonte: Maurício Sucasas - Gouvêa de Souza
Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 28 de junho de 2017 às 12:53
De acordo com um estudo realizado pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae, a cada 10 brasileiros, quatro são empreendedores ou estão envolvidos com algum tipo de negócio. A maioria deles aprende na prática o quanto estar à frente de uma empresa é um desafio.

“Quando alguém empreende, precisa estar preparado para tudo. Por isso é importante planejar, saber onde se quer chegar e como fazer para isso acontecer. O planejamento é fundamental para evitar que qualquer tropeço seja motivo para desistir do negócio”, analisa Magnus Wolfram, presidente da Magnus Consultoria, empresa que está há 35 anos no mercado.

A vida empresarial impõe, diariamente, desafios e obstáculos a serem superados para que uma marca se destaque por diferenciais e se consolide no mercado. “Ambientes desafiadores nos ajudam a crescer. Cada situação que surgir, por mais problemática que seja, deve ser vista como um aprendizado e com grandes chances de serem transformadas em oportunidades”, destaca o especialista, que aponta quatro passos fundamentais para os empreendedores transformarem problemas em oportunidades:

1. Rever os processos internos
Ao buscar atualização constante, com foco nas melhorias e otimização, é possível resultados muito positivos tanto em agilidade quanto em redução de custos. A análise crítica é importante para verificar se os procedimentos atuais são eficientes, úteis ou se não estão gerando algum impacto negativo na produtividade. Cuidado para não ter processos sobrepostos e não burocratizar demais as atividades.

2. Identificar a raiz do problema
Se focar na causa, não nos sintomas, provavelmente sua organização gerará melhorias. Por isso, buscar conhecer verdadeiramente seu problema é a maneira mais assertiva para encontrar uma solução. Já dizem os sábios: “Um inimigo conhecido é muito melhor do que um amigo desconhecido”. Faça uma análise minuciosa. Pode ser, inclusive, que a razão do problema seja muito simples de ser dissipada.

3. Analise possibilidades internas
Converse com a equipe, busque alternativas em outros departamentos, incentive a criatividade interna. Apoie os colaboradores a sempre ter a mente aberta e a capacidade de pensar criativamente. Ao poderem expressar ideias mais amplas, você tem mais flexibilidade à sua disposição.

4. Vá em busca de alguns conselhos e cogite uma consultoria
O contato com especialistas e pessoas que entendem do seu negócio contribuem para que você abra os olhos para as demandas e inovações, já que essas pessoas estudam e planejam organizações constantemente. Essa parceria pode ser enriquecedora e te ajudar a crescer, inovar, ter mais participação no mercado e, consequentemente, mais sucesso.

Fonte: Administradores