Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de abril de 2023 às 14:40


Um dos fatores mais importantes para manter um bom volume de vendas é conhecer o perfil do consumidor e como engajá-lo com sua marca. Cada negócio tem um cliente ideal diferente, mas o público geral segue algumas tendências, as quais mudam com o passar do tempo.

Estar ciente dessas tendências é fundamental para adaptar suas campanhas e estratégias de marketing. Não só isso, mas todo o processo de atendimento e contato com o público precisa ser ajustado para atender às suas novas demanda. Quanto maior o seu preparo, melhores são suas chances de engajar esse público de forma eficiente.

Acompanhe e conheça os tipos de perfil do consumidor destacados pelo Worth Global Style Network (WGSN).Perfil do consumidor:


Os antecipadores

Muitos consumidores tendem a ser cuidadosos ao máximo com seu dinheiro, especialmente em momentos de incerteza econômica. Esses são os chamados antecipadores, aqueles que guardam seu dinheiro e esperam o momento certo para gastar. E, quando gastam, o fazem também com bastante cuidado e parcimônia. Tanto para evitar problemas financeiras quanto a culpa de gastar demais.

Para esse perfil, segurança e previsibilidade é a norma. Eles podem evitar fazer uma grande compra ou se comprometer com um parcelamento de longos prazos, mas estão dispostos a assinar um serviço que contribua com sua qualidade de vida e se encaixe em seu orçamento regular.


Os condutores

Algumas pessoas veem a adversidade como um desafio ao invés de um impedimento, uma oportunidade para explorarem novas opções e encontrar possibilidades. No caso dos condutores, sua prioridade é encontrar serviços e produtos que auxiliem nessa jornada, que ofereçam novas experiências e agregam valor às suas vidas.
A melhor forma de atrair esse perfil de consumidor é apostar na inovação e na praticidade. O atendimento e entrega do benefício devem ser ágeis, enquanto a própria experiência de aquisição do produto precisa ser prazerosa.


Os inconformados

Muitos consumidores hoje buscam contribuir com a sociedade de diferentes formas, reduzindo as desigualdades e injustiças. Par este grupo, não se trata apenas de adquirir um produto, mas de encontrar negócios que têm um impacto positivo no coletivo, seja através de ações diretas ou indiretas.
Uma tendência forte dos inconformados é buscar seus produtos diretamente com pequenos negócios e produtores, como forma de suporte, ou tentar contribuir com algo de valor cultural. Um caminho para isso hoje são os marketplaces, espaços onde diferentes profissionais autônomos oferecem seus produtos.


Os novos românticos

Para este grupo, o mais importante é a sensação de comunidade, valorizando as coisas simples da vida e a companhia de bons amigos e familiares. Há cada vez mais ênfase no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, focando na satisfação individual e das pessoas próximas.
As soluções buscadas por esse perfil de consumidor busca uma solução não apenas para problemas práticos, mas também para as angústias. Produtos que facilitam a conexão com outras pessoas, com e sem a mediação da tecnologia, tendem a receber mais atenção desse grupo.

Quer continuar recebendo mais dos nossos conteúdos e se manter atualizado? Então assine nossa newsletter e acompanhe tudo em primeira mão.


Fonte: Echosis
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de abril de 2023 às 14:37


Em evento exclusivo para parceiros e clientes, empresa revelou a nova marca, que representa a consolidação da fusão anunciada em 2021.

No ano de 2021, a fusão entre Callflex e a VoxAge trouxe novas perspectivas ao mercado. Com o objetivo de somar experiências, tecnologias, expertise das equipes rumo à liderança de mercado, a empresa já colheu frutos e, neste momento, celebra a consolidação dessa união – lançando uma nova marca, a 2CX.
“Este é um momento muito importante na nossa trajetória”, afirma Alexandre Azzoni, fundador da Callflex. “Hoje temos uma marca muito reconhecida e, dentro desse processo, estamos colhendo o que poderia haver de melhor.” Com essas palavras, o executivo abriu o evento no qual a empresa anunciou sua nova marca.

Exclusivo para parceiros e clientes, o encontro promovido pela 2CX contou também com uma palestra de Thiago Picelli, business executive do Google, que revelou quatro passos fundamentais para gerar engajamento e encantamento no relacionamento com clientes.


4 passos para o encantamento do cliente


1. Estar presente ao longo da jornada
O mapeamento do comportamento do consumidor é fundamental para que a empresa tenha conhecimento da experiência que entrega, de fato. Dessa maneira, é possível descobrir eventuais atritos e saná-los. “Isso dita a forma como as empresas se relacionam com o cliente no dia a dia”, afirma Picelli.


2. Promova conveniência
Para o business executive do Google, “conveniência” é a palavra que resume o trabalho com foco na satisfação do cliente.
“Ela precisa estar presente a partir da omnicanalidade”, determina. “Isso é um complemento ao mapeamento da jornada, que deve abranger todos os pontos de contato e, como resultado, deve permitir que diferentes formas de comunicação sejam percebidas como uma só.”


3. Fidelize com uma relação de trocas emocionais e funcionais
A jornada do cliente não pode ter rupturas. Seja pelo telefone, seja pelo WhatsApp, a verdade é que a voz da empresa deve ser a mesma: o cliente precisa ter a sensação de fluidez.
Para atender a essa necessidade, a 2CX conta com uma solução que interconecta canais ao CRM: do lado do cliente, a escolha do canal acontece de forma natural; do lado da empresa, a visão das informações é integrada e fluida.

“Com as soluções sendo realmente integradas, é preciso entender a tecnologia como um meio para conduzir estratégias e entregar experiência”, argumenta Picelli. “A tecnologia deve ser sempre uma aliada no processo: o que antes era objeto de dedução ou agora pode ser mapeado e compreendido de forma conveniente.” A omnicanalidade é, então, o segredo para a verdadeira conveniência.

Além disso, é preciso, mais do que nunca, humanizar o atendimento. “Levar em consideração a essência do ser humano é fundamental – especialmente em um mundo de telas”, defende.


4. Evoluir de acordo com o propósito da marca
Para Picelli, é de suma importância conectar consumidores com as marcas. O executivo destaca, nesse sentido, que toda interação ou experiência compõem a percepção do consumidor sobre a marca. A partir disso, ele a entende e, eventualmente, a promove – quando tem preferência por ela.
“A movimentação da marca precisa estar alinhada ao propósito e acompanhar inclusive as mudanças da sociedade”.

Fonte: Novarejo