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Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 14 de maio de 2025 às 10:12

Serviço de streaming nos EUA integra compra e entretenimento com o Shop the Show.

Comprar enquanto assiste a um filme ou série deixou de ser uma ideia futurista e virou realidade nos Estados Unidos. A Amazon lançou o Shop the Show, funcionalidade do Prime Video que permite a compra de produtos diretamente pela plataforma, sem que o espectador precise interromper o que está assistindo. É a convergência definitiva entre entretenimento e consumo da experiência.

Imagine ver um item de decoração, uma peça de roupa ou acessório usado por um personagem e, com poucos cliques, adquirir o produto ali mesmo, em tempo real. É exatamente essa a proposta do Shop the Show. A ferramenta já está disponível em mais de 1.300 títulos, entre conteúdos originais e licenciados de alto apelo popular, como Barbie, Fallout, Star Wars, The Summer I Turned Pretty e Wicked, da Universal Studios. Eventos esportivos ao vivo, como NASCAR e a National Women’s Soccer League, também fazem parte do catálogo compatível com a tecnologia.

O recurso funciona tanto na TV quanto em dispositivos móveis, com destaque para a experiência de segunda tela. O espectador pode visualizar e adquirir produtos simultaneamente, sem precisar pausar ou sair da transmissão. Segundo a Amazon, essa tecnologia usa o poder das preferências dos fãs, ou seja, ela é pensada para tornar a compra mais fácil e natural enquanto o espectador está imerso no conteúdo.


A estratégia dos anúncios por vídeo

A aposta da empresa vai ao encontro de uma tendência cada vez mais consolidada no setor: vídeo vende. De acordo com dados da Kantar Ibope Media, em 2024, mais de 100 mil anunciantes investiram em publicidade em ao menos um dos meios monitorados pela empresa, totalizando R$ 88 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2023, o dobro da inflação no período.

A receptividade do público também é alta. Mais da metade dos respondentes nas pesquisas de Consumer Intelligence da Kantar afirmam que a propaganda gera assunto, incentiva a busca por produtos e é bem aceita em plataformas de streaming. Entre os usuários de internet, 44% prestam mais atenção a anúncios em vídeo do que em outros formatos. E entre os que consomem conteúdo sob demanda, 53% são favoráveis à presença de publicidade nas plataformas.

Esses números explicam o movimento das gigantes do streaming em direção a modelos com publicidade. Além disso, o uso de Inteligência Artificial Generativa (IAG) tem viabilizado campanhas mais segmentadas, com mensagens e formatos ajustados ao comportamento do consumidor. Do outro lado da equação, os usuários se mostram flexíveis: 34% dos assinantes de VOD (Video On Demand, trocariam a experiência sem anúncios por planos mais econômicos com publicidade.

Entre os consumidores que assinam serviços com anúncios, 75% notam as marcas durante os programas e 63% pesquisam online os produtos que veem anunciados. Mesmo entre os que não recebem publicidade, o impacto permanece alto (66% e 54%, respectivamente).

Para a Amazon, por exemplo, esse cenário cria o ambiente ideal para transformar a experiência de assistir em uma jornada de consumo intuitiva.

No Brasil, uma realidade distinta

Enquanto o Shop the Show ganha tração nos EUA, no Brasil o Prime Video enfrenta um obstáculo. Na última semana, o Tribunal de Justiça de Goiás determinou que a Amazon suspenda imediatamente os anúncios publicitários no Prime Video para usuários antigos, aqueles que contrataram o serviço antes da implementação das propagandas, em abril de 2024.

A decisão judicial responde a questionamentos sobre mudanças nos termos do serviço sem consentimento dos assinantes. Para novos usuários, o modelo com anúncios permanece, com a possibilidade de adesão a um plano mais caro para ter uma experiência livre de interrupções.
Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 14 de maio de 2025 às 10:08


Pesquisa da empresa de dados Neogrid aponta que 55% dos consumidores costumam comprar a mesma marca com frequência, mas apenas 7% se dizem totalmente fiéis.

O cenário de inflação persistente, com preços de alimentos acima da média, tem levado os consumidores a rever seus hábitos de compra. Cerca de 70% dos brasileiros afirmam estar mais atentos às ofertas de produtos com marcas próprias nos supermercados, cujos preços são mais acessíveis. É o que mostra o mais recente levantamento da Neogrid, empresa de análise de dados, em parceria com a Opinion Box, especializada em pesquisas.

O estudo “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil” ouviu mais de 2 mil pessoas em todo o país e traçou um retrato atual do comportamento de compra nos varejos físico e digital.

Segundo os dados, 55% dos consumidores costumam comprar a mesma marca com frequência, enquanto apenas 7% se dizem totalmente fiéis. O que mais pesa na decisão de compra é a qualidade do produto, apontada por 76% dos entrevistados, mas o preço é importante para 43%, bem como a boa experiência de compra (33,5%).

 “O consumidor brasileiro está mais criterioso e disposto a testar novas marcas, inclusive as próprias do varejo, desde que perceba valor real na compra”, afirma Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer (CMSO) da Neogrid. “A fidelidade não está mais vinculada apenas ao nome da marca, mas ao custo-benefício que ela entrega.”

Marcas próprias ganham espaço

A percepção do aumento de marcas próprias nas prateleiras está alinhada à movimentação de grandes redes varejistas que buscam ampliar suas margens oferecendo produtos com mais competitividade de preço. Para o consumidor, isso tem representado uma alternativa viável diante do aumento do custo de vida. Ao mesmo tempo, o levantamento indica que 46% estão satisfeitos com os produtos que levam para casa e 28% muito satisfeitos, sugerindo que, além de economia, há aceitação da qualidade oferecida.

Fidelização no ponto de venda e online

No varejo físico, 52% dos consumidores dizem frequentar com regularidade o mesmo supermercado. A variedade de produtos é o principal fator de fidelização (50%), seguido por descontos (43%) e proximidade (42%). No ambiente digital, o comportamento se torna mais fragmentado: 51% usam uma mesma loja virtual ocasionalmente, 27% com frequência e apenas 4% são fiéis a um único e-commerce.

Além disso, os programas de fidelidade seguem populares: 60% dos consumidores participam de algum sistema de recompensas oferecido por supermercados — e muitos acumulam mais de um. O levantamento mostra que 60% estão vinculados a dois ou quatro programas simultaneamente, e 28% a cinco ou mais, tanto no varejo físico quanto no digital.

Mais diversidade, mais poder de escolha

A pesquisa também indica que 89% dos consumidores gostariam de participar de programas de fidelidade que abranjam múltiplas marcas e redes varejistas, apontando para uma demanda por mais flexibilidade e vantagens reais. “O consumidor quer sentir que está fazendo um bom negócio. Ao encontrar um desconto aliado à boa qualidade, a chance de recompra cresce significativamente.”

O levantamento foi realizado online com pessoas acima de 16 anos, de todas as classes sociais, que são responsáveis — total ou parcialmente — pelas compras da casa. O resultado reforça que, mesmo com hábitos consolidados, o consumidor brasileiro está mais aberto a novas experiências, atento à relação entre valor e benefício e menos preso a marcas tradicionais.

“O consumidor pode até permanecer fiel a marcas de alimentos, apesar da elevação de preços, devido à confiança na qualidade, mas o preço fica mais evidente se os aumentos forem excessivos ou outras marcas oferecerem alternativas de qualidade a preços mais acessíveis, desafiando a fidelidade em tempos de orçamento apertado”, disse Anna Fercher, coordenadora de atendimento ao cliente e dados estratégicos da Neogrid.

Fonte: Infomoney