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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 às 14:01


Em 2024, o consumidor do Mercado Livre procurou mais por três categorias: Casa & Decoração, Moda & Beleza e Eletrônicos. Estes são alguns dos dados compartilhados pela companhia na primeira edição do Meli Trends Brasil. O estudo trouxe os principais hábitos de consumo dos usuários da plataforma no país.

O tênis foi o produto mais vendido em Moda, com aumento de 40% em relação a 2023. Se enfileirados, os itens que saíram do Centro de Distribuição do Mercado Livre em 2024 poderiam dar 947 voltas na Avenida Paulista
Os perfumes foram os mais vendidos em Beleza, com aumento de 61% sobre 2023. Os itens transacionados empilhados equivaleriam a 505 vezes a altura dos obeliscos do Ibirapuera.

Também foram tendência, os produtos fitness, com média de 30 buscas por segundo pelo termo no Brasil e que teve a Creatina entre um dos cinco itens mais procurados no ano.
A publicação revela ainda a consolidação das categorias Moda, Beleza e Supermercados, que tiveram forte crescimento ao longo do ano, impulsionadas pelo aumento da recorrência de compra.

Entre os produtos mais buscados, estão:
1. Jogo de Lençol Queen
2. Samsung Galaxy S23
3. Kit camisetas básicas masculinas
4. Apple iPhone 13
5. Creatina Monohidratada

Os campeões em vendas na categoria Supermercados foram:
1. Azeite De Oliva Terras De Camões
2. Sabão Em Pó OMO
3. Cerveja Heineken Long Neck

Impacto cultural

Entre os fatos culturais que mais influenciaram o consumo estão o sucesso da cantora Ana Castela, cujos produtos associados tiveram quase dez buscas por minuto no Brasil durante o ano; e o show histórico da rainha do pop Madonna na Praia de Copacabana. Já a expectativa das estreias de filmes como Divertida Mente e 2 e Lilo & Stitch estimularam as buscas por brinquedos e itens personalizados.

De acordo com Roberta Donato, diretora sênior de Marketplace no Mercado Livre, a forma como o brasileiro pesquisa e compra está em constante evolução. Por conta disso, a executivo explica que a conexão com público é uma parte importante público para elevar a experiência do usuário.
“Segundo pesquisa da Kantar, 86% dos brasileiros utilizam a nossa plataforma diretamente para comprar e para buscar ofertas. Isso significa que os interesses de compra que revelamos nesta publicação refletem os hábitos e tendências culturais do país”, afirma.

Regional

A publicação revela ainda qual foi o item mais vendido em cada estado brasileiro. O jogo de lençol queen manteve-se na ponta em mais de um terço dos 27 estados. Os suplementos alimentares foram outro destaque, com itens liderando o ranking de vendas em nove. Já a cerveja liderou em quatro unidades federativas.

Fonte: Ecommerce Brasil
Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 05 de fevereiro de 2025 às 18:08


Uma pesquisa da Neogrid, em parceria com o Opinion Box, revela que 51,5% dos consumidores brasileiros acreditam que a inteligência artificial (IA) pode ajudar a criar preços mais justos nos supermercados. O levantamento, intitulado “Hábitos de Compra no Varejo Alimentar”, foi realizado com mais de 2 mil pessoas em todo o Brasil e destacou a insatisfação com os valores praticados: 79,4% dos entrevistados consideram os preços atuais “injustos”.

Além disso, a pesquisa indica que a transparência na composição dos preços é uma demanda latente. Segundo o levantamento, 95,8% dos consumidores afirmaram que ficariam mais satisfeitos se tivessem acesso a explicações claras sobre como os valores dos produtos são calculados.

IA pode reduzir preços e aumentar receitas

A tecnologia é apontada como uma solução eficiente para melhorar o planejamento entre indústrias, distribuidores e varejistas. Dados da Predify, uma ferramenta da Neogrid especializada em análise de preços baseada em IA, mostram que a tecnologia pode sugerir reduções de preços em até 15% dos produtos.

Por exemplo, uma redução de 1% no preço pode gerar impactos significativos: aumentos de 27% na receita, 25% na demanda e 18% no lucro, conforme apontado pela análise da Predify. Esses ajustes estratégicos são possíveis graças ao monitoramento contínuo do comportamento dos consumidores e à capacidade da IA de transformar dados em decisões eficientes.

Parcerias impulsionadas pela IA

Bruno Maia, head de Dados e IA da Neogrid, destaca que a colaboração entre indústria, varejo e distribuidores é fundamental. “Empresas que não colaboram com seus parceiros correm o risco de ficar para trás. A IA permite transformar dados precisos em decisões, nos ajudando a prever tendências. Com o compartilhamento de informações, todos se beneficiam: há melhoria no planejamento, otimização de estoques e entregas mais eficientes.”

Metodologia da pesquisa

O levantamento foi realizado online entre junho e julho de 2024, com consumidores acima de 16 anos, de todas as classes sociais, responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa. Os dados reforçam o potencial da IA não apenas para otimizar preços, mas também para aumentar a satisfação do consumidor e fortalecer a competitividade no varejo alimentar.

Fonte: Ecommerce Brasil