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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:19


Acompanhe e veja o que é o WhatsApp Comunidades e como ele pode ser usado como parte das suas estratégias de marketing.

O WhatsApp já é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no mundo, tendo o mesmo valor que uma rede social. Desde sua primeira aparição em abril de 2022, muitas pessoas estão atentas a como essa ferramenta pode impactar no trabalho de marketing. Neste artigo, você vai saber sobre uma nova funcionalidade desta ferramenta, o WhatsApp Comunidades.

Desde novembro, essa função já está disponível para o público e gerou vários impactos sobre como seus recursos podem ser aplicados no marketing. E para garantir o seu melhor aproveitamento, o ideal é começar a se informar desde já. Acompanhe e veja o que é o WhatsApp Comunidades e como ele pode ser usado como parte das suas estratégias de marketing.


O que é o WhatsApp Comunidades?

Com tantos usuários, é natural que o WhatsApp esteja migrando pouco a pouco para o formato de uma rede social, mais do que um simples aplicativo de chat. O objetivo dessa nova ferramenta é incentivar a reunião desses usuários em torno de um interesse comum.Com o WhatsApp Comunidades, os usuários podem criar comunidades dentro do aplicativo. Cada comunidade também pode ser dividida em grupos de discussão, que ficam em chats separados. Isso facilita a navegação em torno de certos temas relacionados a um foco principal. Por exemplo, uma comunidade da sua empresa.


Quais os benefícios do WhatsApp Comunidades para sua estratégia de marketing?

Como muitos outros recursos das redes sociais, sua utilidade depende primariamente de sua aplicação. Veja aqui algumas formas de usar o WhatsApp Comunidades para melhorar suas estratégias de marketing.

Manter contato com seu público
A criação de uma comunidade para sua marca ou algum evento também proporciona uma oportunidade de se aproximar do seu público. Nesse ambiente, é mais fácil para todos se comunicarem, trocarem opiniões e estabelecer uma relação mais próxima e duradoura. Todas as características que você busca para criar uma campanha de marketing de sucesso.

Estabelecer confiança
Outro benefício desse contato continuado é a possibilidade de criar um laço de confiança entre a sua marca e o público. A credibilidade do seu negócio é um dos fatores que os clientes mais consideram na hora de definir com quais negócios vão comprar. Em sua comunidade, você pode começar a cultivar essa imagem positiva de forma ativa.

Responder dúvidas mais rapidamente
Quando um cliente tem alguma dúvida sobre o seu produto ou serviço e precisa entrar em contato para tirar, há sempre um tempo de espera entre o envio da pergunta e a resposta. Com o WhatsApp Comunidades, esse problema diminui, pois os próprios integrantes da comunidade também podem responder essa questão.

Obter dados valiosos sobre seus leads
Enquanto você interage com sua comunidade pelo WhatsApp, também tem uma oportunidade de monitorar suas atividades e entender mais a fundo quais são suas preferências. Isso significa que você pode acessar muito mais dados e analytics sobre seus clientes, o que te ajuda a gerar insights de mercado.

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Fonte: Echosis
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:48


Levantamento destaca que 50% dos clientes compram igualmente ou mais em médias e pequenas empresas frente às grandes corporações.

O mercado de compras online não para de crescer e isso não é novidade para ninguém. O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, uma alta de 27% em relação a 2020.

O resultado é recorde para o comércio online, de acordo com dados da Neotrust. E, nesse mundo digital, as PMEs são vistas com bons olhos, quando comparadas com as grandes empresas.

Quatro em cada dez pessoas avaliam que os melhores preços são dessas empresas e três em cada dez delas alegam que os produtos são de melhor qualidade, quando comparam companhias desse porte à grandes e renomadas marcas.

Os números são de pesquisa recente produzida pela Tray, unidade especializada em soluções e-commerce da Locaweb Company, que contou com 811 entrevistas online, entre 20/06/2022 e 18/07/2022, com consumidores que realizaram compras online nos últimos 12 meses. Reforçando esse movimento, outra pesquisa da Locaweb diz que, nove em cada dez consumidores realizam compras em pequenas e médias empresas.


Jovens preferem compras online por apps

Já os modos de compra mais populares no meio online são via websites e lojas virtuais, com 70% das respostas e dentro de aplicativos, com 69%. Dentre os meios de compra online, há uma maior adesão do público 30+ aos websites/lojas virtuais, enquanto o jovem de 18 a 29 anos é mais adepto aos aplicativos e redes sociais.

“O digital chegou para continuar mudando a vida dos consumidores, trazendo agilidade, praticidade e sendo crucial para expandir horizontes de negócios. Nosso trabalho, com a Tray, é cada vez mais ensinar o PME a dedicar tempo em estudar o consumidor, levando a ele produtos e serviços de qualidade, de acordo com cada necessidade e desejo específico dele”, destaca Vinícius Guimarães, gerente executivo de Marketing da Tray.


E o comportamento do consumidor?

O que motiva o cliente a realizar uma compra de forma online é, principalmente, a praticidade na compra (59%), seguido pela comparação dos preços (54%) e praticidade na entrega (53%). Na busca por um produto, seis a cada dez consumidores optam por pesquisar em marketplaces.

Já 43% dos consumidores que compram em PMEs priorizam a compra neste tipo de empresa. E a projeção de compra nos próximos 6 meses é ainda mais positiva. Oito a cada dez consumidores pretende comprar em PMEs, sendo que 21% pretende comprar mais nelas do que em grandes empresas.


E-commerce requer olhar atualizado das PMEs

As mulheres são mais tendenciosas à compras em pequenos comércios, segundo a pesquisa, já que 54% delas compra igualmente ou mais em PMEs. É importante ressaltar que os empreendedores precisam combinar este olhar mais atualizado do que há de mais novo e promissor no mercado com as premissas essenciais do e-commerce.

“O cliente está preferindo comprar no ambiente digital, isso é fato. Nossa dica é sempre prezar pelo bom atendimento, com uma gama ampla de ferramentas que o auxiliem nessa jornada. Por fim, não se pode perder de vista a importância de continuar investindo em campanhas de marketing, experiência de compra, qualidade na entrega e na oferta de formas de pagamento, buscando sempre uma sintonia com a opinião dos consumidores para aprimorar o atendimento” pontua Guimarães.

Fonte: Novarejo