Estratégia & Marketing
Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:45
Avaliações mostram que as redes sociais digitais estão se tornando canais de venda cada vez mais populares.
Embora o crescimento ano a ano dos compradores sociais esteja diminuindo ligeiramente após um aumento de dois anos, as vendas de Social Commerce nos Estados Unidos continuarão subindo até 2025.
A Insider Inteligence/eMarketer analisou o que está impulsionando esse crescimento, quais aplicativos estão emergindo como líderes e o que os compradores sociais realmente desejam.
1. O Social Commerce está em ascensão (em mais de uma maneira)
As vendas de Social Commerce no varejo dos EUA atingirão mais de US$ 53 bilhões este ano e terão um crescimento de dois dígitos, embora lento, nos próximos três anos, atingindo US$ 107,17 bilhões em 2025.
A razão? É dupla: o número de novos compradores de comércio social (impulsionado pelo TikTok) está aumentando ao mesmo tempo que o gasto médio por usuário está aumentando.
Até 2025, mais de 114 milhões de usuários gastarão uma média de quase US$ 1.000 por ano em compras sociais.
Além disso, segundo Arthur Igreja, especialista em tecnologia, inovação e tendências, TEDx speaker e palestrante, o tipo de compra praticado por meio do Social Commerce tem tudo a ver com fluidez, ou seja, o processo de descoberta já ocorre – em grande parte – nas redes sociais, pois o usuário é impactado por um vídeo, foto ou até mesmo por um influenciador.
“Hoje, é possível continuar essa jornada dentro do mesmo ambiente on-line. Essa fluidez de não ter que trocar de tela é a maior força! Sem contar que já é um comportamento mais disseminado justamente entre a geração Z e os millennials, que são mais adeptos desse tipo de abordagem”.
Ao avaliar a pesquisa, Arthur Igreja, pontua que o estudo da Insider Inteligence/eMarketer é extremamente rico, pois mostra um crescimento, bem como outros três aspectos que são fundamentais.
Um deles é a descoberta acontecendo cada vez mais em rede social e não tanto nos buscadores. Essa força é muito presente. Outro ponto de destaque é o fato de que entre os jovens, por exemplo, os influenciadores têm um poder maior do que as próprias empresas. E isso significa um take away para as marcas e que é muito importante. Por fim, há a ascensão do TikTok não só em termos de conteúdo, mas também como um canal de venda.
2. Meta lidera o grupo, mas o TikTok está alcançando
Embora o Meta seja o líder em compradores de Social Commerce (impulsionado em grande parte pelo Instagram e Facebook Marketplace), o TikTok está chegando ao topo, superando o Pinterest no número de compradores sociais pela primeira vez este ano.
O TikTok fez vários movimentos este ano para fortalecer seus negócios de comércio social, incluindo a expansão de seu recurso TikTok Shop para empresas dos EUA e planos para construir centros de atendimento de produtos. A rede social também adicionou uma variedade de ferramentas para ajudar os anunciantes a avaliarem suas campanhas com mais eficiência.
Pensando nisso, Arthur Igreja coloca que essas plataformas são consolidadas do ponto de vista de importância, mas que ainda têm muito a crescer.
De acordo com o profissional, a Meta tem investido para melhorar essa experiência tanto no Instagram como no Facebook, para que o usuário tenha uma experiência de loja e que seja muito fluida. Idem com o TikTok. O YouTube precisa ainda evoluir nesse aspecto.
No geral, todas as redes sociais digitais, de algumas forma, estão trabalhando muito para melhorar essa jornada de venda de ponta a ponta.
3. As gerações mais jovens estão impulsionando a adoção
Como esperado, a geração Z e os millennials são os maiores adotantes do Social Commerce, com cerca de metade de cada geração fazendo compras nas redes sociais.
Quando questionados sobre o que os levou a fazer a compra mais recente nas mídias sociais, 45% dos consumidores da geração Z disseram ter encontrado produtos de que gostam, destacando o poder da pesquisa. No entanto, um terço relatou que fez uma compra porque viu um anúncio dela, mostrando que a publicidade é tão importante quanto.
4. A mudança dos comportamentos de pesquisa tende para as redes sociais
No início deste ano, o Google revelou que quase 40% dos jovens americanos (entre 18 e 24 anos) usam o TikTok e o Instagram como seus mecanismos de pesquisa preferidos.
Mas não são apenas os consumidores mais jovens: YouTube, Facebook, Instagram e TikTok foram todos listados como locais onde os consumidores americanos iniciam suas pesquisas ao fazer a compra online.
Mais uma vez, o ímpeto do TikTok continuou a ganhar velocidade ao longo do ano. Em maio, 11% dos consumidores norte-americanos afirmaram ter iniciado a busca de compras na plataforma. Em agosto, esse número havia crescido para 21%.
5. As pessoas querem comprar de marcas e varejistas, mas pode haver um ponto ideal de influenciador
Embora os consumidores de todas as gerações tenham maior probabilidade de seguir e comprar de marcas e varejistas em vez de influenciadores, o marketing de influenciadores está em ascensão, com o TikTok liderando a cobrança.
Afastando-se de celebridades com muitos seguidores, os profissionais de marketing estão obtendo sucesso com influenciadores micro (5.000 a 20.000 seguidores) e intermediários (20.000 a 100.000 seguidores), que representarão mais da metade de toda a participação no marketing de influenciadores este ano.Por que é importante saber sobre o assunto?
A adoção do Social Commerce está aumentando, mas pode não estar em sua forma final ainda. À medida que os consumidores se sentem mais à vontade para fazer compras nas mídias sociais, as marcas e plataformas precisam descobrir a melhor maneira de capturar a venda virtual.
“Está muito claro que, nos últimos anos, o olhar estava nos marketplaces, mas o Social Commerce tem uma força incrível. Sendo assim, é essencial que esteja na agenda de qualquer empresa que pretende fazer negócios pela internet não só em 2023, mas nos próximos anos”, finaliza o especialista em tecnologia, inovação e tendências, TEDx speaker e palestrante.
Fonte: Consumidor Moderno