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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 10:50


Conhecida como um sistema de pagamentos online, a carteira digital é utilizada diariamente por 20% dos brasileiros, segundo pesquisa.

Recentemente, o Mercado Pago deu indícios de que pretende fechar negócio com a Meta para realizar pagamentos digitais via WhatsApp. A estratégia, divulgada pelo Mobile Time, não é exclusividade do banco digital em questão, já que muitas marcas vêm investindo na chamada “carteira digital”, como é o caso da Rede e da Cielo, que oferecem, por sua vez, operações de transferência monetária por meio do app de conversas instantâneas do grupo Meta.

Também chamada de e-wallet, “a carteira digital é um sistema de pagamentos online que utiliza a criptografia para tokenizar os dados de cartão de crédito e facilitar os pagamentos online ou até mesmo em loja física”, explica Diego Rocha, formado em Marketing e Vendas e pós-graduado em Comércio Eletrônico.


Carteira digital realiza pagamentos, permite consultas e finaliza compras

Semelhante a uma carteira tradicional, este recurso é capaz de armazenar informações referentes aos dados bancários e realizar as transações necessárias de modo totalmente virtual, sem necessitar do dinheiro em espécie ou do cartão de crédito físico.

Gigantes como Apple Pay, PagBank, Google Pay, Paypal e Picpay dão a ver tal sistemática, já que permitem que seus clientes consultem saldos e extratos, realizem pagamentos por QR Code ou aproximação no débito ou no crédito e ainda finalizam compras pela internet através de aplicativos instalados em seus aparelhos móveis.

A revolução nas formas de pagamento trazem impactos positivos para os consumidores e empresários, segundo Diego Rocha, considerando que, para o primeiro grupo, “além de ser mais simples e seguro pagar com as carteiras digitais, tal formato possibilita descontos exclusivos e o famoso cashback. Para a classe empresarial, por sua vez, as taxas desse tipo de transação são menores, o que aumenta sua margem por transação”, discorre o pós-graduado em Comércio Eletrônico.


Criptografia mantém segurança e impede ciberataques na e-wallet

Para além, as e-wallets prometem melhorar a experiência do cliente ao garantir uma forma de pagamento mais segura por conta do sistema de criptografia, ao mesmo tempo em que geram mais economia, praticidade e integração aos consumidores e lojistas, tendo em vista que os pagamentos virtuais são rápidos para ambas as partes e tendem a ser relativamente mais econômicos se comparados às operações tradicionais e seus juros exorbitantes.

No Brasil, a adesão por essa experiência digital têm crescido nos últimos anos, o que fez com que a nação ocupasse o terceiro lugar no ranking dos países que mais fazem uso da e-wallet, segundo uma pesquisa divulgada em agosto de 2022 pelo portal Insider Intelligence, da empresa de pesquisa de mercado eMarketer.

De acordo com o estudo, 20% dos entrevistados brasileiros afirmaram que fazem uso da carteira digital todos os dias, enquanto que 21% disseram que recorrem a ela algumas vezes por semana. Há ainda o grupo de pessoas que testam esta inovação uma vez por mês (18%) e aqueles que decidiram conhecer a ferramenta uma única vez (13%). Vale lembrar que 18% dos entrevistados declararam nunca ter ouvido falar neste termo anteriormente.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de novembro de 2022 às 10:45


Apesar dos desafios, plataforma prevê maior Black Friday de todos os tempos com crescimento de 20% nas vendas.

Organizar uma Black Friday que garanta uma experiência memorável para os clientes é sempre um desafio para as empresas, mesmo para os principais players do mercado de e-commerce. Neste ano, esse planejamento teve que levar em conta um ingrediente diferente: a Copa do Mundo. O evento, que ocupa um lugar especial no coração dos brasileiros, vai de alguma forma dividir a atenção com essa importante data do varejo. Pensando nisso, o Mercado Livre decidiu antecipar o início da Black Friday e começou a disponibilizar cupons de desconto de até 70% na última segunda-feira.

“Vai ser uma Black Friday diferente de todas as outras. São duas datas que concentram muita intenção de compra. Decidimos ampliar a quantidade de dias promocionais pensando que a Copa do Mundo vai atravessar dias especiais para a gente. Tem jogo do Brasil na véspera e na segunda-feira seguinte da Black Friday. Antecipando, a gente aproveita essa intenção de compra dos consumidores de produtos relacionados a Copa e evita que um evento roube o potencial do outro”, explicou Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.

A diretora disse ainda que com planejamento, o Mercado Livre criou estratégias para mitigar os impactos da Copa do Mundo, evitando a sobreposição de datas e até transformando esse cenário em favorável para a plataforma. Segundo Julia, o Mercado Livre conseguiu traçar um caminho em que as intenções de compra da Copa e da Black Friday serão somadas. A executiva disse também que foi feito um planejamento detalhado, pensando dia após dia desse período que antecede a última sexta-feira de novembro, inclusive os dias de jogos do Brasil.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (19/10), o Mercado Livre anunciou que está preparado para o que eles chamaram de “maior Black Friday de todos os tempos” na plataforma, com uma expectativa de crescimento de 20% das vendas. Para isso, o Mercado Ads e o Mercado Pago realizaram pesquisas inéditas sobre o comportamento de compra e de pagamento esperado dos consumidores brasileiros para o evento que se aproxima.

“Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar online na data. Neste cenário, estamos falando de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday. Isso significa que precisamos oferecer um serviço de excelência, com sortimento, boas ofertas e entrega rápida. Nós trabalhamos constantemente ao longo do ano para oferecer a melhor experiência de compra e estamos preparados. Com certeza este novembro será o melhor mês da história do Mercado Livre”, destacou Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.


Consumidores brasileiros pretendem gastar mais nesta Black Friday

A pesquisa realizada pelo Mercado Pago, que ouviu mais de 10 mil usuários da plataforma, destacou um dado importante: 78% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday deste ano, em comparação a do ano passado.

Além disso, 80% dos entrevistados disseram que planejam gastar até R$ 2 mil reais no período do evento, ticket médio considerado alto para o e-commerce. Na última Black Friday, 70% dos consumidores declararam que pretendiam gastar esse valor.

Para Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago, esse dado mostra que o consumidor está buscando produtos com alto valor agregado e confiando mais no evento. Apesar da expectativa do aumento do ticket médio, a pesquisa de intenção de compra e pagamentos mostra que os brasileiros que pretendem comprar na Black Friday estão cada vez se planejando melhor: 26% das pessoas disseram que já tem compras programadas.

Outro dado relevante trazido pela pesquisa do Mercado Pago é que 85% dos brasileiros pretendem parcelar as suas compras da Black Friday. Daniel acredita que isso esteja diretamente relacionado ao aumento do valor que os consumidores pretendem investir em produtos. O levantamento mostra também que a maioria desses consumidores devem optar por até seis parcelas.


O fenômeno PIX não poderia ficar de fora da Black Friday

O PIX, que vem ganhando relevância no e-commerce, também chamou a atenção na pesquisa em relação a forma de pagamento pretendida pelos consumidores durante a Black Friday. Do ano passado para cá, a intenção de fazer compras online usando o PIX subiu de 12% para 19%.

“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores”, explicou Daniel Davanço. O diretor ressaltou ainda que o PIX é uma estratégia de inclusão no mundo digital, uma maneira de atrair novos consumidores para esse ecossistema. “A partir desses insights recomendamos que os vendedores e as marcas ofereçam um leque de pagamento bastante amplo, para não desperdiçar oportunidades”, enfatizou Daniel.


Copa do Mundo: televisores e camisas da seleção entre os mais procurados

O Mercado Pago também pesquisou junto aos usuários da plataforma sobre os ítens relacionados à Copa do Mundo, que devem ser adquiridos neste período de Black Friday. Os campeões de venda, segundo o estudo, devem ser as TVs, os celulares e as camisas da seleção. Sem contar o famoso combo “cerveja e picanha”, que aparece com 34% de intenção de compra no período.

Daniel Davanço destacou que a compra de TVs novas é uma tendência nos anos do mundial, porque os consumidores aproveitam para atualizar os aparelhos e garantir uma melhor experiência na hora de assistir aos jogos.

Segundo a pesquisa, é notório o aumento das buscas por televisões cada vez maiores. 43% dos entrevistados pretendem comprar TVs de até 50 polegadas e 29% devem dar preferência para os televisores a partir de 60 polegadas.


“Moda” em primeiro lugar e a forte influência da Geração Z

O Estudo de Comportamento realizado pelo Mercado Ads, em parceria com a IPSOS, mostrou que 25% das pessoas que pretendem comprar no Mercado Livre na Black Friday fazem parte da “Geração Z”. Essa informação traz insights relevantes, porque ajuda a plataforma a entender com quem ela está se comunicando e a focar na necessidade desse público. Isso impacta diretamente nos formatos de comunicação e no tipo de oferta de produtos e serviços.

Na pesquisa, as categorias moda e tecnologia aparecem como as com maior intenção de compra na Black Friday deste ano. Em seguida, vem eletrodomésticos, beleza e cuidados pessoais. Para Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads, isso já é um reflexo da maior presença da geração Z na plataforma.

“Esse é um momento oportuno para a gente entender e consolidar a mudança do comportamento do consumidor e alinhar nossas estratégias para atender às necessidades que ele trás. Os produtos da categoria de moda nem estavam entre os mais procurados em 2021, hoje estão em destaque. Precisamos estar atentos aos hábitos de consumo e oferecer o que os clientes buscam. Só assim a gente consegue aproveitar oportunidades”, analisou Fabiana.

Desde o início do ano, percebendo a tendência do mercado, o Mercado Livre investiu na categoria de moda, firmando parcerias com grandes marcas como a Nike, Adidas, Farm, Amaro, e fortalecendo a relação com vendedores médios e pequenos para que o cliente encontre tudo o que ele procura na plataforma.


Cliente terá “carteira de cupons” e descontos cumulativos

Como já dissemos, foi dada a largada da Black Friday 2022 do Mercado Livre. E vem mais novidade por aí. Este ano, o marketplace está investindo em cupons de desconto. A ideia é que o cliente possa somar aos descontos já aplicados aos produtos, cupons adquiridos ao navegar na página ou junto a influenciadores e em vários canais do Mercado Livre.

Para ajudar os usuários a se organizarem melhor, o Mercado Livre criou uma espécie de “carteira” dentro da plataforma onde ficarão guardados todos esses cupons, que poderão ser aplicados quando e como o consumidor desejar.

“O que estamos oferecendo é uma combinação de promoções, que vai associar a baixa de preços com os cupons, tão tradicionais no ambiente offline. São descontos cumulativos, que ampliam as vantagens para o consumidor. Os cupons começaram esta semana e já estamos vendo resultados, os selos da Black Friday vão começar no início de novembro”, descreveu Júlia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.

Fonte: Consumidor Moderno