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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de outubro de 2022 às 09:53


Logística e integração são fatores marcantes na fidelização dos consumidores, aponta pesquisa do site Tudo Sobre Incentivos (TSI).

Com a expectativa de movimentar mais de R$ 6 bilhões só no e-commerce, a Black Friday se tornou uma das principais datas para o varejo no Brasil. Além das vendas em 25 de novembro, a Black Friday pode ser um elemento definidor na fidelização do cliente.

Segundo o levantamento Panorama da Fidelização no Brasil 2022, desenvolvido pelo site especializado Tudo Sobre Incentivos (TSI), a entrega está entre os fatores decisivos para a compra, e também para a fidelização.

Logística é diferencial para fidelização

A logística pode ser o fiel da balança não só na decisão de compra, mas também entre um consumidor avulso da Black Friday e um novo cliente assíduo. A pesquisa do TSI mostra, por exemplo, que:
45% dos entrevistados colocam “frete grátis” como um fator importante na decisão de consumo;
18% consideram o prazo de entrega um motivador para a decisão de compra;
28% deixariam de fazer negócio com a empresa que parar de oferecer frete grátis ou se a entrega for demorada.

Outra solução recomendada na estratégia de fidelização com redução de custos é oferecer a opção de retirada na loja. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a modalidade de compra digital com retirada na loja cresceu 139% em 2021.

Uma experiência positiva e fluida de omnicanalidade também é um fator de fidelização dos clientes.
Uma forma reduzir e até eliminar o custo da oferta do frete é condicioná-lo ao engajamento do consumidor, como: compartilhamento dos dados, compras recorrentes, avaliações dos produtos.


Relacionamento é arma de fidelização

O levantamento mostra ainda que a importância dos programas de fidelidade do cliente não é percebida somente pela economia gerada, mas também pelo valor agregado. A influência da popularização dos serviços por assinatura é um exemplo. Nove em cada 10 entrevistados estão dispostos a pagar por um programa de fidelidade premium, desde que as vantagens façam sentido para os clientes.

Os benefícios mais citados na pesquisa estão relacionados à comodidade e à logística, personalização de ofertas e acesso prioritário a serviços. “Descontos exclusivos”, por exemplo, foram citados por 59%. O “frete grátis para todas as compras”, foi lembrado por mais da metade dos entrevistados, 53%). “Entrega mais rápida” é um diferencial para 38%. E “ofertas personalizadas” foram citadas por 36%.

A integração das ferramentas de fidelização com as ações e promoções das marcas é essencial para manter o cliente dentro do ecossistema da marca. O levantamento do TSI aponta que 37% dos participantes de programas de fidelidade têm dificuldade para entender o funcionamento.

O apelo econômico não é o único atrativo dos programas e ações de fidelização. O fator emocional tem peso relevante, identificou a TSI. 78% dos entrevistados acreditam que os programas são importantes para melhorar a experiência e jornada de compra.

Para 85% dos entrevistados, o reconhecimento (receber um obrigado, badges ou tratamento diferenciado) é um item importante na relação entre marca e consumidor. Outro fator de destaque é a personalização.

Para 79% dos consumidores que participaram do levantamento, a personalização é um item importante na relação entre marca e consumidor. Tanto que 9 em cada 10 concordariam em compartilhar dados pessoais com empresas em troca de mais personalização, melhor experiência de compra e benefícios..
Para isso, a TSI recomenda uma comunicação direta e de fácil entendimento, totalmente integrada à comunicação e ao e-commerce da empresa.


Use a Black Friday para fortalecer relação de longo prazo

Outro ponto destacado pela TSI é estruturar as ferramentas de fidelização do cliente com estratégias de longo prazo. O programa de pontos é uma opção, mas não é a única disponível. Cashback e descontos também são modalidades de atração relevantes.

O levantamento do TSI mostra ainda que 92% dos respondentes tiveram interações positivas com suas marcas preferidas nos últimos 12 meses, com destaque para os participantes de programas de fidelidade:

40% dos participantes de programas de fidelidade realizaram compras ao menos uma vez ao mês no último ano utilizando benefícios, como cashback, descontos, enquanto apenas 12% dos que não possuíam programas de fidelidade se aproveitaram desse tipo de benefício;
34% dos participantes de programas realizaram compras regularmente, ao menos uma vez ao mês. Já entre os não participantes o percentual é de 25%;
50% participantes de programas fizeram recomendação da marca para parentes/amigos. Enquanto 36% dos não participantes fizeram o mesmo.


O mercado de fidelização no Brasil

As empresas do setor de fidelização movimentaram R$ 6,05 bilhões em 2021. Os números representam uma alta de 13,2% em comparação ao ano anterior, abaixo somente do patamar de 2019, quando R$ 7,7 bilhões.

Outro indicador positivo apontado pela pesquisa da STI é o aumento do número de cadastros nos programas de fidelidade. O ano passado terminou com 180,5 milhões de participantes. Os dados parecem apontar não só uma recuperação do setor, mas a consolidação da relevância dos programas para o consumidor.

Fonte: Novarejo
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de outubro de 2022 às 09:40


Difícil de agradar e com diferenças significativas em relação aos Millennials, vale ficar atento Às preferências da Geração Z, que está entrando no mercado.

Os membros mais velhos da Geração Z estão entrando na casa dos 20 anos, expandindo sua presença na força de trabalho e no mercado. Isso torna a adaptação às preferências do consumidor uma consideração cada vez mais importante para as marcas.

A Morning Consult, empresa especializada em análise de mercado, elaborou um ranking que identifica quais marcas tiveram mais sucesso nessa busca. O levantamento destacou as 20 marcas mais populares entre os adultos da Geração Z (de 18 a 25 anos), e as 20 que mais se destacam em relação às gerações mais velhas. Além disso, inclui análises de marcas que se destacam entre homens e mulheres da Geração Z por gênero.

O ranking de Marcas Favoritas da Geração Z usa dados da Morning Consult Brand Intelligence, que realiza dezenas de milhares de pesquisas em todo o mundo todos os dias em mais de 4 mil marcas e produtos. Foram analisadas as preferências de 16 mil adultos americanos, e uma média de pouco mais de 2 mil que pertencem à Geração Z (aqueles nascidos entre 1997 e 2004).


As marcas mais populares na Geração Z

Uma esmagadora maioria (86,23%) dos adultos da Geração Z tem uma impressão favorável do YouTube, tornando-o a marca mais popular entre o grupo. A marca-mãe do YouTube, Google, vem em segundo lugar, seguida pela Netflix e Amazon.

As classificações gerais foram determinadas medindo a proporção de adultos da Geração Z que classificaram sua opinião sobre cada marca como “muito” ou “um pouco” favorável.

Esse ranking revela quais marcas são mais populares entre os adultos da Geração Z (de 18 a 25 anos) em relação aos adultos americanos.

A classificação é determinada pela diferença de favorabilidade entre os adultos da Geração Z e todos os adultos dos EUA. Por exemplo, 68,7% dos adultos da Geração Z têm uma opinião favorável do TikTok, o que é 30,08 pontos percentuais maior do que a parcela de todos os adultos que dizem o mesmo (38,62%).


A Morning Consult destacou alguns insights que ajudam a identificar as preferências de consumo da Geração Z:

A Geração Z é mais difícil de agradar
Em todas as marcas monitoradas pela Brand Intelligence nos Estados Unidos, a classificação média de favorabilidade da Geração Z é de apenas 27%, em comparação com 33% para todos os adultos e 36% para os Millennials.

A Geração Z também demonstra classificações de desfavorabilidade particularmente altas em todas as marcas pesquisadas; em média, 10% dos adultos da Geração Z têm uma impressão desfavorável de uma determinada marca, em comparação com 8% para todos os adultos e 9% para os Millennials.

Marcas de games se destacam no ranking
Seis das 20 principais marcas de destaque da Geração Z são marcas de games ou que estão fortemente envolvidas na indústria de jogos,incluindo Discord (segundo lugar entre os destaques) e Twitch (nono lugar).

Varejistas Amazon, Walmart e Target tiveram altas classificações entre a geração mais jovem de adultos
Os três gigantes do varejo desembarcam no quarto, sexto e sétimo lugares de popularidade geral com a Geração Z, com cada pairando em torno de 80% de favorabilidade.
Embora esses varejistas também tenham obtido notas altas da população em geral, cada um recebeu classificações de favorabilidade ligeiramente mais altas da Geração Z.

Shein é a marca de vestuário para a Geração Z, principalmente entre mulheres
A empresa chinesa de fast fashion é vista favoravelmente por 44% dos adultos da Geração Z, em comparação com 22% de todos os  adultos. Essa diferença é maior do que para qualquer outro vestuário. A Shein já se tornou a nona marca de vestuário mais popular entre as mulheres da Geração Z, na mesma faixa de clássicos americanos como Levi’s e Calvin Klein.

As marcas de alimentos e bebidas dominam os rankings
Marcas que se enquadram no guarda-chuva da indústria de alimentos e bebidas compõem metade do top 40 da Geração Z. A M&M’S ocupa a posição mais alta, ficando em 5º lugar com 80% de favorabilidade entre a Geração Z.

TikTok e outras redes sociais se saem melhor com mulheres da Geração Z do que homens.
Entre as mulheres da Geração Z, 77% têm uma opinião favorável do TikTok, enquanto apenas 58% dos homens da Geração Z o fazem. As mulheres também têm uma opinião mais favorável Pinterest (+22 pontos percentuais), Snapchat (+11), Facebook (+8) e Instagram (+6). O Twitter é a única grande plataforma de mídia social que os homens da Gen Z preferem.

Geração Z tem gostos diferentes dos Millennials
Cinco marcas conquistaram lideranças em favorabilidade com os adultos da Geração Z quando comparados com os Millennials: Discord, TikTok, Crocs, Snapchat e Shein. Discord liderou o pelotão com 18 pontos percentuais diferença de favorabilidade entre a Geração Z e os Millennials.

Fonte: Novarejo