Estratégia & Marketing
Postado em terça-feira, 04 de outubro de 2022 às 10:57
Estudo revela a maturidade do comercio eletrônico via mobile na China, além de uma consciência de consumo mais sustentável e voltada para a autenticidade das marcas.
Retomando à série de conteúdos exclusivos extraídos do Relatório Comércio sem Fronteiras do PayPal de 2022 sobre comportamento e consumo em diversos países, agora vamos conhecer as características e preferências atuais dos consumidores da China.
Em comparação com outros mercados, a retomada da economia chinesa após a covid-19 foi gradual, segundo o estudo da PayPal. Já a confiança dos consumidores ainda está abaixo dos níveis antes da pandemia. O índice de confiança do consumidor está estabilizado em 155,1, um valor inferior ao observado na metade de 2021, segundo o relatório.
No entanto, a economia chinesa ainda é uma das líderes do comércio eletrônico e deve continuar a crescer ao longo da década. Embora as receitas anuais do comércio eletrônico sejam de quase US$ 2 trilhões, estima-se um crescimento de dois dígitos até 2024.
China e o comércio de “Super-Apps”
De acordo com o relatório da PayPal, o comércio eletrônico chinês opera primordialmente por meio de “super-apps”, que integram compras, redes sociais, bancos e outras necessidades diárias. Eles também oferecem opções de compra interessantes, como vendas por livestream e realidade aumentada.
As empresas não precisam convencer os clientes da praticidade das compras on-line, uma vez que os padrões já estão estabelecidos. Em vez disso, elas devem olhar para os próximos estágios das compras on-line: desenvolver uma experiência de comércio móvel engajante e divertida que estimule o tráfego e, consequentemente, as receitas.
– 65% das compras em dispositivos móveis são feitas em aplicativos
– US$ 77% bi é o volume do mercado de revenda estimado até 2025
– 62% dos consumidores se preocupa com a origem dos produtos
Principais motivadores e tendências
Tecnologia – Os consumidores chineses estão abertos a experimentar novas formas de comprar. Embora outros mercados prefiram métodos mais tradicionais, 90% dos consumidores chineses relataram ter testado algo novo nos últimos três meses, como compras em aplicativos como Taobao, Douyin, JD, Pinduoduo entre outros.
Essa mentalidade diminui as barreiras à entrada neste mercado, permitindo que novos players ajustem suas estratégias conforme necessário.
Comportamento e Cultura – As compras éticas estão se tornando uma grande prioridade no mercado chinês, segundo o relatório da PayPal. Na China 3 em cada 5 consumidores on-line entrevistados afirmaram que estão dispostos a pagar mais por marcas que fazem o bem para a sociedade. Parte do movimento rumo à sustentabilidade inclui a compra de itens usados. No mercado da moda, por exemplo, o “recomércio” deve ultrapassar a chamada “fast fashion” até 2028.
Expectativas dos clientes – Embora os consumidores chineses estejam abertos às compras internacionais, muitos se preocupam com a aquisição de produtos falsificados. Segundo análises do estudo da PayPal, para estabelecer a confiança no mercado chinês, é preciso garantir que os itens sejam rastreáveis e autênticos. Os consumidores chineses que usam PayPal o fazem pela maior segurança, proteção ao comprador e confiança, por exemplo.
Três principais características sobre consumo na China
Mobilidade – O comércio móvel domina os hábitos de compra em todas as categorias. Como 65% das transações do comércio móvel são realizadas por meio de aplicativos, os consumidores estão usando rotineiramente smartphones para adquirir itens básicos, como mantimentos, produtos para seus animais de estimação e serviços para manutenção do lar. Otimizar operações para o comércio móvel é a chave para transacionar com consumidores chineses.
O velho é novo de novo – A sustentabilidade está se tornando uma tendência dominante na decisão de compra dos chineses. No mundo da moda, o “recomércio” on-line deve ultrapassar as compras nas chamadas “fast fashion” na próxima década. Essa tendência de comprar itens usados representa uma mudança nos padrões de compra. Incorporar alternativas de recomércio aos modelos de compra existentes é claramente um ótimo argumento de vendas por lá.
Autenticidade – Na China, produtos falsificados são uma preocupação considerável entre os consumidores, especialmente nas compras internacionais. Segundo o relatório, as tendências de compras valorizam fortemente a ética, pois os consumidores buscam produtos com origem rastreável. Os fornecedores devem garantir que não apenas suas plataformas de comércio eletrônico sejam seguras, mas que os clientes chineses possam ter confiança sobre a origem e a autenticidade desses produtos.
Um comércio que aponta tendências
Uma coisa é fato nos dados do estudo da PayPal: consumidores chineses estão sempre dispostos a experimentar novidades.
Outro fato é que a China abre os caminhos no comércio móvel e o resto do mundo pode levar meses ou até mesmo anos para alcançá-la em maturidade.
Por lá, a preferência por compras em grupos para encontrar melhores ofertas e aplicativos baseados em redes sociais que integram várias partes da vida cotidiana em um só lugar já estão bem sedimentados. Além disso, há uma forte consciência sobre reuso e confiança nos valores de uma marca. Ou se já, se você quiser ter uma ideia de como será o futuro sobre comportamento de consumo, preste atenção na China.
Fonte: Novarejo