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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 01 de agosto de 2022 às 16:46


The Future Viewing Experience revela que a televisão assumirá um novo papel – e isso irá impactar as pesquisas de audiência.

O futuro para a entrega de conteúdo e publicidade de TV e vídeo e a evolução das experiências e comportamentos dos espectadores expõem muita complexidade. Por isso, a Kantar, em seu mais recente estudo, destaca as oportunidades e desafios para proprietários de mídia, anunciantes e agências, e as implicações para a medição de audiência e o perfil de consumo.

Muitas vezes, as tentativas de olhar para o futuro podem ser hipnotizadas por objetos brilhantes, pelo que a tecnologia pode fazer em oposição ao que as pessoas realmente querem que ela faça. Trabalhando com a Research the Media, o objetivo da empresa era fornecer uma avaliação centrada no espectador, de onde a experiência está indo e as oportunidades e desafios que estão por vir no streaming.
Portanto, confira 7 insights descobertos pela organização sobre o streaming:

1.A tela grande domina o consumo de streaming dos espectadores

O aparelho de TV inteligente agora é o principal impulsionador do aumento do uso de serviços de streaming conectados, como subscription video on demand (SVOD, ou streaming de vídeo) e broadcaster video on demand (BVOD, ou streaming de áudio).

O celular é um meio bem estabelecido e dominante em muitas atividades, mas quando se trata de transmitir conteúdo de formato longo, trata-se da melhor tela disponível. A era dos decodificadores está chegando ao fim e a batalha começa pelo controle do principal gateway de entrega de vídeo em casa: a própria tela da TV conectada.

2. Marcas de mídia globais buscarão autossuficiência monolítica com controle total sobre as cadeias de suprimentos

Passos significativos em direção à integração vertical definirão o longo prazo, à medida que os proprietários de mídia global procuram controlar toda a cadeia, desde a produção de conteúdo até a entrega em casa. A tendência pode significar uma desaceleração na disponibilidade de conteúdo.

3. A briga por franquias esquenta

As empresas de mídia estão buscando um retorno sobre seus investimentos significativos em propriedade intelectual promovendo franquias e capitalizando em bases de fãs globais e locais. A internacionalização da cultura e o amor do público mais jovem por legendas estão inaugurando uma era em que o conteúdo local pode se tornar global.

4. A produção independente e regional continua vital


A massa crítica para um serviço global estará além de todos, exceto um punhado de players com propriedade intelectual valiosa e extensa, a produção independente permanecerá significativa com players menores e de nicho encontrando valor em colaborar com outros para competir de forma eficaz.

5. Começo do fim para a compulsão de box set?

O que antes era uma unique selling proposition (USP) importante está se tornando cada vez mais incomum à medida que os serviços de streaming adotam uma abordagem de lançamento sequencial mais inspirada na emissora para os originais emblemáticos, ajudando a impulsionar o burburinho e prolongar as assinaturas.
Essa tendência está fazendo com que os serviços SVOD se afastem cada vez mais das estratégias de lançamento ‘tudo de uma vez’ e está até levando a uma reavaliação do papel dos canais lineares para ajudar na descoberta de conteúdo.


6. SVOD e AVOD: o futuro terminará em camadas

O mercado de vídeo está entrando em um novo período de modelos híbridos, com muitos serviços SVOD e BVOD migrando para níveis sem anúncios e suportados por anúncios. No entanto, os desafios estão à frente em não canibalizar as ofertas principais e outros obstáculos são identificados.
Essa abordagem irá acelerar o mercado em direção a um ecossistema de publicidade de duas camadas no qual aqueles que podem pagar por ambientes sem anúncios se tornarão cada vez mais difíceis de alcançar?

7. A complexidade do ecossistema de TV e vídeo é uma ameaça ao crescimento da publicidade endereçável

O progresso em direção à capacidade de endereçamento real tem sido mais lento do que o esperado e os recursos atuais e as oportunidades de entrega são limitados. No entanto, se a complexidade do ecossistema de distribuição de vídeo puder ser enfrentada de forma eficaz, as Smart TVs avançarão, oferecendo oportunidades transformadoras, além de facilitar novas formas de publicidade.

Subjacente a essas e outras tendências importantes identificadas no relatório completo está o valor colocado na medição de audiência, que deve continuar a evoluir de acordo com as mudanças do mercado.

Embora muitas das tendências ofereçam oportunidades de monetização empolgantes e valor para o setor, também há desafios significativos e decisões vitais à frente para todos.

Como isso impacta as pesquisas de medição?
Cientes dessas novas premissas que devem guiar os caminhos do streaming daqui para frente, a Kantar, enquanto uma empresa de pesquisas, monitoramento e análises de dados, também elencou alguns pontos que podem ser potencializados nos estudos decorrentes desse novo cenário.

Enriquecimento de dados primários por meio de colaboração segura
A colaboração segura é o caminho claro a seguir para clientes que combinam seus conjuntos de dados primários e se conectam aos ativos de dados da Kantar. Este significa entender códigos de conduta para dados trocados entre organizações para garantir que seja feito com responsabilidade e para garantir que os dados sejam acessados em cenários seguros.

Estratégias de dados responsáveis para publicidade
A Kantar continua a investir fortemente em sistemas que garantem o manuseio consciente de dados pessoais, usando estratégias de agregação e ofuscação para preservar a privacidade. Isso serve para preservar a privacidade dos respondentes, com base em práticas estabelecidas no setor de pesquisa de mercado, cujos códigos de conduta anteciparam os desenvolvimentos atuais e excederam em muito a legislação da época.

Painéis totalmente consentidos são ainda mais essenciais
Neste novo mundo de maior soberania de dados e legislação mais rígida, painéis de medição totalmente consentidos e baseados em pessoas serão cada vez mais críticos para proprietários de mídia, agências e anunciantes entenderem como os espectadores se movem entre plataformas e dispositivos para consumir conteúdo e publicidade.

Existem três partes do quebra-cabeça de medição: proprietário da mídia/plataforma dados primários, as marcas possuem dados primários de clientes e painéis consentidos como uma fonte de verdade para unir as coisas.

Gerenciamento de painel seguro e sem atrito
À medida que os consumidores percebem o valor de seus dados e seus direitos crescentes sob a legislação de privacidade, há a concentração em uma abordagem renovada para interagir com os membros.

Painel com membros é um ativo vital, o coração pulsante da medição de painel consentida baseada em pessoas. O papel da ciência de dados está em ativar conjuntos de dados consentidos, um papel essencial, fundindo fontes de dados complementares e calibrando painéis para dados de censo off-line sobre hábitos de consumo.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 25 de julho de 2022 às 14:38


O WhatsApp já está inserido no processo de negócios de todo varejista. São mais de 120 milhões de consumidores utilizando esse canal no Brasil e todo varejista está de olho nessa plataforma como seu principal aliado nas vendas.

Portanto, ter sua marca transacionando com seus clientes por meio dessa plataforma é usufruir de todo o poder de alcance e praticidade que ela oferece. Para varejistas, o aplicativo WhatsApp Business é a melhor opção. Essa plataforma conta com recursos que irão contribuir para alavancar  resultados, otimizar tempo e melhorar o processo de vendas.

Abaixo, a especialista em marketing digital e certificada em Comunicação Persuasiva pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Kelly Evangelista, traz algumas dicas valiosas para varejistas utilizarem todo o potencial do WhatsApp Business na suas vendas.
Dicas para vender mais pelo WhatsApp



1 – Estabeleça uma presença profissional no seu WhatsApp

Ter um perfil comercial facilita o acesso de seus clientes a informações importantes sobre a sua empresa, como nome comercial, descrição, endereço, horário de atendimento e categoria. Você também pode criar um catálogo com seus produtos e serviços, e-mail comercial, links para o site e redes sociais para aumentar o engajamento dos clientes.


2 – Cause uma boa impressão logo no primeiro contato

O WhatsApp Business permite cadastrar mensagens automáticas de saudação e ausência. Cadastrar uma mensagem de saudação gera uma conexão inicial assim que um novo cliente entrar em contato com você.
Exemplo: Olá! Fico feliz em receber a sua mensagem! Como posso te ajudar?

É importante também cadastrar uma mensagem de ausência. Dessa forma você profissionaliza o seu negócio e evita que o cliente fique perdido sobre o horário de atendimento da sua empresa.

Exemplo: Olá! O nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Recebi a sua mensagem e entrarei em contato no próximo dia útil.


3 – Seja efetivo na gestão de relacionamento com seus clientes

Com o WhatsApp Business você pode organizar as conversas através de etiquetas. Assim, você categoriza mensagens urgentes e consegue identificar os contatos com agilidade fazendo uma pesquisa mais eficiente das conversas. Você pode criar até 20 etiquetas e ter mais controle sobre o processo de venda conforme o seu negócio, tais como: “#Retornar para cliente”, “#Enviar proposta”, “#Pedidos urgentes”, “#Vendas efetivadas”.


4 – Tenha um fluxo de cadência no WhatsApp

Trabalhe com inteligência! Defina um plano sistematizado com uma série de interações, método de comunicação e modelos de mensagens a fim de aumentar as chances de contato com um cliente. Dessa forma, você não gera expetativas sobre a venda e não se torna um vendedor chato.

Exemplo de fluxo após o primeiro contato do cliente:
(1) Entender a necessidade do cliente antes de passar orçamento;
(2) Enviar proposta;
(3) Após 2 dias sem retorno do cliente, enviar uma mensagem perguntando se ele gostou da oferta e se tem alguma dúvida;
(4) Enviar depoimentos/fotos de clientes satisfeitos com o serviço/produto;
(5) Gerar escassez dizendo que a oferta/proposta é válida somente até determinado dia;
(6) Se o cliente não responder, agradeça o contato e diga que está à disposição para uma nova cotação;
(7) Encerrar o atendimento e colocar na etiqueta de clientes para contatar após 30 dias.


5 – Pratique o desapego no WhatsApp

As pessoas adoram comprar, mas não gostam de se sentir pressionados por vendedores. Os clientes gostam de sentir que estão no controle da situação. Por isso, é muito importante não demonstrar a sua ansiedade na hora de vender. Quando você perceber que o cliente não está dando muita atenção, faça uma última tentativa enviando o modelo de mensagem a seguir.
“Olá, Fulano.
Estou encerrando o meu atendimento, tentei alguns contatos, mas não tive o seu retorno. Se precisar de algo, estou à disposição! Infelizmente, a condição que te passei é válida somente nessa semana. Caso entre em contato novamente, não conseguirei manter o valor, condição ou bônus.”

A técnica do desapego é eficaz porque demonstra que você não está desesperado para vender – e as pessoas detestam ficar com o sentimento que estão perdendo ou deixando de ganhar algo.


6 – Use listas de transmissão

O WhatsApp Business permite a criação de diversas listas de transmissão, que tornam mais prático o envio de mensagens para vários contatos ao mesmo tempo. Essa função permite o compartilhamento de texto, áudio, foto ou vídeo para até 256 contatos de uma só vez, e ajuda bastante na divulgação de ações promocionais de produtos ou serviços. É importante ressaltar que a entrega da mensagem só será feita se o destinatário tiver o seu contato salvo no celular. Por isso, é importante, sempre que tiver em contato com o cliente, pedir para ele salvar o seu contato na agenda.


7 – Invista no seu negócio

Se você tem um volume grande de mensagens e precisa de vários celulares e pessoas para respondê-las, vale a pena investir em ferramentas que já tem a API do WhatsApp Business. Essas ferramentas permitem a integração do WhatsApp Business com outros sistemas, como softwares de gestão, chatbots e sistemas de controle. Na minha empresa (Fala Bancário) eu uso o Chatguru, Notificações Inteligentes e o Redrive.


8 – Não seja inoportuno

O fato de o cliente não responder na hora não significa que ele está lhe ignorando. Vale a pena você sempre analisar como é o dia a dia dessa pessoa e com o que ela trabalha, se ela falou com você em horário comercial, se estava de folga no trabalho etc. Por isso, é importante perguntar: “Você tem algum horário mais conveniente para que eu possa falar com você?”.


9 – Evite ser prolixo

Uma pessoa prolixa é aquela popularmente conhecida por “falar pelos cotovelos”, que dá voltas e não chega a lugar algum. Coisas simples expressas de forma complexa se tornam improdutivas. Sintetize a sua comunicação e trabalhe com o script de vendas para não se perder durante a negociação. Evite ser repetitivo na sua retórica, principalmente no envio de áudios. Quando precisar dar uma explicação mais profunda sobre o produto, verifique a possiblidade de ligar para o cliente.


10– Encerre suas mensagens com perguntas

Segundo Albert Einstein, “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Procure encerrar as suas mensagens com uma pergunta, dessa forma você cria um vínculo e a pessoa, inconscientemente, se sente na obrigação de responder. Por exemplo, se você responder uma dúvida do cliente e não fizer uma pergunta na sequência (o chamado call to action – chamada para ação), o negócio tende a esfriar. Após esclarecer uma dúvida, faça perguntas como “Qual dia você prefere o vencimento da fatura, dia 10 ou 20?” ou “Ficou mais alguma dúvida sobre o produto?”.

Fonte: Novarejo