Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 14 de junho de 2022 às 10:27


Por falta do aparelhamento tecnológico dos varejistas, a indústria não consegue abordar os consumidores como gostaria.

Há 15 anos, trabalho diretamente com o varejo e observo que existe um desafio enorme quando falamos de conhecer o cliente. A dificuldade é de entender a fundo os seus padrões de compra e observar o mercado de forma completa, contemplando todos os seus pontos de contato para estruturar campanhas de marketing otimizadas, cada vez mais alinhadas às necessidades dos consumidores.

A indústria, por outro lado, não tem conseguido produzir campanhas de marketing direto tão personalizadas quanto gostaria, sem falar no desafio de torná-las escaláveis e contínuas, para que tanto a jornada do consumidor quanto as necessidades de venda e lançamento dos produtos sejam potencializadas pelas estratégias de CRM.

Se pensarmos, então, em uma maneira de unir a indústria ao varejo essa estratégia certamente é possível gerar bons resultados e uma nova forma de se relacionar e abordar o cliente final, focando em combinar os objetivos e os dados obtidos do público, o entendimento do perfil e dos padrões de compra para construir uma campanha eficiente.

Observo que, de modo geral, a indústria tem um processo mais analítico e estratégico no que diz respeito ao público e à implementação dessas campanhas, e com essa visão macro, não consegue garantir a personalização para obter resultados mais precisos e uma boa aproximação com essas pessoas, além de não estimar o retorno e o lucro das campanhas, causando insegurança na hora de apostar em novos investimentos e no aprimoramento desse contato.

Por falta do aparelhamento tecnológico dos varejistas, a indústria não consegue abordar os consumidores como gostaria. Para eliminar esse desafio, os varejistas deveriam investir em ciência de dados para expandir o conhecimento sobre o cliente que frequenta a sua loja e em ferramentas que facilitam a abordagem por diferentes ações promocionais, contando ainda com a mão de obra altamente qualificada para a montagem de ações mais personalizadas.

Então, como garantir um retorno positivo para o setor da indústria?


Para que a indústria consiga obter os resultados desejados, é necessário combinar fatores como o objetivo da campanha e alinhar as características do público ideal que deseja atingir, realizando a combinação dessas informações para trazer uma visão ampla, precisa e poderosa do mercado.

A aplicação dessa estratégia pode ser muito interessante e potente para a indústria, já que é a partir dessa combinação que a abordagem se tornará mais efetiva e direcionada para o cliente ideal.

A construção de uma jornada de fidelização para os mais diferentes perfis de consumidores, com fluxos para a captação de novos clientes, de incentivo, para a nutrição dos compradores e para a blindagem das pessoas que estão perdendo a frequência de compra, auxiliará na combinação dos dados de forma mais inteligente e autônoma.

Novos rumos para a indústria e para o varejo

Para entender as necessidades de aparelhamento ambos varejo e indústria estão investindo mais em tecnologias como o Customer Relationship Management (CRM), por exemplo. Uma pesquisa publicada pela Grand View Research apontou que em 2020 os investimentos em CRM aumentaram e estavam avaliados em US$ 40 bilhões, com grandes chances de crescimento até 2027.

A pesquisa ainda aponta que os varejistas identificaram a necessidade de centralizar a base de dados dos clientes para identificar seus hábitos e preferências e garantir uma gestão de relacionamento para entendê-los cada vez melhor.

Outro dado interessante é que há supermercados no Brasil que já estão atingindo valores acima de 5% a 6% de receita incremental somente com a implementação do CRM. Isso é incrível, já que todas as empresas buscam aumento de resultados.

Mesmo que ainda estejam voltados para as camadas tecnológicas, os dados mostram que aos poucos a indústria e o varejo estão se aparelhando e buscando a resolução desse gap para expandir o poder de alcance e conquistarem novos resultados.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 07 de junho de 2022 às 11:05


Se você conhece as plataformas de infoprodutos, como a Hotmart, Eduzz, Monetizze, entre outras, já deve ter notado que a maior parte dos produtos não vendem com frequência.
E isso, muitas vezes, não tem a ver com a qualidade do produto, e sim, com a “embalagem”.


Pelo fato de essa forma de trabalhar ainda ser relativamente nova para a maioria das pessoas, elas acabam não se dando conta de ter que lidar com tantos detalhes necessários para que o produto venda.

Vejamos alguns problemas que, comumente, fazem que o produto não decole!

Página de vendas fraca

O primeiro contato que o possível comprador tem com o produto é, muitas vezes, a página de vendas.
Por mais que o produto seja bom, a página de vendas deve cumprir a missão de converter o visitante em um cliente real.

Por mais que, hoje em dia, se ouça falar muito na gestão de tráfego, essa estratégia não será efetiva se a página de vendas for ruim.
Detalhes como a copy e o design da página devem ser bem trabalhados para convencer o possível comprador a adquirir o produto.

Não produzir conteúdo com frequência

Esse é outro ponto importante para a venda de infoprodutos.
A pessoa responsável por ele precisa estar presente em algum lugar na internet, seja em um blog, youtube ou mídias sociais.

Isso porque, antes de fazer uma compra, muitas pessoas procuram saber um pouco mais sobre o produtor daquele material. E se não encontram nada, acabam desistindo.
A produção de conteúdo com frequência é importante para gerar autoridade sobre o assunto tratado e tem gera vendas de forma orgânica.

Falta de estratégia

Muitas pessoas acham que, ao concluírem a produção do infoproduto e disponibilizá-lo para venda, seu trabalho está concluído.
Porém, para que as pessoas conheçam o produto, é preciso que se adotem estratégias de marketing e vendas.

Existem várias estratégias que se pode adotar, mas é importante que sejam bem elaboradas e que haja um acompanhamento correto para que tragam o retorno esperado.
Ficar mudando frequentemente de estratégia, além de não funcionar, é desperdício de tempo e dinheiro, assim como uma fonte de frustração.


Formas de solucionar este problema
Como os infoprodutores são, geralmente, especialistas no assunto abordado em seus produtos, muitos não possuem tempo ou o conhecimento necessário para fazer com que o produto venda.

Porém, ninguém nasce sabendo, e para tudo existe uma ou mais soluções. Vamos a algumas delas.

Buscar treinamentos
Hoje em dia existem ótimos treinamentos em marketing digital disponíveis nessas mesmas plataformas.

A vantagem desses cursos é que oferecem um método com início, meio e fim, diferente dos conteúdos que são frequentemente encontrados gratuitamente na internet.

Uma coisa importante é encarar os treinamentos como investimentos, e não como gastos, pois estes têm o potencial de gerar um conhecimento que fará com que as vendas aumentem muito.

Formar uma equipe
Em muitos casos, mesmo com dinheiro disponível para investir em um treinamento, o produtor não tem tempo para aplicar tudo o que aprende, ou simplesmente quer focar em sua especialidade.

Uma solução é ir formando sua própria equipe aos poucos.
Esta pode ser formada por freelancers, encontrados facilmente em plataformas como 99 Freelas, Workana e 20 Pila. Existem muitos freelancers que fazem um trabalho excelente por um preço bem acessível.

Contratar uma agência
Por fim, o produtor pode optar por contratar uma agência que cuide de toda a parte que não seja de domínio do especialista.

Apesar da opção por contratar freelancers seja muito boa, a gestão das tarefas a serem feitas pode ser um desafio. E isso não acontece quando se contrata uma agência.
Porém, os custos tendem a ser maiores. Por outro lado, o potencial de vendas aumenta bastante também.

Conclusão
Elaborar um produto digital e achar que ele será vendido com muita facilidade é um erro que muitos cometem.

Existe muito trabalho a ser feito para que o consumidor opte por comprar o seu infoproduto. E esse trabalho precisa ser feito por alguém, seja por você ou por alguém que você contrate.

Só não deixe que o produto que você dedicou tanto tempo e esforço caia no esquecimento.
Fonte: Administrador.com