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Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022 às 16:34


Ainda há incertezas se usuários do Brasil conseguirão ter acesso à ferramenta, que será colocada em operação, primeiro, nos Estados Unidos.

A Apple anunciou, nesta terça-feira (8), que pretende introduzir o chamado “Tap to Pay”, (ou toque para pagar), no iPhone.

O novo recurso vai permitir que comerciantes nos EUA usem os próprios iPhones para Apple Pay, cartões de crédito e débito sem contato e outras carteiras digitais, a partir de um simples toque no iPhone — sem a necessidade de um hardware adicional ou terminal de pagamento na loja.

O Tap to Pay no iPhone estará disponível para plataformas de pagamento e desenvolvedores de aplicativos para integrar em seus aplicativos iOS e oferecer como opção de pagamento para seus clientes pessoas jurídicas, disse a Apple em comunicado publicado em seu site.

“À medida que mais e mais consumidores estão usando carteiras digitais e os celulares para pagar por produtos, o Tap to Pay no iPhone fornecerá às empresas uma maneira segura, privada e fácil de aceitar pagamentos sem contato e desbloquear novas experiências de checkout usando o poder, a segurança e a conveniência do iPhone”, disse Jennifer Bailey, vice-presidente de Apple Pay e Apple Wallet da Apple.

Segundo ela, a ferramenta, feita em colaboração com plataformas de pagamento, desenvolvedores de aplicativos e redes de pagamento, vai tornar mais fácil a vida de empresas de todos os tamanhos — de empreendedores autônomos a grandes varejistas.
A tecnologia funciona no Brasil, mas a Apple não informou se a novidade chega por aqui.

Nos EUA, o recurso no iPhone funcionará com cartões de crédito e débito sem contato das principais redes de pagamento, incluindo American Express, Discover, Mastercard e Visa.


Como vai funcionar

Embora não tenha compartilhado uma data em que o recurso estará disponível, a empresa explicou que os comerciantes poderão desbloquear a aceitação de pagamento sem contato por meio de um aplicativo iOS compatível com iPhones XS ou posteriores para liberar a nova função.

No checkout, o comerciante simplesmente solicitará que o cliente segure seu iPhone ou Apple Watch para pagar com o Apple Pay, seu cartão de crédito ou débito sem contato ou outra carteira digital próxima ao iPhone do comerciante, e o pagamento será concluído com segurança usando a tecnologia NFC (Near Field Communication, ou pagamento por aproximação).

Nos EUA, o Apple Pay já é aceito em mais de 90% dos varejistas, e com esse novo recurso, praticamente todas as empresas, grandes ou pequenas, poderão permitir que seus clientes toquem para pagar no iPhone no checkout.

A Stripe, plataforma de pagamento americana, será a primeira a oferecer o recurso aos clientes nos EUA.

Ainda no comunicado, a empresa ressaltou que o novo recurso no iPhone será tão seguro quanto o Apple Pay. “Os dados de pagamento dos clientes são protegidos pela mesma tecnologia que torna o Apple Pay privado e seguro. Todas as transações feitas usando o Tap to Pay no iPhone são criptografadas e a Apple não sabe o que está sendo comprado ou quem está comprando”, afirmou a empresa.

Fonte: Infomoney
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 08 de fevereiro de 2022 às 10:14

Um bom planejamento de compras otimiza os resultados da empresa. Isso porque eleva os lucros, diminui a necessidade de capital de giro, aumenta as chances de vendas e reduz perdas e custos com estoques parados que podem envelhecer. Por isso, fazer um bom planejamento de compras é fundamental.

Quando falamos em compras, não se pode esquecer do papel do estoque para o sucesso do negócio em 2022. O consultor de negócios do Sebrae/SP Davi Jerônimo recomenda que donos de empresas fiquem atento a quatro pontos:

* Giro de estoque
* Inventário
* Curva ABC (um método de categorização de estoques)
* Gestão eficiente

“A principal dica é ver os itens que mais foram vendidos em 2021, apesar de 2021 ainda refletir o comportamento em relação à covid-19”, afirma Jerônimo.

“Verifique históricos de produtos mais vendidos, usando médias, curva ABC, itens com margem e ganhos maiores. Analise fornecedores que entregam mais rápido, para aumentar a lucratividade e ter menor dependência de giro dos seus estoques, além de diminuir a necessidade de capital de giro da sua empresa”.


Periodicidade das compras

O processo de compras, afirma Jerônimo, dever ser entendido conforme a disponibilidade de fornecedores. “Se o fornecedor estiver perto, os pedidos de compras devem ser planejados conforme a entrega desse fornecedor, obedecendo aos critérios de estoque mínimo e estoque de segurança, para período de reposição.”

Isso vale, inclusive, para materiais de uso e consumo, os chamados produtos indiretos. São aqueles que não estão ligados à produção da empresa ou seu negócio principal, mas ainda assim são fundamentais para o funcionamento da organização. Trata-se se uma área que requer muita energia da equipe compras.

Ao se planejar para fazer esse tipo de compra, a empresa consegue ter visibilidade de redução de custos, fidelizar fornecedores e fazer contratos mais longos com preços fixos e garantia de entrega.


Inflação e juros altos

Em tempos de incerteza econômica e alta inflacionária, como o atual, esses contratos longos podem ser de extrema relevância. “A inflação prejudica, sem dúvida, as empresas, principalmente as que não têm planejamento para compras”, diz o consultor do Sebrae.

A fidelização de fornecedores também apoia a empresa na gestão de tempo, pois quando concentra a compra de insumo não produtivo, aquele de uso e consumo, com um ou poucos parceiros, reduz desperdício de tempo de negociar com vários players do mercado. Facilita também a resolução de eventuais imprevistos no meio do caminho. É algo que traz eficiência e produtividade para o processo.

Quando se trata de itens volumosos, a fidelização do fornecedor também é relevante. Nesse caso, o fornecedor se ocupa dos produtos, usando seu próprio espaço, e entrega periodicamente o que a empresa precisa.

Por fim, a concentração em um ou poucos fornecedores traz confiança para a relação e aumenta o conhecimento sobre a empresa. Ao conhecer a política de compras do cliente, o que só é possível em relações mais longas, o fornecedor entende as oportunidades de melhoria, preço e logística e se adapta à jornada do cliente.


Americanas Empresas

A Americanas Empresas, que fornece milhões de itens de suprimentos, além de outras categorias, para o mercado corporativo, permite que a empresa concentre suas compras em uma única plataforma digital, com um único fornecedor, trazendo benefícios como:

* Praticidade: todos os itens em um só lugar;
* Economia de tempo: com os produtos concentrados em um só lugar, a equipe de compras gasta menos tempo negociando e procurando o que a empresa precisa adquirir;
* Economia financeira: com um fornecedor fidelizado, é possível negociar uma forma de pagamento mais vantajosa, fazer a cotação de grandes volumes e fechar contratos de longo prazo, muitas vezes garantindo o preço inicial por alguns meses;
* Atendimento: quando o fornecedor já conhece o cliente, pode se adaptar à sua jornada. A Americanas Empresas, por exemplo, tem atendimento especializado para todo tipo de negócio, seja para microempreendedores individuais (MEIs) ou grandes empresas;
* Portal corporativo: uma só plataforma para as compras, que facilita a gestão do processo, o controle de gastos, é prático e rápido, oferecendo mais autonomia para o cliente que precisa de suprimentos de uso e consumo.


Erros mais comuns dos departamentos de compras

Algumas empresas demoram muito entre a cotação e a ordem de compras. Em função da volatilidade de preços e nível de estoque, isso pode gerar problemas de abastecimento. Contratos mais longos com fornecedores de confiança evitam esse tipo de situação.

A descentralização de fornecedores, aliás, em empresas que buscam preço item a item, sem olhar o todo, acaba gerando custos invisíveis, como tempo demandado para gerenciar cada fornecedor. Pode ser um erro também, ainda que menos visível.

Veja os erros mais comuns:
* Não ter histórico de vendas;
* Não pesquisar fornecedores;
* Não ter ferramentas que auxiliem na tomada de decisões do que comprar, quando comprar e o que comprar;
* Comprar produtos já existentes no estoque, aumentando ainda mais o volume, por não fazer análise preditiva do inventário;
* Não buscar outros canais e vendas para aumentar o giro do estoque.

“Fornecedores que estão antenados no mercado podem ajudar a aumentar números de clientes e vendas”.

Diante de tudo isso, que tal planejar melhor as compras para 2022 e escolher um fornecedor confiável, que ofereça em uma só plataforma tudo o que a sua empresa precisa? Uma parceria dessas tem muitos benefícios a oferecer.

Fonte: Infomoney