Notícias


Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 20 de abril de 2021 às 10:34


O impacto do COVID-19 interrompeu os padrões normais de trabalho, modos de comunicação e dinâmica da equipe. Fragmentações, polarizações e muitas mudanças estão acontecendo. Além disso a crise econômica realmente nos traz desafios, mas as oportunidades estão ai para buscarmos o desenvolvimento, autoconhecimento e superação.

Vejo que o autoconhecimento, para as pessoas e para as instituições, é condição sine qua non quando se fala em gestão de alta performance. Pessoas que possuem autoconhecimento dispõem de maior habilidade de tomar decisões rápidas em situações complexas. O autoconhecimento é um diferencial maravilhoso que deve ser introduzido no mundo dos negócios.

O autoconhecimento permite que você descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados. Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Além disso, se você quiser realmente colocar em prática a filosofia do capitalismo consciente em seus negócios e projetos, a ideia é partir do autoconhecimento para poder compreender, mais profundamente os stakerholders. Clientes, fornecedores, colaboradores, sociedade e planeta são as pessoas impactadas pelo seu negócio e por isso, uma escuta ativa das partes interessadas, contribui para que você possa revolucionar o mundo dos negócios.

O autoconhecimento auxilia no controle das emoções e proporciona um equilíbrio interno , buscando um melhor bem-estar mental no trabalho e nas relações que construimos no dia a dia. Lideres que possuem autoconhecimento dispõem de um resposta mais equilibrada e consciente no trabalho.

O primeiro passo para quem deseja buscar autoconhecimento é olhar para dentro de si e buscar a aceitação de suas limitações e valorizar suas potências. É o exercício da compaixão consigo mesmo. Entender que estamos em uma jornada de descobertas e de aprendizagem na vida.

O passo seguinte é aprender no encontro do outro. É estar preparado para o diálogo, para a colaboração, para a empatia. A escuta ativa é fundamental nesse caso para que possamos compreender o outro na sua plenitude, sem julgamento, com o propósito de promover as trocas de ideias e de perspectivas.

Seguindo a jornada, o próximo passo é expor-se, desafiar-se e deixar-se vulnerável. Quanto mais a vulnerabilidade estiver presente em sua vida, fazendo-o refletir sobre a incompletude do ser humano, mais fácil será a sua conectividade com os outros. Penso que esta perspectiva pode, de alguma maneira criar espaços de cura dentro das organizações.

O autoconhecimento é um convite para expor nossas experiências, nossas dificuldades. É ter a mente aberta para mudanças. Seja a mudança que você quer ver no mundo.

O novo jeito de lidar com nossas instituições, proposto pelo capitalismo consciente, tem origem em uma mudança de hábito em nós mesmos. Tudo começa com a gente! A essência do ser humano, o propósito, nossos valores e crenças estão dentro da gente. Trazer esta pauta do autoconhecimento para as organizações é quebrar barreiras, enxergando o ser humano em todas as nossas dimensões.

Somos seres humanos íntegros em todas as dimensões da vida ! As organizações são pessoas lidando com pessoas. Pense nisso e construa organizações melhores para todos em seu entorno!

Eliane Davila é Ph.D em processos e manifestações culturais, pesquisadora do empreendedorismo feminino, embaixadora certificada do capitalismo consciente, mentora de negócios da ABMEN e apaixonada pela vida. Ela fala um pouco sobre o assunto. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4tQqnSLy9Tc&feature=emb_imp_woyt

Fonte: Capitalismo Consciente Brasil
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 13 de abril de 2021 às 11:12


Afirmar que a liderança já atingiu o ponto de exaustão várias vezes durante a pandemia não é exagero.

O exercício de se manter alerta, resiliente e motivador 24 x 7 por mais de um ano é cansativo. Mas não vale desistir. Desistir não é uma opção.

Se cuidar é o primeiro passo. Máscara, zero aglomeração, isolamento social sempre que possível. Pratique e inspire sua família a praticar. A sua vida e da sua família merecem todo esforço que seja necessário. Se precisar brigue por isso.

Conseguir por todos os meios resolver problemas de fluxo de caixa é cuidar da vida da empresa. Sem oxigênio a pandemia faz seu negócio de vítima. Onde procurar? Com quem falar? Todo mundo, desde bancos a fornecedores e, por que não investidores? Todos que puderem ajudar têm que ser contatados. Sem vergonha. Sem qualquer sentimento de menos valia. Afinal, é a existência da empresa que está em perigo.

As mudanças. Só muita flexibilidade permite que não se quebre a cada novo vento. Entre o mutável e o imutável, se esforce pelo mutável. Seja ágil, não apressado. E faça comunicações de como você está em cada nova fase do ciclo de mudanças. E mantenha viva a vontade de aprender e evoluir com cada novo aprendizado.

A vida dos seus funcionários vem em paralelo. Junto com a vida da empresa. Cuidar deles o máximo possível, orientando, acompanhando e, se preciso, “pegando pela mão” para que eles se cuidem dentro dos protocolos que todos já conhecem tão bem, mas alguns hesitam na hora de praticar. Se precisar, brigue.

Agora que já cuidamos do corpo da empresa vem a alma. Depois desse tempo de incerteza e dúvida pelo qual todos passamos, mas a sua equipe deve ter mergulhado mais fundo porque eles não têm o controle da situação, temos que recompor todos os dias o emocional do time. De cada componente. É hora de escutar – ativamente – como virou moda. Entender do que cada pessoa que reporta a você precisa. E dar o exemplo a quem reporta para você para que eles façam o mesmo com quem reporta para eles até chegar nas pessoas que cuidam do Cliente. Sem parar. Ouvir deixa dívidas. Quem ouve quer ajudar. E cada pedido de ajuda tem que ser intencionalmente atendido. O lucro desse processo é que além dos pedidos vêm as ideias. Seu time é a maior fonte de ideias sobre o que fazer nesses tempos. As melhores ideias de uma organização são geradas por pessoas bem cuidadas. Então cuide. E colha. Se sua marca tiver um propósito de melhorar genuinamente o pedaço de mundo do tamanho que ela conseguir seu time vai se tornar voluntário desse propósito. Você nem imagina quanto. É possível. E aconteceu em muitos lugares durante tempos de covid-19. Muitas equipes desempenharam muito melhor o papel que lhes foi atribuído do que o esperado. Se superaram.

A causa disso? Um líder competente e diferente. Daqueles pelos quais vale a pena lutar. Que dá o tom de luta pelo que faz. Todos os dias. Incansavelmente.

Não se esqueça de manter seus Clientes vivos. Fale sempre com eles. Ligue para pelo menos um por dia. Seu exemplo vai inspirar seu pessoal a ligar para muitos por dia. Ou postar para muitos por dia. Não interessa o meio o importante é manter a relação.

Você? Sua liderança? Como estão? O espelho é o melhor indicador. Se veja lá. Meça o tamanho do seu vigor e generosidade.

Os tempos são duros.  Mas vão passar. Espero que quando o tempo passar o maior legado que você tenha da pandemia seja a evolução da sua liderança.

Fonte: Pontodereferencia.com.br