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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 31 de outubro de 2017 às 21:25
Uma executiva que trabalha comigo recentemente se deparou com o maior desafio de sua carreira. Recrutada de fora da empresa, enfrentou múltiplos problemas: o negócio estava perdendo dinheiro, os custos estavam nas alturas, a lealdade dos clientes estava desaparecendo e os funcionários mais talentosos deixavam a firma. Seu antecessor tentara, em vão, proceder à reorganização antes de deixar a empresa e conseguir emprego com um concorrente. O moral estava baixo, enquanto a desconfiança e a ansiedade estavam em alta.

Um estudo longitudinal de 10 anos com executivos em transição que minha empresa conduziu, descobriu que mais de 50% dos que assumem uma empresa onde impera o caos fracassam no primeiro um ano e meio de trabalho. Também descobrimos várias minas terrestres para líderes nessa situação, em muitas das quais, mesmo com as melhores intenções, minha cliente estava prestes a pisar. Quando um líder assume uma empresa onde reina o caos criado por outros — especialmente se vem de fora da empresa —, talvez sinta que a situação é frágil e talvez nem saiba ao certo por onde começar a longa jornada de mudança, com base em nossa pesquisa e em minha experiência, há seis pontos que os líderes mais eficientes evitam quando ocupam um novo cargo.

Resista à tentação de se distanciar emocionalmente. As situações difíceis e desconhecidas podem levar os líderes a se sentirem vulneráveis. Para combater a ansiedade, evitam a todo custo se envolver no caos, de forma sutil, porém prejudicial. Um mês após a chegada de minha cliente à empresa, notei um padrão característico em seu linguajar. Quando se referia aos desafios significativos da nova empresa, ela invariavelmente usava a terceira pessoa — eles, deles, aquelas pessoas. E quando falava sobre mudanças possíveis e necessárias a serem feitas, empregava somente a primeira pessoa: eu farei, eu não. Seu desprezo pelo novo local de trabalho era visível. Em vez de transmitir confiança aos funcionários com relação ao futuro destes, involuntariamente ela injetava ansiedade, desconfiança e lhes baixava o moral. Uma reflexão mais profunda mostrou que estava tentando se distanciar emocionalmente de toda a confusão por medo de não conseguir desfazê-la. A fim de ganhar a confiança daqueles que precisam viver com as mudanças que você cria, precisa ser parte do time e não ficar à parte dele. Quanto mais rápido perder o status de estranho, inclusive usando palavras tais como nós e nosso, mais cedo eles estarão abertos às mudanças que você precisa efetuar.

Nunca culpe seu antecessor. É uma tentação mais que natural culpar a gestão passada quando entramos em uma empresa desorganizada. Em uma reunião, a frustração de minha cliente foi tão grande que, ao examinar o orçamento do trimestre anterior, simplesmente deixou escapar, “Que raios ele estava pensando?” Bem, como “ele” não estava mais na empresa, todos na sala estavam indiretamente implicados. Ninguém conhece melhor o caos do que aqueles que nele estão envolvidos; talvez muito menos saibam como ele começou. Você se sairá melhor se nem fizer referências às decisões ou ações tomadas antes de sua chegada. A melhor resposta quando estiver na armadilha de culpar aqueles que vieram antes de você é simplesmente dizer, “Não podemos mudar o que aconteceu, mas podemos mudar o que vai acontecer”. As pessoas gostam quando usamos de diplomacia.

Minimize as referências dos sucessos passados. Não fique comentando suas experiências no novo ambiente de trabalho; o lugar adequado para fazer referências a êxitos passados é no seu currículo. Certamente você foi contratado por ter experiências relevantes para o cargo. Falar sobre elas não vai torná-lo superior às outras pessoas. No caso da minha cliente, toda vez que ela fazia referência a seu trabalho anterior, frequentemente começava com frases tais como, “Quando eu estava na empresa X…” e simplesmente ninguém prestava atenção. Eu lhe disse que essas tentativas de aumentar sua credibilidade estavam na verdade se voltando contra ela e que precisava fazer com que seus méritos falassem por si só, sem que ela fizesse referências ao local de onde vinham as ideias. Depois que começou a fazer isso, as pessoas passaram a ouvi-la atentamente e não a rejeitá-la.

Reconheça a linha tênue entre autopromoção e autoajuda. Por medo de não sobreviverem, as pessoas em empresas desacreditadas, fazem grandes campanhas para provarem seu valor. No caso da minha cliente, os funcionários iam constantemente à sua sala com ideias fracas, pois estavam ansiosos para darem seu apoio e ainda mais ansiosos para serem vistos como elementos-chave no futuro que ela estava construindo. Em uma de nossas sessões, desabafou, “Por um lado, alguns dos elementos das ideias que eles trazem são realmente bons. Mas por outro, estão tão empenhados em me convencer do quão indispensáveis são, que perderam a objetividade do que pode ou não ser feito.” Ela se sentia obrigada a ouvir as ideias deles, mas relutante em oferecer qualquer crítica, por medo de não parecer aberta a ideia alguma a não ser as suas. Ela sabia que não podia simbolicamente aceitar ideias apenas para parecer que ouvira, nem podiam ser só suas ideias que prevalecessem. Assim, criou um método de total transparência que permitiu que as novas ideias fossem julgadas pelos potenciais impactos que causariam, e não pelas pessoas que as apresentassem. A equipe inteira criou um conjunto de critérios que as futuras ideias deveriam atender, e todas elas eram expostas também à equipe inteira, e não somente à executiva. Além disso, ela deu segurança para cada apresentador divulgar qualquer interesse pessoal sobre o desejo de que suas ideias fossem adotadas e o que eles temiam caso não prevalecessem. Ela lhes pedia que “honestamente as avaliassem como se não tivessem medo de perder o emprego.” Isso não só aumentou a confiança entre todos, mas também permitiu que a melhores ideias sobressaíssem.

Teste a confiabilidade de seus dados. Ao mesmo tempo em que pode ser difícil encontrar dados não verificados no meio de ventanias, é ainda mais difícil encontrá-los quando todos a seu redor querem parecer inocentes ou importantes. Minha cliente descobriu que todos os relatórios que ela pedia, fossem as tendências de vendas, as análises de satisfação do cliente, as taxas atualizadas de execução do orçamento ou o risco de retenção de funcionários, tinham outra fonte de dados que os refutava. O conflito de fatos não é uma prática incomum nas organizações, mas se intensifica quando as pessoas temem ser responsabilizadas pela verdade. Quando ela questionava os dados que lhe eram apresentados, as pessoas ficavam na defensiva. Uma chegou a perguntar, “Você está me chamando de mentirosa?” Outros culpavam a tecnologia antiquada da empresa para gerar relatórios confiáveis. Em vez de ser obrigada a ser a única juíza dos fatos, ela reuniu a equipe, apontou exemplos dos pontos em que sentiu que havia discrepâncias na história e afirmou: “Qualquer esperança de mudar nossa trajetória para um objetivo comum será baseada em uma avaliação verdadeira de onde estamos, por mais dolorosa que seja. Notícias ruins não melhoram com o passar do tempo. Então, peço que vocês trabalhem em conjunto e voltem com um olhar honesto sobre o ponto em que nos encontramos.” Ela também contratou vários analistas externos para fazer uma auditoria independente. Os dados consistentes de cada análise permitiram uma definição mais confiável das prioridades.

Seja transparente sobre como você fará mudanças. Há muitas regras sobre a rapidez com que um novo líder deve fazer mudanças e as dimensões que devem ter. Alguns sugerem uma espera de 90 dias ou até mesmo um ano para aprender sobre a organização antes de fazer grandes reviravoltas; outros aconselham limpar a casa no primeiro dia. A velocidade da mudança dependerá da situação e do que a empresa consegue tolerar. Se uma mudança imediata é necessária, faça-a. Se você não tem certeza, então investigue e faça um diagnóstico antes de tomar qualquer decisão. A abordagem mais ponderada de minha cliente lhe foi bem útil nesse respeito. Ela foi muito transparente sobre como avaliaria a organização, como faria mudanças e em que período de tempo as realizaria. Sua “liderança de portas abertas” permitiu que outros não as esperassem com medo e também não permanecessem em negação. A abordagem de minha cliente foi começar com pequenas vitórias defendidas por pessoas em sua organização. Esse impulso permitiu, com o tempo, que a organização conseguisse absorver mudanças mais profundas, quando ela as iniciou.

Herdar uma liderança caótica, especialmente aquela que você não descobre até depois de sua chegada, pode ser angustiante. Não agrave os desafios com escolhas infelizes que podem piorar situação. Vá administrando o caos vagarosamente, construindo uma coalizão e sendo totalmente transparente durante o processo. O caos, por fim, começará a se ajeitar. Mas tome cuidado para que não seja substituído por outro criado por você.

Fonte: HBRB
Gestão & Liderança Postado em quinta-feira, 26 de outubro de 2017 às 07:59
Ele tem cara de gringo, nome de gringo, trabalha em uma empresa global, mas é brasileiro. Martin Spier é engenheiro de performance da Netflix. Em outras palavras, ele é um dos profissionais responsáveis pela velocidade com que entramos e assistimos ao conteúdo da maior plataforma de streaming do mundo. Basicamente, quando aquelas bolinhas aparecem rodando no meio da tela por muito tempo ou quando vemos a mensagem de que alguma coisa deu errado, ele é um dos culpados.

Spier esteve no RD Summit, evento de Marketing Digital e Vendas, que aconteceu na última semana em Florianópolis, e contou alguns fatores e segredos que tornam a Netflix uma das companhias mais inovadoras do mundo. E todos esses fatores passam por um grande driver: cultura.

A companhia, que tem hoje 109 milhões de assinantes em 190 países, começou em 1997, postando DVDs pelo correio. A assinatura veio em 1999 e somente em 2007 a companhia iniciou seu serviço de streaming. A agilidade é, portando, uma das bases da cultura da companhia, segundo Spier.

“Essa cultura da empresa passa invariavelmente pelas pessoas. Sabemos que quando as empresas crescem, elas ficam mais complexas e em muitas empresas os talentos não acompanham esse crescimento. Resultado: tudo vira um caos. O que fazemos é justamente evitar o caos”, disse o executivo. Mas ele pondera: “sabemos que é uma cultura que não é para todo mundo. É uma cultura bottom-up e isso aumenta o nosso ritmo de inovação”, afirmou.

Veja o que a empresa faz para garantir processos de inovação consistentes:

1. Tomada de decisão

Na empresa, todos os funcionários têm liberdade para decidir qualquer coisa. “Você só vai consultar o gerente em caso de dúvidas”, contou Spier. Isso facilita a agilidade da empresa, mesmo com o tamanho que ela tem. “Sabemos que mudanças é a única certeza que temos. E fica difícil uma empresa com muitas amarras mudar”, disse. “Um dos segredos para evitar o caos é a liberdade”, completou.

2. Informação compartilhada

Todos, simplesmente todos os funcionários da companhia têm acesso a tudo na empresa – de informações macro até mesmo informações mais sensíveis de estratégia. “Evidentemente que a gente assina termos de confidencialidade, mas saber de tudo o que acontece na empresa coloca todos na mesma página e conseguimos criar o que é preciso para melhorar a experiência do cliente. Acesso às informações agiliza e facilita tomada de decisão”, contou.

3. Pessoas eficazes

Na Netflix uma regra é clara: pessoas com performance adequada recebem um ótimo pacote de benefícios para irem embora. “A ideia é dar espaço para pessoas excelentes. Pessoas altamente eficazes é que ficam”, disse. Ali, os gestores são estimulados a se perguntar se eles realmente lutariam por determinada pessoa. “A empresa contrata os melhores e monta um dream team”, disse.

4. A única regra é da autonomia

A companhia prima pela ausência de regras e burocracias e pela autonomia e autorresponsabilidade. “Na empresa não existe espaço para burocracias e processos que não agregam valor”, afirmou. Um exemplo: relatórios de despesas e reembolsos não precisam ser assinados por gestores. Se um funcionário precisar de um lap top novo, ele vai até a área e pega. Se tiver uma ideia que melhore a experiência do usuário, ele simplesmente faz e testa. A maioria das empresas simplesmente não confia nos funcionários que contrata. Isso não existe na Netflix. “Confiamos na capacidade de decisão das pessoas. Queremos grandes tomadores de decisão”, disse.

5. Onde o erro tem vez

A companhia não pune erros. Ao contrário: ela estimula testes e erros acontecem no meio do caminho. E tudo bem. O que vale são os resultados finais. A Netflix tem plena consciência de que processos de inovação não acontecem sem falhas no meio do caminho.

6. Você é o resultado que traz

Sabe aquelas estruturas verticais, com brigas por pequenos poderes e áreas? Na Netflix isso não existe. Lá, ninguém liga para cargos. “É sobre entrega. Você é conhecido pelo o que entrega. Todos têm um título similar”, considerou.

7. Salário importa sim!

Ao contrário do que muitas empresas pensam, salário importa sim – ainda mais para Millennials. E se a companhia quer os melhores profissionais, ela sabe que terá de desembolsar para isso. “Pagamos o topo do mercado pessoal desse profissional. Somos incentivados a fazer entrevistas para verificarmos o nosso valor de mercado e levar isso para negociação”, afirmou. Aumentos salariais são mais importantes que cargos. “Os aumentos salariais estão ligados aos novos skills que você adquire ao longo do tempo”, contou.

8. O tempo é seu, o que importa é o resultado

“Ao invés do gerente me dizer o que tenho de fazer, ele me pergunta o que eu gostaria de fazer e isso muda tudo”, disse Spier. Na Netflix, o resultado importa e, por isso, cada profissional é gestor do próprio tempo. Um exemplo: folgas e férias não são determinadas por ninguém. Os profissionais estabelecem quando vão tirar seu tempo livre e por quanto tempo. Ano passado, Spier tirou dois meses de férias para viajar e não precisou de aprovação de ninguém. “Você simplesmente sabe o que precisa entregar e entrega”, disse. “A Netflix contrata pessoas responsáveis. Contrata adultos”, ponderou.

Fonte: Novarejo