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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 30 de maio de 2017 às 16:27
Um cenário altamente complexo que atinge em cheio as organizações, seu planejamento, posicionamento e, principalmente, suas pessoas, exigindo uma reinvenção diária, atitudes disruptivas e um protagonismo nunca antes experimentados adicionalmente, a uma velocidade que só cresce. Neste contexto a figura da liderança, individual, empresarial ou governamental, emerge como necessidade urgente. Aquele que assume o manche da situação, que tem a visão e o direcionamento para onde se deve seguir, as diretrizes e principalmente: por que se deve caminhar na direção apontada.

Em célebre frase, Einstein já dizia que não é possível obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Em cenários altamente complexos é fundamental evocar o máximo da capacidade analítica para encontrar novas oportunidades, resolver problemas de gestão com alta complexidade, antecipar cenários, criar e executar novas estratégias. Sobretudo a sensibilidade e grande habilidade para desenvolver talentos.

As mudanças desencadeadas passam a exigir profissionais e líderes com novas e exigentes competências e habilidades. De flexibilidade, consistência e multifuncionalidade a multiqualidades.

Uma importante característica deste líder eficaz é que ele não se enfurna atrás de sua mesa no papel de apontar o que cada um deveria fazer, buscando culpados e desculpas para a situação adversa e instável. Este líder está tão profundamente envolvido em sua visão e crença de que tem a responsabilidade de virar o jogo, que seu entusiasmo natural tem o poder de contagiar e inspirar todos que estão ao seu redor. Sua firme vontade de fazer a organização prosperar desperta e alimenta a paixão de todos, conduzindo o time em direção à realização de suas metas.

Os líderes são os verdadeiros agentes de mudança em cenários incertos como os que estamos vivendo. Liderar significa conquistar as pessoas, envolvê-las para que coloquem sua mente, coração, criatividade e excelência a serviço de um objetivo, fazendo com que se empenhem ao máximo nessa missão.

O líder assume o delicado papel de promover segurança à sua equipe, que muitas vezes com poder limitado de tomar decisões, podem se sentir a mercê das incertezas. Esta segurança vem da demonstração que está no controle, que tem autonomia, está preparado e sabe o que fazer em sua missão de liderar o time. O líder transmite a confiança e credibilidade à equipe, posicionando-se com uma referência digna de ser seguida.

Ao líder ainda cabe a função de abrir suas portas, colocando-se à disposição com autenticidade, escuta ativa, compartilhando informações e dando feedback na medida em que ele é possível e necessário.

5 diferenças que a liderança eficaz faz nas organizações em tempos de crise:

- Uma gestão competente munida de uma liderança eficaz permite a manutenção dos ânimos da equipe, fazendo com que permaneçam motivados;
- Características natas de liderança engajam as equipes;
- Um líder autêntico assume as consequências de suas decisões e por isso gera na equipe a percepção de comprometimento e confiabilidade;
- Um verdadeiro líder sabe tomar decisões difíceis sem pestanejar, e em tempos de crise essa tarefa se torna ainda mais importante;
- Em um momento de vários problemas, um bom líder é capaz de trabalhar inúmeras soluções.

Liderar é uma tarefa diária, árdua e complexa, e que traz consigo uma realização impar. A liderança acontece através das ideias, visão clara e princípios bem estabelecidos e é a partir da visão deste líder que toda a equipe irá segui-lo, ou não. Esta visão deve ser inspiradora, e as atitudes do líder devem ser coerentes e estar alinhadas com esta visão. É imprescindível que o líder seja fiel às suas ideias.

Saber aonde se quer chegar, liderar na linha de frente, ter boas pessoas e formar um bom time. Ter em sua equipe bons profissionais, que dominem cada uma das coisas que precisam ser feitas. Não é possível ser bom em tudo sozinho. Esta é a verdadeira importância do trabalho em equipe, pois em um time, os pontos fracos são compensados e os pontos fortes são potencializados. Nenhuma pessoa pode ter todas as habilidades que uma organização ou uma situação precisa. Ter boas pessoas também significa ter pessoas de caráter e valores, sobretudo de coração e atitudes positivas.

Tempos difíceis não criam líderes. Tempos de crise apenas mostram o tipo de líderes que dispomos nas organizações. Liderar no final das contas é mais arte do que ciência, mais ação do que reação, mais quem é você do que o que você faz.

Fonte: Fabiana Mendes - Gouvêa de Souza
Gestão & Liderança Postado em segunda-feira, 29 de maio de 2017 às 14:03
O nosso novo portal está no ar.  Momento importante da nossa caminhada rumo aos 40 anos.

Os passos de uma empresa são semelhantes aos da vida.  A escolha nos define, os legítimos valores pessoais nos sustentam e uma visão nos leva a direção.

Simples assim, não é mesmo ?  Verdadeiramente não foi. A essência da nossa consultoria foi sempre “o movimento”,  conforme atesta a história traduzida no portal. O movimento na busca de soluções simples para facilitar a vida do cliente, tornaram, por consequência, simples o nossa caminhada. O formato e a natureza dos problemas dos clientes foram fonte de inspiração para irmos em frente, melhorar o entendimento e enfrentar o trabalho duro com muita determinação.

É de senso comum que tudo muda, o tempo inteiro a uma velocidade maior. Mas enfim, onde a está a solução de tudo que buscamos? No mercado. É com “discernimento” que conseguimos explorar extraordinárias oportunidades existentes nas “áreas cinzas”.  Movidos pelo mercado, passamos a dar mais ênfase ao nosso projeto de varejo. A proximidade do consumidor nos dá mais poder para auxiliar de um ângulo novo – do mercado para dentro da empresa. Esta é nossa nova  vida, é isto que estamos respirando. Vivenciamos intensamente o impacto do novo jeito de fazer negócios que coloca ricos ingredientes no elo produto e consumidor, com novas formas de se relacionar e traduzir experiências verdadeiras. Não cabe mais a superficialidade, o fugaz,  para atender as demandas do consumidor.  Neste contexto, um dos desafios mais difíceis é o propósito da marca chegar na linha de frente da loja, com todo o espírito que deve envolver cada atendimento para “fazer o cliente voltar outra vez”.  Este é o indicador mais importante.

Foi se o tempo do vale tudo pela venda.  Seguem adiante as marcas com  propostas alinhadas, coerentes e sobretudo com um time que tenha capacidade de produzir o encantamento o tempo inteiro, indo muito além da materialização da venda.   

O suporte a mais de 20 marcas e  120 lojas situadas em 20 estados brasileiros são fonte rica de aprendizado da consultoria. Respiramos no dia a dia a condução de Gestão Simples,  traduzindo o racional financeiro numa interface amigável com o comercial e operacional da loja.  A lei da causa e efeito em ação o tempo inteiro, levando o entendimento sistêmico de gestão. Muita metodologia, tecnologia e educação. Este é o tripé que sustenta a nossa proposta de valor.

Recebemos dos clientes a oportunidade de vivenciar quase “40 anos de evolução que nos trouxeram até aqui e agraciados com o desafio dos próximos 40”.

Como presente, selecionamos  3 leituras de temas  para este momento:  “Como estaremos daqui 30 anos?”, não menos importante a leitura da “4a. revolução industrial”  complementada por reflexões quanto ao “enfrentamento de decisões difíceis”.

A nossa gratidão a todo o mercado, clientes, consultores e amigos. Desejamos que façam bom proveito.

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Equipe Molter