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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:16


Colaboradores engajados e felizes geram mais resultados para as empresas; mas o employee experience bem-feito é um desafio.

Entre os melhores caminhos para escalar negócios está o investimento na gestão de pessoas. Ao focarem em estratégias de marketing e de CX, muitas empresas esquecem o importante fator para a melhora da performance: colaboradores felizes e engajados – características que trazem ótimos retornos.

Uma pesquisa da IBM mostra que as empresas mais avançadas em employee experience registram um retorno sobre os ativos quase três vezes maior do que as que possuem pouco investimento na área. Além disso, as vendas das organizações com funcionários mais satisfeitos são quase dobradas.

Porém, são muitos os desafios para alcançar tal patamar. Guilherme Müller Saboia, CEO da Robbyson, explica que tudo começa na própria gestão. “As pessoas são únicas e diversas. Cada uma tem um jeito, uma forma de se sentir engajada, pertencente, de absorver conteúdo e de se sentir ouvida. E percebemos que ainda existe um pensamento de padronizar, de igualar e enxergar apenas o todo. A verdade é que precisamos enxergar cada um na sua especificidade, usando a diversidade como força motriz para a criatividade”.

Soma-se a isso as mudanças causadas pela pandemia, que impactaram não só os modelos de trabalho, mas também o comportamento das pessoas. De acordo com a Mckinsey, as empresas estão enfrentando um êxodo de funcionários exaustos, pensativos sobre o verdadeiro significado do trabalho e em busca de confiança, coletividade e propósito. Esse é o momento ideal para olhar para o employee experience e tornar a empresa preparada para o mercado.

Nesse sentido, Saboia incita: “Não somos mais os mesmos, nem o mercado, nem os consumidores, nem a forma como trabalhamos, então por que manter os velhos hábitos de gestão? Já está mais do que na hora de diminuirmos a burocracia e aumentarmos a colaboração e a meritocracia”.


Tecnologia para uma gestão de pessoas eficiente

Para que tudo isso seja possível, os líderes precisam ter a capacidade de olhar para cada colaborador individualmente, fazendo com que ele se sinta parte do projeto e, consequentemente, se engaje com os valores e objetivos da empresa. A forma mais eficiente para isso é a adoção de uma plataforma inteligente de gestão de pessoas, como a da Robbyson.

“A tecnologia é o meio pelo qual conseguimos entregar empresas mais produtivas com pessoas mais realizadas. Com toda a inteligência artificial que temos, além de machine learning e segurança, conseguimos trazer personalização e rapidez. A ferramenta é capaz de gerar comunicação de forma objetiva e fazer com que todos entrem no jogo, sabendo para onde estão indo. A tecnologia é uma ponte para que possamos otimizar o trabalho de gestores e colaboradores”, explica Saboia.

Na prática, os colaboradores passam a ter acesso diário a uma plataforma que pergunta como eles estão se sentindo, mostra os resultados dos trabalhos realizados e os próximos desafios, tornando possível a autogestão. Todos os dados também são disponibilizados para o gestor, que passa a ter uma clareza maior para treinar, capacitar e engajar a equipe de acordo com as metas estabelecidas.

“Isso traz grande diferença para o gestor, às vezes ele está focado em deixar a equipe mais produtiva, levar palestras de otimização do trabalho, mas o que ela precisa mesmo é de um auxílio sobre saúde mental. E a ferramenta ajuda a enxergar isso de forma clara. Outro ponto é que se sentir reconhecido e enxergado pelo que é, não tem preço, a meritocracia é um importante pilar”, diz Guilherme Saboia.


Estratégia como diferencial

Porém, a tecnologia por si só não é a solução definitiva para o desafio da gestão de pessoas, é preciso, em paralelo, possuir estratégias e indicadores bem definidos. Além de uma cultura voltada para o employee experience, suporte inteligente de BI e um plano de negócios sólido.

Exemplo disso é o Grupo Elo, um grupo de serviços de relacionamento que tem como principal foco o contact center e entendeu onde era preciso investir no dia a dia. Em pouco tempo, os colaboradores que mais acessaram a plataforma de gestão inteligente tornaram-se 24% mais produtivos e venderam 56% a mais. A evolução na rechamada ficou em 93% e no tempo médio de atendimento em 11%.
Nesse sentido, fazer uma avaliação honesta das necessidades dos funcionários e ter dados para entender o cenário faz com que a empresa se torne mais assertiva e, junto às estratégias de marketing e CX, mais lucrativa.

Fonte: Consumidor Moderno
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:52


Entre janeiro de 2019 e 2021, houve um aumento de mais de 44% no número de respostas a Tweets de empresas.

Os brasileiros que usam Twitter gostam de acompanhar a atuação das empresas na rede social. Oito em cada dez pessoas concordam que ver marcas no Twitter faz parte da “graça” de usar a ferramenta. Além disso, na plataforma as pessoas são mais abertas e receptivas a interagir além dos seus círculos sociais, dentro de seus temas de interesse e, por isso, seu engajamento com marcas tem sido crescente: entre janeiro de 2019 e 2021, houve um aumento de mais de 44% no número de respostas a Tweets de empresas.

Essas são algumas das conclusões da pesquisa #PapoReto, realizada pelo Twitter em oito países, incluindo o Brasil. A pesquisa evidencia a necessidade de as marcas revisitarem os temas que abordam e se conectarem com o público de forma legítima. Foi apontado, por exemplo, que nove em cada dez pessoas valorizam marcas que têm certeza de quem são, mostrando a importância da clareza e consistência de posicionamento. Os consumidores desejam que as marcas participem das conversas dos mais variados temas, além dos assuntos aos quais já estão inseridas, desde questões sociais e culturais, até programas de TV, datas comemorativas e memes.

O Twitter listou exemplos de marcas que, com o uso de tecnologia e de tom de voz autêntico, lançaram mão de ações ágeis e criativas e conquistaram bons resultados e engajamento com seu público.


Bis 

A ação, idealizada pelo time global de Twitter Next em conjunto com a agência DAVID São Paulo no Brasil, contou com uma análise automatizada das informações públicas do perfil de quem curtir ou reagir ao Tweet da campanha para identificar os interesses e comportamento daquela pessoa. BIS foi a primeira marca a utilizar a solução no Brasil.

A tecnologia era programada para encontrar e classificar as informações em temas específicos e, então, enviar um Tweet personalizado de acordo com o que foi detectado. A empresa uniu tecnologia e contexto com esse projeto, utilizando o melhor da automação com a linguagem do Twitter, trazendo a marca ainda mais para perto de seus consumidores e fãs de uma forma inesperada, divertida e nada intrusiva.


Chevrolet 

Para se conectar e fortalecer o relacionamento com os milhares fãs de música presentes no Twitter, a Chevrolet contou com uma ativação na plataforma criada especialmente para o Lollapalooza Brasil 2022: playlists customizadas aos fãs no Twitter. Para isso, o perfil da marca no Twitter trouxe uma solução tecnológica de curadoria musical para customizar e humanizar ainda mais a experiência e a interação do público com a marca e, a partir do engajamento de uma pessoa com um Tweet da ação, era iniciada uma análise automatizada das informações públicas do perfil para identificar seus interesses. A tecnologia encontrava e classificava as informações em temas específicos e, então, enviava um Tweet com a playlist customizada de acordo com seu comportamento e interesses, proporcionando uma experiência musical prática e imersiva e ajudando os fãs de música a descobrirem novos gêneros, artistas e estilos musicais.


Seara 

O Twitter e a Seara trouxeram uma solução para entregar uma experiência personalizada entre a marca e os consumidores na plataforma. A ação, alinhada com a festa do Hot Dog Seara do BBB, teve início com um Tweet da campanha que convidava as pessoas a participarem de uma batalha ao vivo para definir qual era o melhor acompanhamento para um hot dog.

A tecnologia foi programada para contabilizar os votos do público e mostrar na publicação, em tempo real, o ingrediente mais votado na plataforma. A ativação buscou integrar as ações que aconteciam no BBB durante o programa ao vivo, além de contar com contato personalizado em escala, visto que cada um que participou da votação recebeu no próprio Tweet uma resposta com uma receita customizada, de acordo com a sua escolha, e um cupom de desconto na compra do Hot Dog Seara.


Magalu

O Magazine Luiza, com o objetivo de fortalecer a presença de sua influenciadora digital, traz a Lu para se comunicar com sua audiência de forma nativa, principalmente para contar novidades a respeito da marca, como promoções e lançamentos de campanhas, além de se conectar com o que está acontecendo. As conversas na plataforma renderam cases de alta aderência, como o vídeo da Lu dançando Envolver, da Anitta – que atingiu mais de 1 milhão de visualizações – e o she hulk, em que, após pessoas comentarem a respeito da semelhança da super-heroína da Marvel com a persona, a influenciadora apareceu verde e mudou seu nome para She Lu do Magalu.


Natura 

A Natura, por meio de sua persona Nat, consegue se comunicar com seu público de forma natural e com uma proximidade que é possível graças ao tom de voz elaborado para sua assistente virtual. A Nat, personificada como a produtora de conteúdo do perfil da Natura, traz tanto os pilares da marca – sustentabilidade e empoderamento feminino – em suas publicações, como conteúdos de venda, com recomendação de produtos, sempre de forma humanizada. Ela também participa de conversas de temas do momento, como memes e Tweets virais, conquistando, assim, bom engajamento com seu público.

Fonte: Mercado & Consumo