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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 11 de abril de 2023 às 11:29


Empresa comemora os 25 milhões de clientes no programa C&A&VC; entenda como a marca tem mudado o jogo sobre fidelização no varejo.

Fidelidade é algo muito desejado pelas marcas, mas também desafiador. Além de um comportamento de consumo de acordo com o momento, a quantidade de ofertas similares e a disputa pelo cliente, têm levado as marcas a repensarem suas estratégias para programas de fidelidade.

Nesse caminho a C&A entende que o cliente vê vantagem em programas que ofereçam otimização de gastos e a transformação de pontos em vantagens e experiências que atendam às suas necessidades atuais.

Foi com essa ideia de mudar o jogo sobre programas de fidelidade que a C&A, lançou em 2018, o C&A&VC. Um programa com a missão aproximar e emplacar ações importantes e significativas, que firmam o elo entre marca e consumidores.

Mais recentemente, o C&A&VC firmou uma parceria com a Stix, ecossistema de programa de fidelidade do varejo brasileiro, juntando-se a marcas como Pão de Açúcar e Drogasil. Agora, já são 25 milhões de clientes inscritos no programa da marca.


Fidelidade é ter as melhores experiências

Com o foco em gerar experiências memoráveis, e fugir do tradicional, nesses 5 anos de programa C&A&VC, a marca criou uma série de ações. Uma delas foram os níveis de experiência dentro do programa.

Os clientes que fazem parte do nível “Curte”, têm 10% de desconto logo após o cadastro no programa e são informados em primeira mão sobre as liquidações. Vale mencionar que todos os consumidores registrados, mesmo que não comprem nada, estarão automaticamente neste primeiro nível.

Ao mudarem para o próximo nível, “Adora”, os consumidores acumulam as vantagens do primeiro nível e ainda ganham uma surpresa no mês do aniversário. Além disso, têm acesso à pré-venda antecipada e ao bate-papo com o estilista da C&A.

Já no último nível, “Ama”, o cliente tem direito à fila expressa nas lojas físicas, embalagem de presente grátis de acordo com o número de peças compradas e provador com limite de produtos dobrado.


Conexão alcançada

Com essas ações a C&A conquistou mais de 1 milhão de clientes em apenas 4 meses de existência do programa. Hoje, conta com 25 milhões de inscritos.

O programa é válido em todos os canais da C&A, seja para lojas física ou e-commerce e é totalmente gratuito. Além disso, é o único programa de relacionamento das redes varejistas que não está vinculado ao cartão da loja – mas, se o cliente preferir, ele estende os benefícios adquirindo o cartão digital C&A Pay.

Mariana Moraes, head de Marketing da C&A, entende que o consumidor mudou e a C&A está em sintonia com esse comportamento. “Ele tem altas expectativas em relação à qualidade, vantagens oferecidas, opções de escolha e serviços, independentemente do canal de compra que esteja. Por isso, a C&A busca cada vez mais estreitar a relação com seus clientes, entendendo suas necessidades”.
A executiva salienta que todo o sucesso do C&A&VC é a prova de que a conexão da marca com seus clientes foi alcançada.


“Prova que o processo de compra e benefícios elaborados pela marca tem sido bem aceito. Além disso, é esse relacionamento próximo, com calor humano que nos diferencia da concorrência”.


Construção,  futuro e parceria Stix

Sobre o início do programa, Mariana Moraes, conta que o C&A&VC nasceu com a missão de prover experiências e interações personalizadas para as clientes de acordo com seu nível de transação e interação com a C&A. “Queríamos gerar maior conexão e relevância, focando principalmente na identificação destes clientes”.

Mariana afirma que o programa passa agora por uma revisão estratégica ao longo de 2023. “Ele trará mais benefícios tangíveis e adequados a necessidades dos clientes, estimulando um engajamento cada vez maior com a C&A”.

O primeiro passo foi o aumentou do leque de benefícios e vantagens oferecidos, ao firmar parceria com a loyaltech Stix. Com o acordo, os participantes do programa de fidelidade Stix e clientes cadastrados no programa C&A&VC terão a possibilidade de juntar pontos Stix em suas compras nas lojas físicas da rede, e resgatar em compras na marca. A parceria começa a valer no segundo semestre de 2023.

“Além de oferecer novas experiências e vantagens, o principal diferencial da parceria é oferecer um mix entre descontos e experiência em compras aos clientes da C&A nas demais parceiras do programa Stix”, conclui Mariana.

Fonte: Novarejo
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 11 de abril de 2023 às 11:22


O estudo Mapa da Criatividade traz dados e insights sobre a Geração Z. Conheça mais sobre o comportamento do nativo digital.

O que inspira os jovens da Geração Z, vistos como “donos da narrativa”? Essa questão inspirou o departamento de Consumer Marketing Insights (CMI) da Faber-Castell Brasil a realizar a pesquisa intitulada de “Mapa da Criatividade”. O estudo, feito a partir de painel da MindMiners, investigou a relação das gerações com a criatividade e trouxe insights curiosos.

Naturalmente, a pesquisa está alinhada a outras iniciativas da empresa, que já se consolidou no mercado há muitos anos. “São décadas desenvolvendo uma relação de troca com o nosso público, o que torna, hoje, a marca líder no setor de papelaria”, comenta Flávia Giordano, diretora de marketing da Faber-Castell. “Os consumidores fiéis da marca seguem presentes ano após ano, prestigiando nossos produtos e aguardando os lançamentos”.

Em 2022, a Faber-Castell lançou alguns produtos focados justamente na Geração Z que, apesar de ser nativa digital, tem grande interesse por material de papelaria – especialmente aqueles que auxiliam na organização da rotinas e tornam o dia a dia mais alegre, a partir de técnicas de lettering e bullet journal.

“Pensando nesse público, desenvolvemos a Fine Pen Pop, canetas coloridas com ponta de 0,4 mm e ponteira metálica, que se destacam por seu design de corpo mais fino e visual decorado”, conta Flávia. “No mesmo ano, também com o intuito de nos aproximar deste público, marcarmos presença na CCXP, um dos maiores eventos de entretenimento e cultura pop do país, que recebe milhares de pessoas de todas as idades, em especial o público jovem”.


Confira a entrevista completa com a executiva e dados do Mapa da Criatividade:

CONSUMIDOR MODERNO – Os efeitos da pandemia – diminuição da renda, estresse e ansiedade – mudaram muito o comportamento dos consumidores da geração Z perante as marcas? Se sim, como?
FLÁVIA GIORDANO – Assim como todo o mercado, tivemos de nos adaptar a esse cenário, diversificando ainda mais nossa atuação, acompanhando as mudanças no comportamento dos consumidores. Investimos em campanhas e iniciativas para apoiar as famílias com atividades criativas em casa, com lives, tutoriais e cursos de desenho online. Em relação à geração Z, nos mostramos ainda mais ativos nas plataformas digitais, já que mais tempo dentro de casa significava mais tempo utilizando o celular. Intensificamos nossa presença nas redes sociais, desenvolvemos um canal de conversa com esse público, criamos um perfil no TikTok e, hoje, realizamos lançamentos anuais de produtos voltados exclusivamente para este público.


CM – O jovem da Geração Z quer se diferenciar dos outros, não deseja fazer parte de uma massa. Mostra isso nas redes sociais e no momento de consumir, buscando produtos autênticos. Nesse sentido, a forma de pensar o produto ou serviço precisou ser transformada?
FG – Com certeza. Em 2022, realizamos o Mapa da Criatividade, uma pesquisa para conhecer a relação dos brasileiros com essa habilidade e tivemos algumas descobertas interessantes. Uma delas está ligada diretamente com a geração dos nativos digitais: as redes sociais são a maior fonte para a criatividade dos brasileiros: 45% das pessoas buscam inspiração em canais como Instagram, Pinterest, Youtube e Facebook; na sequência, filmes, séries e peças de teatro (34%) e músicas (32%) aparecem no top 3. Isso só comprova que a Faber-Castell é uma empresa que está sempre atenta às mudanças e tendências do mercado para entregar ao consumidor – de todas as idades – exatamente o que ele deseja.


Para a Geração Z…

* A criatividade é a 2ª habilidade mais importante para o futuro, perdendo apenas para a capacidade de aprender;
* 37% inspiram-se em músicos, cantores, atores, pintores, dançarinos etc;
* 31% valorizam o pensamento crítico;
* 35% consideram-se mais criativos à noite;
* 43% afirmam que se tornam mais criativos ao estudar; 36% dizem que a atividade que mais instiga a criatividade é tomar banho.


CM – Nossos estudos também revelam que há um potencial de mercado, com isso, procuramos explorar e oferecer novos produtos, com novas funcionalidades que os atendam. Temos ampliado a oferta de produtos e criado ocasiões de uso para gerar desejo e interesse no target.
FG – A Geração Z é muito consciente e está sempre buscando aprender mais sobre temas como educação financeira, sustentabilidade e ativismo. É fundamental investir nesses temas e comunicá-los de forma efetiva? Como a empresa desenvolve iniciativas nesse sentido?
Sem dúvida. A estratégia das empresas para priorizar as causas passa pelo entendimento das principais necessidades de seus diferentes públicos, bem como pelo propósito da companhia. Felizmente, há décadas, a Faber-Castell persegue pilares como sustentabilidade, educação e criatividade promovendo transformações na companhia e em todo o ecossistema com os quais se relaciona. O público exige cada vez mais consistência das empresas, ou seja, a causa levantada deve estar visível em todas as atividades, não só para o público externo, mas principalmente para o público interno e por meio das políticas e processos da organização. Ao levantar uma bandeira, é importante que as marcas busquem atividades alinhadas tanto à proposta de valor da organização quanto ao propósito como companhia. Quanto mais genuínas e socialmente relevantes forem as causas, mais os consumidores estão comprometidos com elas.


Como as empresas podem se adaptar para dialogar “de igual para igual” com a geração nativa digital? Como acompanhar a tendência da geração que chegou para ser dona da narrativa?

O maior desafio aqui é estar presente onde este público está. Os gostos e preferências da geração Z mudam com uma velocidade altíssima e é necessário estar sempre preparado para entregar o que eles buscam, seja em produtos e/ou valores da marca. Hoje, a Faber-Castell mantém perfis em todas as redes sociais em que esse público se encontra, Tiktok, Twitter, Youtube, Instagram, e o mais importante, mantemos um time interno engajado nessas redes sociais que dialogam diariamente e diretamente com este público.

Fonte: Consumidor Moderno