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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 21 de março de 2023 às 11:28


Com preferência dos usuários por vídeos curtos, TikTok segue crescendo no País.
Seguindo o processo de digitalização do consumidor brasileiro, a maioria das pequenas e médias empresas online (89%) já utilizam as redes sociais como canais de venda adicionais ao e-commerce. Aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp são os mais utilizados (73%) e, em segundo lugar, o Instagram Shopping (67%).

As informações são do estudo NuvemCommerce 2023, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online. De acordo com ele, as redes sociais são a ferramenta preferida para divulgação de conteúdo da marca. Cerca de 97% dos empreendedores afirmaram criar conteúdo para sua marca no Instagram, seguido por Facebook (71%), WhatsApp (63%) e TikTok (33%).

“Apesar da preferência dos lojistas pelo Instagram, o TikTok é a rede social que mais cresce no Brasil. Em 2021, apenas 13% dos lojistas usaram o TikTok para criação de conteúdo. Já em 2022, esse número subiu para 33%. A tendência é de crescimento, visto que a preferência por vídeos curtos segue aumentando ao redor do mundo”, comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.


Otimização do atendimento ao consumidor 

A pesquisa também destaca a importância das redes sociais para o contato do empreendedor com seus clientes. Apenas no último ano, 94% dos lojistas online utilizaram o WhatsApp para atendimento ao cliente.

“O uso das redes sociais para otimizar o atendimento é uma estratégia crescente e que deve ser aproveitada pelos lojistas. Por meio de integrações com as lojas virtuais, automação e chatbots, é possível otimizar essa jornada, aumentando as taxas de conversão e diminuindo o abandono de carrinhos”.

O marketing de influência por meio de campanhas com influenciadores é outra tendência mostrada pelo estudo. Apesar de 41% dos entrevistados ainda não utilizarem a estratégia, 21% afirmam ter interesse em fechar acordos com influenciadores digitais para a promoção de suas marcas e produtos em 2023.

Já em relação a campanhas pagas e anúncios, o estudo aponta que a maioria dos lojistas (60%) investe até mil reais por mês em tráfego pago, sendo 67% em Instagram Ads e 61% em Facebook Ads.

Fonte: Mercado & Consumo
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:34


É a primeira vez que o número de empresas no maior estágio de evolução supera o de empresas em menor estágio.

Seis em cada dez empresas alcançaram os estágios mais avançados de maturidade digital em 2022, segundo o gMaturity, índice criado em 2019 pela gigante da internet para estimular a evolução das estratégias de marketing digital de grandes empresas. Essa é a primeira vez que o número de empresas no maior estágio de maturidade digital, o Multimomento, supera o do menor estágio, chamado de Nascente.

A plataforma de compra e venda Magalu está entre as empresas alcançaram o nível mais alto de maturidade digital. A empresa melhorou seu desempenho em dois objetivos (Vendas Online e App), nos quais a empresa alcançou nota máxima. A melhoria dos criativos usados em suas campanhas também foi uma alavanca importante de evolução da empresa no período analisado.

Com a implantação de um cronograma para evoluir em diferentes pilares de maturidade digital, a Localiza aumentou sua participação de seus canais digitais na contratação de aluguel de veículos em 10% e atingiu o estágio mais alto de maturidade digital.

A Anhanguera Educacional também foi um dos destaques da pesquisa: ao investir em estratégia de mensuração de resultados e na melhoria dos criativos de campanha, nos últimos dois anos, a empresa conseguiu reduzir em mais de 50% o custo de aquisição por aluno matriculado.


Como é feita pesquisa

Os dados desta edição analisaram sinais de mais de 100 empresas no Brasil coletadas nas plataformas de publicidade do Google entre 1º de janeiro e 16 de dezembro do ano passado. No início da análise, a maioria delas (58%) era classificada como Emergente. Em dezembro de 2022, a maior concentração de empresas ficou no nível Conectado, o segundo maior estágio de maturidade digital, o que mostra uma movimentação de grande número de empresas analisadas no gMaturity.

Segundo Rodrigo Carvalho, head de mensuração do Google Brasil e responsável pelo gMaturity, os números revelam que um maior investimento no digital e toda a transformação que isso exigiu das companhias pode ter sido uma importante alavanca para contornar os desafios impostos pelas incertezas no cenário pós-pandemia.

“Neste período de incertezas, muitas empresas apostaram em evoluir sua maturidade digital com o objetivo de se tornarem mais eficientes e gerarem maior retorno financeiro a partir de seus investimentos de marketing”.

Entre as indústrias avaliadas, os setores de Mobilidade (+40 pontos porcentuais), Serviços (+37 pontos porcentuais), Bens de Consumo (+26 pontos porcentuais) e Educação (+20 pontos porcentuais) foram as que apresentaram maior evolução em maturidade digital em 2022.

Já os setores de Finanças (+12 pontos porcentuais) e Varejo (+13 pontos porcentuais), apesar do menor volume de crescimento, já vinham se destacando pelo alto patamar de maturidade alcançado em anos anteriores e seguem entre as indústrias mais bem ranqueadas pelo índice.


Fonte: Mercado e Consumo