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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:54


Em entrevista à Forbes, Bill Gates apostou todas as fichas na inteligência artificial como a tecnologia do século, já Sundar Pichai apresentou sua estratégia para não perder a corrida conversacional.

Desde novembro de 2022, quando o sistema conversacional ChatGPT foi lançado pela OpenAI, o tema inteligência artificial vem predominando as conversas sobre tecnologia e inovação. Neste ano, pode se dizer que o assunto é unânime, principalmente entre as principais empresas de tecnologia do mundo. O sucesso da ferramenta, fruto de sua precisão, bem como a ameaça que ela pode apresentar para grandes Big Techs, em especial o Google, tem acelerado investimentos, estratégias e projetos envolvendo tecnologias conversacionais.

A Microsoft, que vem tomando a dianteira desse ecossistema, e já possuía investimentos na OpenAI desde 2019, quando aportou US$ 1 bilhão na organização, anunciou, em janeiro, mais um investimento de US$ 10 bilhões. O CEO da companhia, Satya Nadella, destacou que é uma diretriz estratégica que a maior parte dos produtos e serviços da empresa tenham inteligência artificial como solução. Ontem (6), em entrevista exclusiva à Forbes, Bill Gates, cofundador da Microsoft, deixou claro seu entusiasmo pela tecnologia e reforçou o potencial de revolução que ela possui para os próximos anos.

“A OpenAI foi fundada com isso em mente. Eles certamente não são uma organização puramente voltada para o lucro, embora queiram ter os recursos para construir máquinas muito, muito grandes para levar essas coisas adiante. E isso vai custar dezenas de bilhões de dólares, eventualmente, em custos de hardware e treinamento. Mas o problema de curto prazo com a IA é uma questão de produtividade. Vai tornar as coisas mais produtivas e isso afeta o mercado de trabalho. A questão do longo prazo, que ainda não está sobre nós, é o que preocupa as pessoas: a questão do controle. E se os humanos que o controlam o levarem na direção errada? Se os humanos perdem o controle, o que isso significa? Eu acredito que esses são debates válidos. Esses caras se preocupam com a segurança da IA. Eles seriam os primeiros a dizer que não resolveram. A Microsoft também traz muitas sensibilidades sobre essas coisas como parceira”, disse Gates.

Poucas horas depois, também ontem (6), Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, anunciou, por meio de um comunicado oficial, o Bard, um sistema conversacional que vai concorrer diretamente com o ChatGPT. A plataforma se baseia na tecnologia LaMDA, que significa em tradução literal do inglês “modelo de linguagem para aplicativos de diálogo”. Os primeiros testes serão realizados em uma versão mais leve e compacta.

“É realmente um momento empolgante para trabalhar nessas tecnologias, pois estamos traduzindo pesquisas profundas e inovações em produtos que realmente ajudam as pessoas. Essa é uma jornada na qual estamos com grandes modelos de linguagem. Dois anos atrás, revelamos recursos da nova geração de linguagem e conversação impulsionada pela nossa Language Model for Dialogue Applications (LaMDA). Nós estamos trabalhando em um serviço experimental de IA conversacional, alimentado pelo LaMDA, que estamos chamando de Bard. Hoje, estamos dando mais um passo adiante ao abrir para testes confiáveis antes de torná-lo mais amplamente disponível ao público nas próximas semanas”, disse Pichai.

O executivo do Google ressaltou que a empresa continua investindo em IA considerando o Google AI e o DeepMind. “Hoje, a escala das maiores computações usando IA está dobrando a cada seis meses, ultrapassando em muito a Lei de Moore. Ao mesmo tempo, IA generativa avançada e grandes modelos de linguagem estão capturando a imaginação de pessoas em todo o mundo. Na verdade, nosso projeto de pesquisa e nosso trabalho de definição de campo em 2017, bem como nossos importantes avanços em modelos de difusão, são agora a base de muitos dos aplicativos de IA generativa que você está começando a ver hoje.”

“O primeiro modelo do Bard requer, significativamente, menos poder de computação, permitindo-nos escalar para mais usuários e mais feedback. Estamos entusiasmados com essa fase de testes para nos ajudar a continuar a aprender e melhorar a qualidade e a velocidade do Bard”, destacou. De acordo com analistas de tecnologia, a resposta do Google representa a reorientação da companhia em torno da inteligência artificial bem como a integração de suas tecnologias de IA além dos testes e direcionadas e produtos atualizados. Também está em jogo a simplificação de dinâmicas complexas para simplificar as interações. Por fim, há o desafio, para o Google de incentivar os desenvolvedores a inovarem a partir de suas soluções de IA.

Fonte: Forbes
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 31 de janeiro de 2023 às 11:01


Segundo Andrea Bell, VP de Insights do Consumidor da WGSN, a cultura digital descentralizada e a criatividade sintética serão alguns dos pilares do mercado no futuro.

A polarização política, as incertezas econômicas, a crescente desigualdade e as mudanças climáticas vão continuar avançando no mundo, que será dominado pela “policrise” em 2025. Essa é apenas uma das forças motrizes que vão moldar o cenário macroeconômico e de negócios nos próximos anos.

Esse foi o tema da palestra liderada por Andrea Bell, vice-presidente de Insights para o Consumidor da WGSN, na 13ª edição do Retail’s Big Show, um dos mais importantes eventos do mundo voltados para o varejo, que acontece até terça-feira, 17 de janeiro, em Nova York.

“A pandemia elevou o nível de estresse, deixando as pessoas perto da ira. Estamos mais ansiosos do que nunca. A inflação vai tirar o sono da população em 2023. A confiança do consumidor caiu e isso é um alerta, pois vai piorar antes de melhorar”, diz.

Segundo ela, as empresas precisarão repensar os modelos de negócios tradicionais, tornando a natureza e suas necessidades parte da estrutura operacional central.

“A sustentabilidade tem que fazer parte da cultura das companhias. Sustentabilidade na cadeia de produção. Sustentabilidade na cadeia colaborativa. Sustentabilidade no dia a dia da empresa. Essa tendência na verdade cria oportunidades, como unidades ecológicas e um tipo de revolução de energia solar. As empresas podem aproveitar e se adequarem neste sentido”, revela Andrea.


A grande migração

Outro ponto impactado diretamente pela pandemia foi o que Andrea chama de ‘A Grande Migração’. Quem trabalhava nos escritórios passou a fazer home office. E mesmo com o fim da pandemia, muitas empresas mantiveram a opção do trabalho remoto. Essa mudança tornou possível os chamamos de nômades digitais, que são aquelas pessoas que podem viver onde quiserem por ter um trabalho 100% remoto.

“As pessoas estão migrando de um lugar para o outro e foram incentivadas pela pandemia. Isso não tem a ver apenas com trabalho. As pessoas estão saindo de lugares onde não se sentem à vontade. Lugares onde sofrem preconceito. Saindo de grandes centros e voltando para suas cidades de origem. São inúmeras situações. E as empresas têm que saber lidar com isso”, garante.


Cultura digital descentralizada

Andrea destacou outras duas importantes forças globais para os próximos anos: a descentralização da cultura digital e a criatividade sintética.

“Hoje a digitalização não está apenas em um lugar. Temos aplicativos para diferentes usos, para diferentes pessoas. Um jovem utiliza a internet de um jeito diferente de alguém que é 20 anos mais velho. E temos até a geração que já passou pelo digital e que agora está saindo dele, como os millenials. As empresas têm que entender as oportunidades criadas por isso. Cada uma se adequa ao seu público. E do melhor jeito possível”, alerta.


Criatividade sintética

E falando sobre a tal criatividade sintética, a inteligência artificial já é uma realidade. “Inúmeras empresas já estão utilizando a IA, de maneiras distintas. Desde o atendimento personalizado à produção em escala. Hoje em dia, os quadros já são pintados por inteligência artificial. Obras de artes podem constar na parede de lojas a cada semana sem a dedicação de um renomado pintor. E as pessoas se identificam. E até gostam disso. Hoje em dia preferem até um influenciador digital feito por uma IA a uma pessoa real”, revela Andrea.

E a VP de Insights do Consumidor da WGSN finalizou o painel com um alerta: “as empresas que quiserem estar prontas para o futuro devem se modernizar e seguir adiante com iniciativas dentro desses cinco pilares (policrise, natureza, migração, descentralização da cultura digital e criatividade sintética). Se adaptar às mudanças da sociedade é fundamental para a sobrevivência”.

Fonte: Mercado & Consumo