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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 17 de maio de 2022 às 10:36


O setor de moda e beleza está reivindicando ações no metaverso, provando a auto expressão através de apelos de estilo tanto para os consumidores no reino digital quanto no mundo físico. Além disso, segundo a Wunderman Thompson, 85% dos usuários dizem acreditar que o metaverso afetará a indústria da moda.


Em fevereiro de 2022, a Dolce & Gabbana abraçou esse novo universo na Semana de Moda de Milão, misturando uma passarela 3D virtual com uma física. Consonante a isso, a Kering está ampliando seu próprio desenvolvimento no metaverso com uma equipe completa dedicada para Web 3.0. De acordo com a empresa, a fusão de realidade e realidade virtual irá transformar a maneira como o e-commerce será construído.

Avanço do metaverso no setor de moda e beleza

A Decentraland sediou a primeira Metaverse Fashion Week em março de 2022, com aparições de mais de 60 marcas de alta moda, incluindo Dundas, Tommy Hilfiger, Philipp Plein, Fred Segal e Karl Lagerfeld. O fim de semana foi repleto de passarelas patrocinadas pelas marcas, um distrito de compras virtual, painéis ao vivo, shows e eventos interativos.

O evento estabeleceu um novo padrão para moda de luxo. David Cash, curador principal, falou sobre como a moda digital permite que os participantes se expressem e externalizem sua criatividade por meio de avatares. “Procuramos apresentar a moda em todas as formas possíveis, de desfiles a experiências de varejo, arte, filme, fotografia e até de maneiras que vão além dos confins da realidade. No metaverso, tudo é possível”.

Gucci

Em fevereiro de 2022, a Gucci anunciou que estava construindo um mundo virtual no metaverso com The Sandbox, planejando engajamento e experiências como parte de seu espaço on-line experimental Gucci Vault.

Como parte da iniciativa, no mês seguinte, a gigante da moda de luxo também revelou a Gucci Projeto Grail NFT, com o hub de acessórios digitais 10KTF, que apresenta roupas digitais de 11 coleções NFT selecionadas, incluindo Bored Ape e World of Women.

Os looks personalizados da Gucci são projetados para consumidores que desejam se expressar no mundo digital. A companhia está lançando as bases para o futuro do design digital e da alta moda no metaverso com peças virtuais e colecionáveis.

The Fabricant

A artista digital contemporânea Krista Kim e a casa de moda digital The Fabricant projetaram um tecido digital fluido para Nymph, uma nova coleção de roupas, em janeiro de 2022. O material Transcendence foi usado para criar um cocar, que forma a peça principal da coleção, através do 3D renderização no software Unreal Engine. A coleção Nymph é hiper-realista.

O design da coleção é modelado após a abordagem artística meditativa de Kim, que é paralela a um estado alterado de consciência. Kim disse a Wunderman Thompson Intelligence que ao entrar no metaverso, culturas, gênero, raça e religião se tornarão fluidos, porque se transcende a realidade do mundo.

Roblox e o flerte com o metaverso

Em fevereiro de 2022, a estilista Gemma Sheppard foi contratada como a primeira editora global de moda do metaverso. Construindo uma carreira que engloba projetos com líderes da indústria nomes, como Tom Ford, Alexander McQueen e Stella McCartney, ela trabalhará diretamente com Dubit e Metaventures para ajudar as marcas de moda que entram no metaverso, projetando lookbooks e coordenando eventos ao vivo.

Ao contratar a profissional, a Roblox está se apoiando no impacto que a moda e o design exercem sobre os participantes do metaverso. A marca está elevando sua oferta digital, fornecendo experiência do mundo real para seus eleitores, que estão ansiosos para se expressar digitalmente e dispostos a pagar para se vestirem com as marcas que gostam de usar no mundo físico.

Roksanda

A marca de moda Roksanda também fez ondas no mundo virtual em fevereiro de 2022 quando estreou sua primeira peça de moda digital durante a London Fashion Week, exposição na galeria de arte Tate Britain. A casa anunciou que os itens do desfile, criados em parceria com o Institute of Digital Fashion, só podem ser adquiridos como um NFT.

Estée Lauder

A gigante da beleza entrou no metaverso em janeiro de 2022 com o lançamento de sua plataforma de comércio eletrônico, Maison Too Faced, definida como o primeiro tipo experiência de varejo que consiste em um ambiente virtual 360 graus com uma economia funcional e a transitabilidade de avatares e ativos digitais.

O metaworld da marca permite que os compradores interajam com outros convidados e mascotes, compitam em jogos do mundo e ganhem códigos de desconto para compras futuras.

O reino totalmente imersivo permite que os consumidores se envolvam em primeira mão com a marca, aproveitem os novos lançamentos e recebam assistência de compras personalizada enquanto interagem virtualmente com amigos e colegas compradores.

Valdé Beauty

A Valdé Beauty realizou uma festa de lançamento de produto em janeiro de 2022 em um novo tipo de local: o metaverso. Com DJ ao vivo, displays virtuais de produtos e influenciadores exibindo seus estilos, o lançamento celebrou três edições limitadas de luxo, que foram exibidas nas paredes da galeria NFT. Os compradores receberam um wearable digital exclusivo — o símbolo de status VIP definitivo para futuros eventos do metaverso.

P&G Beauty

A P&G Beauty apresentou o BeautySPHERE, seu mundo virtual para contar histórias, na Consumer Electronic Show (CES) em janeiro de 2022. A experiência digital é acessível através de qualquer navegador e permite que os consumidores se envolvam com a plataforma de beleza responsável.

A iniciativa oferece painéis de transmissão ao vivo, conteúdo de beleza e um desafio gamificado, que destaca os princípios de sustentabilidade, segurança, transparência, qualidade, desempenho, igualdade, inclusão e bem-estar.

Para a empresa, o BeautySPHERE não termina com a CES, mas é o primeiro passo para oferecer educação e experiências de marca envolventes. As ações responsáveis e positivas da beleza são feitas de forma mais íntima do que a simples compra de um produto.

Até o Drest caminha para o metaverso!

Em outubro de 2021, o aplicativo de moda digital Drest lançou duas grandes marcas de beleza em sua plataforma: Gucci Beauty, 29 produtos de beleza virtuais com promoção limitada, e Nars Cosmetics, campanha com duração de nove dias que permitia aos usuários personalizar a aparência do avatar usando 30 produtos de beleza virtuais, salvando os looks e produtos em moodboards personalizados.

Os entusiastas da beleza no aplicativo podem experimentar, criar e se expressar digitalmente usando marcas e produtos que eles já conhecem e amam, naturalmente aprimorando seu relacionamento com as marcas em seus habitats digitais.

Fenty

Rihanna entrou com pedido de marca Fenty no metaverso em março de 2022, potencialmente abrangendo suas marcas Savage X Fenty e Fenty Beauty. Os consumidores poderão ver em breve mercadorias e produtos de beleza Fenty em jogos, coletivos digitais e artes NFTs.

A Bloomberg informou que Rihanna estava discutindo um potencial IPO no valor de mais de US$ 3 bilhões, sinalizando um investimento substancial no alcance de sua marca no mercado virtual. A Fenty está unindo a beleza diversificada e a oferta de varejo de vitrines físicas para o metaverso, estabelecendo uma fundação inclusiva para marcas e amantes na crescente indústria de beleza digital.

Eventos virtuais, acesso exclusivo e produtos limitados no metaverso

Ademais, as principais marcas globais do setor de moda e beleza estão investindo em formas inovadoras de se envolver com sua base de clientes no metaverso.

O estudo da Wunderman Thompson revela que 76% dos consumidores querem que seu avatar expresse sua criatividade e individualidade de maneiras que não podem alcançar no mundo físico e 80% acreditam que o metaverso impactará a indústria da beleza. Elevando as práticas 2D de e-commerce que muitas empresas adotaram nos últimos anos, marcas de beleza estão explorando novos fóruns para engajamento digital com consumidores em plataformas que eles já usam e gostam.

Em fevereiro de 2022, o conglomerado de beleza L’Oréal supostamente apresentou 17 pedidos de marca registrada relacionados ao metaverso. Os aplicativos abrangem o portfólio de marcas da L’Oréal para NFTs, varejo para perfumes virtuais, cosméticos, styling para avatares e muito mais.

Michelle Phan, fundadora da EM Cosmetics, disse ao WWD que acredita que o metaverso é a próxima fronteira em beauty, prevendo que a indústria evoluirá no mundo digital. “No metaverso, seu avatar é um reflexo de sua personalidade. Você pode ser qualquer coisa lá. Portanto, teremos uma nova definição do que é beleza”.

Fonte: Consumidor Moderno
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 10 de maio de 2022 às 10:59


Conheça os aplicativos mais usados pelos brasileiros na hora da compra via mobile e entenda como novos comportamentos de consumo estão influenciando estratégias no varejo.

O m-commerce (mobile commerce), comércio realizado por meio de dispositivos móveis está mais do que inserido na vida do consumidor brasileiro. Preferências distintas por aplicativos de compra faz com que esses canais disputem a atenção do consumidor por conveniência, agilidade, segurança e, claro, boas ofertas.

A pesquisa, Panorama Mobile Time/Opinion Box, ofertada pela Twilio comparou recentemente as preferências do consumidor quando o assunto é apps para compras. Os três aplicativos de compras mais populares hoje no Brasil são: Shoppe, iFood e Mercado Livre.

O preferido entre mulheres e jovens

O destaque da pesquisa (que ouviu cerca de 2.000 brasileiros que fizeram compra via smartphone), foi a Shopee, plataforma de comércio eletrônico, que é usada por 21% dos consumidores móveis brasileiros. Em seguida vêm iFood (15%), Mercado Livre (14%) e na quarta posição Americanas (9%).

Propaganda em TV, promoções constantes e frete grátis estão entre as estratégias da Shopee para conquistar o seu público, que na grande maioria é composto por mulheres e jovens.

Já a preferência pela Shopee cai no grupo entre consumidores de 30 e 49 anos (19%) e cai ainda mais entre os consumidores móveis com 50 anos ou mais (13%).

Classe social e idade determinam preferências em m-commerce

Há também uma diferença significativa de acordo com a idade e classe social dos pesquisados. Dos quatro apps mais bem posicionados na preferência dos consumidores das classes A e B (24% desse grupo) está o iFood.
Já no recorte por faixa etária, entre os mais velhos (50 ou mais) o Mercado Livre é o mais usado (18% desse grupo). Americanas também registra forte penetração nesse público (14%). Já com os consumidores de 16 a 29 anos, a Shopee é a mais usada (30%).

Digitalização do consumo redefiniu a pesquisa

Há sete anos, quando foi elaborada a primeira edição dessa pesquisa, o m-commerce estava no seu início no Brasil.
Hoje, a maturidade digital das empresas e, sobretudo, o comportamento de consumo dos brasileiros via smartphones fez com que a pesquisa criasse uma nova abordagem. A pergunta principal passou a ser: informe um único aplicativo de m-commerce que você mais usa para fazer compras?

O fator pandemia influenciando o comportamento de consumo

Ainda sobre comportamento de consumo, outro relatório recente, da Kantar, denominado “Winning Omnichannel”, revela mudanças e grandes oportunidades para as marcas atenderem às novas necessidades dos consumidores.

De janeiro a setembro de 2021, o crescimento dos chamados FMCGs (sigla em inglês para Fast Moving Consumers Good, em tradução livre “produtos de giro rápido”) desacelerou apenas 0,8%. Ou seja, consumo de giro rápido se encaixa bem no comportamento de compra online.

Outro fator é que as compras de supermercados permanecem 8,4% maiores do que eram antes do COVID-19. Ou seja, o hábito de abastecer a dispensa de casa via apps de compras se inseriu totalmente no comportamento do consumidor.

Enquanto isso, o comércio eletrônico continua crescendo, embora em um ritmo mais lento (crescimento de 17% de janeiro a setembro de 2021, em comparação com um aumento de 42% no mesmo período do ano anterior). Ou seja, um reflexo da fase mais aguda da pandemia que exigiu do consumidor o hábito da compra online.

Vale ressaltar que o estudo da Kantar é baseado no comportamento de compras de sete grandes mercados (Reino Unido, França, Espanha, China continental, Indonésia, Brasil e México), que representa 29% da população global.

Ou seja, apesar do e-commerce ter desfrutado um crescimento substancial no período mais agudo da Covid-19, as marcas devem agora se equilibrar entre atender preferências comportamentais de consumo, adquiridas nessa fase, com o desafio crescente de conquistar novos públicos frente as incertezas econômicas.

Por outro lado, o estudo Mastercard SpendingPulse, aponta que as vendas no varejo brasileiro cresceram 24,1% em março deste ano, comparado com o mesmo período de 2021 – quando os consumidores já haviam retomado suas atividades de compras nas lojas físicas. Vale ressaltar que Mastercard SpendingPulse mede as vendas de varejo na loja física e on-line em todas as formas de pagamento.

São reflexos de que há uma possível volta à tendências pré-pandemia, porém,  com todo cuidado que as marcas devem ter aos novos comportamentos e preferências do consumidor (sobretudo Gen Z), e ao fato que em tempos de instabilidade econômica escolhas se tornaram muito importantes na hora de consumir.

Fonte: Novarejo