Notícias


Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 13 de junho de 2023 às 09:29


Estamos sendo profundamente impactados pelo uso da Inteligência Artificial (IA ou em inglês, AI) em todas as esferas das nossas vidas e bastante apreensivos sobre os impactos que já estão sendo causados ou ainda irão trazer para todos nós.

Como em qualquer tecnologia ou descoberta, apresentamos um misto de sentimentos de apreensão, euforia, ansiedade e insegurança, para nos focarmos nos principais.

No caso da IA, é mais profundo porque nos traz a certeza de que as qualidades que antigamente eram próprias dos seres humanos, que nos distanciava das máquinas, já não podem ser mais definidas dessa maneira.

Percebemos um movimento das principais empresas de Tecnologia no mundo em rumo a tornar a inteligência artificial cada vez mais próxima e usual, investimentos vultosos estão sendo executados e estratégias e modelos de negócios implementados com mais rapidez.

Observando, ainda que de maneira superficial, os impactos para o ecossistema do Franchising, provoquei o próprio ChatGPT sobre o assunto e a resposta abaixo está integralmente “copiado”, sem nenhuma alteração, para que possamos refletir melhor.

A inteligência artificial é amplamente utilizada em sistemas de franchising de várias maneiras, incluindo:

Seleção de franqueados: A IA pode ser usada para ajudar a identificar os candidatos mais qualificados a se tornarem franqueados. Por meio de algoritmos de aprendizado de máquina, a IA pode analisar dados demográficos, histórico financeiro e outros dados relevantes para avaliar a aptidão de um candidato a ser um franqueado bem-sucedido.

Suporte ao franqueado: A IA pode ser usada para fornecer suporte aos franqueados, ajudando-os a gerenciar suas operações diárias, responder a perguntas e solucionar problemas técnicos.

 Análise de dados: A IA pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados, tanto para a rede franqueadora quanto para cada franquia individual. Isso pode ajudar a identificar tendências, identificar pontos fracos e aprimorar a eficiência e o sucesso geral do sistema de franchising.

Marketing: A IA pode ser usada para ajudar a segmentar e personalizar as campanhas de marketing para os franqueados, aumentando assim a eficácia das campanhas e a satisfação dos franqueados.

Treinamento: A IA pode ser usada para fornecer treinamento interativo aos franqueados, ajudando-os a compreender melhor o negócio e a preparar-se para o sucesso.

Estes são apenas alguns exemplos de como a inteligência artificial está sendo usada em sistemas de franchising. De fato, a IA está constantemente sendo aprimorada e utilizada de novas maneiras, tornando-se cada vez mais uma ferramenta valiosa para o setor.

Obviamente a discussão é muito mais ampla e deverá ser aprofundada, mas esses primeiros insights (que eu concordo com todos eles, talvez acrescentasse mais alguns relacionados à Cultura e Engajamento dos Franqueados) nos mostram que é um caminho relevante e que, se bem utilizada dentro das regras e princípios éticos, poderá se tornar uma ferramenta de auxílio na gestão das redes de franquias e assim melhorar o ecossistema como um todo.

Fonte: Expo Franchising
Tecnologia & Inovação Postado em quarta-feira, 31 de maio de 2023 às 15:35


O live commerce, também chamado de live shopping, é uma tendência entre as grandes varejistas internacionais como Shein e Shopee. O método apresenta transmissões ao vivo, com o intuito do alavancar as vendas em seus sites, geralmente com valor mais acessível ao público.

Com isso, muitos comerciantes alcançam um maior número de vendas utilizando o método, ao demonstrarem seus produtos ao vivo, com promoções e até mesmo com a participação de influenciadores digitais para a atração do público.

De acordo com a varejista Shopee, alguns lojistas que tiveram seus produtos exibidos nas sessões da marca, as chamadas Shopee Lives, chegaram a ter 70% de aumento no tráfego em sua loja comparado a um dia normal e as vendas chegaram a representar 30% do total de um dia.

“Começamos a testar a ferramenta, que já era utilizada em outros países em que a Shopee opera, no início do ano passado e fomos aprimorando a tecnologia que é nossa para a realidade local. O resultado vem nos surpreendendo e é mais um recurso que oferecemos para consumidores terem mais benefícios para economizar e para nossos vendedores alavancarem suas vendas e ganharem visibilidade em nosso app”, conta Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee no país.
Confira dicas para impulsionar seu negócio com o live commerce:

Planejamento
Em primeiro lugar, é necessário realizar um planejamento estratégico, como definir o conteúdo com antecedência e o que atrai o público-alvo da marca. Métodos como promoções, cupons de desconto e brindes são excelentes formas de conquistar os clientes.

Equipamentos
Microfones, câmeras, smartfones, luzes e demais equipamentos a serem utilizados devem ser testados previamente, para evitar falhas durante a transmissão. Além disso, o investimento em equipamentos de qualidade ajuda a rede a mostrar melhor as características dos produtos anunciados.
Também é recomendável realizar testes de conexão com a internet, para evitar que a transmissão não caia no meio do evento.

Produtos
Independente do produto a ser vendido, sejam roupas, itens de beleza, eletrônicos, etc, é necessário mostrar os detalhes do produto, para que os clientes sintam a experiência aproximada, como se realizassem a compra em uma loja física.

Estoque
A live commerce possui a intenção de vender produtos em larga escala. Dessa forma, é necessário montar um estoque que seja capaz de atender a demanda da live, para que os produtos estejam disponíveis a serem entregues aos clientes dentro do prazo definido.

Fonte: Money Times