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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 19 de julho de 2022 às 10:25


A geração Alpha está transferindo toda sua hiperconectivodade e urgência de pertencimento para o mundo do consumo, e isso está exigindo um novo olhar das marcas para esse público e para o próprio negócio.

A geração Alpha é diferente. Ela já cria seus próprios conteúdos digitais e agora também quer criar seus próprios brinquedos e está interessada em ações financeiras. Mas, diferente de outras gerações, elas estão utilizando muita tecnologia para essa “nova brincadeira”.

Prova disso vem de uma impressora 3D para crianças que chegou ao mercado norteamericano no início de junho. A máquina, construída pela Toybox, dá às crianças a chance de fazer seus próprios brinquedos.

O pacote  inclui um catálogo próprio de itens. Alguns deles são bem conhecidos desse público. São personagens de séries populares dos canais Cartoon Network, DC Comics, Warner Bros., entre outros.

Os usuários podem selecionar os bonecos em uma seleção de caracteres dentro de um aplicativo e imprimir os brinquedos em uma variedade de cores. Todos feitos de material biodegradável.


Geração Alpha e novos hábitos de consumo

Os hábitos de consumo da geração Alpha não estão fora do radar das marcas, já que para transacionar com esse público elas devem acompanhar o seu ritmo e suas preferências.

BusyKid é outro exemplo. O aplicativo que está de olho nessa geração que já é bem apegada à finanças. Ele dá aos Alphas a possibilidade de controlar gastos, poupança, fazer doações e até investimentos.

Ele permite a compra de ações fracionárias (papéis negociados em quantidade inferior ao lote padrão da bolsa de valores) das empresas favoritas dessa geração (Apple, Disney, Nintendo, Netflix entre outras). O interessante desse app, veiculado à bandeira Visa, é que ele permite que todas as tarefas sejam aprovadas pelos pais, que também podem até dar uma forcinha nos investimentos de seus filhos.

O compromisso das marcas com a geração Alpha está mudando

A geração Alpha também tem levado cada vez mais questões globais e sociais para o radar de discussões das marcas, influenciando as corporações a fazerem o seu melhor para se conectarem com esses futuros consumidores.

O presidente e CEO da Nike, John Donahoe, em conversa recente com a Vogue Business, disse que a companhia entende e busca estar em sintonia com essa geração pré-adolescente. Ele percebe que essa parcela de consumidores “está definindo a agenda e o futuro dos negócios”.

Nesse ponto, Donahoe destacou como a Nike está alinhada à causas sociais e à “importância da autenticidade”, que sempre foi o mote para a marca se conectar com os jovens.

Não há dúvidas que essa geração de consumidores querem agora ter uma opinião sobre marcas e os produtos que estão comprando e usando. Porém, há uma percepção de que a geração Alpha está levando esse “imperativo co-criativo” a novos patamares.

No fundo, a história nos ensina que marcas devem ficar de olho não só em como os jovens transformam e dão um novo ressignificado ao consumo, mas, sobretudo, em como as marcas devem dialogar com seu público.

As novas gerações estão cada vez mais impulsionando audiência, influenciando decisões de compras e ditando transformações de negócios à medida que entram no jogo do consumo. Talvez agora um pouco mais distante das ruas, onde em outras épocas eclodiam tendências e comportamentos, mas, não menos contundentes, tendo hoje a tecnologia e um smartphone nas mãos.

Fonte: Consumidor Moderno
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 12 de julho de 2022 às 09:29


Relatório do Snapchat revela que a Geração Z do Brasil está interessada em usar realidade aumentada para fazer compras;
Conheça 4 motivos que comprovam isso.

O relatório do Snapchat “Geração Z em 2022: Cultura, comércio e conversas no Brasil”, mostra que a geração Z está adaptada a essa tecnologia e revela alguns aspectos-chave desse sucesso das compras com auxílio da realidade aumentada com a nova geração de consumidores.

Vale lembrar que as medidas de distanciamento social durante a pandemia aceleraram o crescimento do e-commerce e de soluções tecnológicas. Experiências de provador virtual usando realidade aumentada – já lançadas e meio esquecidas, voltaram com força.  Some a isso, a chegada do metaverso e o seu apelo imersivo, e passamos a ter um mercado cada vez mais ávido por tecnologias como impulsionadoras de uma nova experiência de compra. Nesse caminho, o relatório do Snapchat aponta 4 motivos que fizeram a realidade aumentada crescer no interesse de jovens consumidores.

Geração Z e experiências de compra online nunca antes vistas

1. Uma tendência global para as novas gerações
O estudo do Snapchat mostra que 93% dos jovens entre 13 e 24 anos estão interessados em usar realidade aumentada para suas compras. Alcance já é impressionante: mais de 100 milhões de pessoas no mundo atualmente fazem compras usando realidade aumentada, segundo dados da Deloitte. Além disso, 80% dos entrevistados acreditam que realidade aumentada facilitará suas vidas.

2. Não apenas lentes, mas experiências interativas
Realidade aumentada permite que as marcas ofereçam experiências de compra online nunca antes vistas e essa tecnologia coloca o consumidor de volta no centro da experiência de compra. Qualquer pessoa com acesso a um smartphone pode interagir, experimentar e comprar produtos usando uma lente simples.

Um dos casos mais bem-sucedidos dos últimos tempos foi a Christian Dior lançar seus novos modelos de tênis B27 e permitir que Snapchatters os experimentassem a partir de suas câmeras de celular usando realidade aumentada. Essa lente gerou 2,3 milhões de visualizações orgânicas, impulsionando as vendas para o site da Dior.

3. Criar uma conexão direta entre a marca e seu público
Mas não se trata apenas de vendas. Não há limite para o que realidade aumentada pode fazer. Desenvolvedores e marcas estão cada vez mais criativos para interagir com seus públicos de forma única, inspiradora e divertida.

Para você ter uma ideia do alcance, o estudo do Snapchat relata que 72% da Geração Z interage com as marcas digitalmente mais agora do que antes da pandemia. A capacidade de criar conexões é uma qualidade altamente valorizada pelos consumidores modernos. 65% dos adolescentes e jovens adultos dizem que usar lentes ou filtros de realidade aumentada permite que eles se sintam mais conectados às marcas.

4. Uma experiência de compra personalizada
Uma das aplicações mais surpreendentes da realidade aumentada no comércio vem das marcas de maquiagem. O relatório do Snapchat revela que 90% dos Gen Z’ers estão interessados em usar lentes de realidade aumentada para experimentar maquiagem. Existe experiência de compra mais personalizada do que experimentar batom usando o celular no modo selfie? Esse uso de realidade aumentada já está sendo adotado por marcas como MAC, Kaja e Dior.

O relatório também aponta que os jovens da Geração Z não têm medo de mudanças e estão dispostos a experimentar, alterar suas tradições e modificar aspectos de sua aparência ou aparência. Para esse fim, eles são 2,6 vezes mais propensos a comprar de marcas que oferecem experiências de compra imersivas. Além disso, eles são 1,4 vezes mais propensos do que os Millennials e a Geração X a usar a realidade aumentada em aplicativos sociais para ajudá-los a comprar.

Isso ocorre porque 65% dos entrevistados pelo Snapchat dizem que as experiências de realidade aumentada parecem mais pessoais. Em outras palavras: um “provador” virtual de um produto pode deixar os consumidores confiantes o suficiente para comprá-lo.


Comércio está mudando e isso é “culpa” da Geração Z

É fato que o comércio está mudando, pois a Geração Z busca experiências sociais e divertidas, mesmo na hora de fazer compras. Ainda segundo o relatório do Snapchat, 71% dos jovens dizem que são mais propensos a prestar atenção a um anúncio que incorpora realidade aumentada.

Um exemplo de alta interação foi a “pop-up store” da American Eagle, que digitalizou várias peças de seu catálogo, criando literalmente uma loja virtual que gerou 2 milhões de dólares em vendas.

Os dados do Snapchat revelam o alcance real das marcas hoje: o uso de lentes de realidade aumentada em seu aplicativo continua aumentando: são mais de 6 bilhões de interações diárias e 200 milhões de Snapchatters em todo o mundo.

Para Max Rivera, Global Commercial Expansion da Snap Inc., a realidade aumentada tem o poder de melhorar o ambiente ao nosso redor e mudar a maneira como o experimentamos. “O que estamos vendo é que o que começou como uma forma divertida de se comunicar e compartilhar, se tornou uma das ferramentas mais inovadoras que as marcas têm hoje à sua disposição para se conectar com seus públicos. É um novo mercado para negócios e as empresas que experimentam isso estão na vanguarda”.

Fonte: Consumidor Moderno