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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 15 de junho de 2021 às 10:34


Varejista vai inaugurar a 1ª loja circular do Brasil, reunindo atributos de sustentabilidade e iniciativas omnichannel que geram menor impacto ao meio ambiente e aprimoram a experiência do cliente.

Aliando seu propósito de construir uma moda responsável com sua jornada de transformação digital, a Renner se prepara para apresentar este ano um novo modelo de loja. A maior varejista de moda omni do país vem desenvolvendo uma infraestrutura diferenciada para suas unidades físicas, baseada no conceito de circularidade e omnicanalidade no ponto de venda, com foco em oferecer uma experiência de compra ainda mais sustentável, inovadora e encantadora aos clientes.

O objetivo é incorporar premissas de economia circular desde a concepção até a operação da loja, o que passa por utilizar materiais reciclados e recicláveis, diminuir a geração de novos resíduos e, com isso, minimizar ao máximo o impacto ambiental. Para isso, foi feito um intenso trabalho de pesquisa, desenvolvimento e estudos de viabilidade, junto com fornecedores e parceiros. O projeto nasceu em 2019 e vai se concretizar no último trimestre de 2021, com a reinauguração da loja situada no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro, que será a 1ª loja circular do Brasil.

"A Renner tem uma sólida estratégia ESG, com iniciativas voltadas para a produção de peças menos impactantes, redução das emissões de CO2, consumo de energia limpa e eficiência energética. Agora, avançamos ainda mais ao ampliar a presença de atributos de circularidade no ponto de venda, de forma pioneira no mercado", afirma o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio. A nova unidade deve reduzir em cerca de 55% a utilização de água, além de ter um potencial de aquecimento global menor, em função da diminuição de geração de resíduos, redução no uso de materiais e também pela presença de mobiliário circular.

A varejista já vinha trabalhando nessa estratégia de circularidade, e a loja no Rio Sul materializa a consolidação do modelo. Com atributos de sustentabilidade, a unidade vai apresentar um novo conceito de arquitetura, alinhado às premissas do design circular e seguindo os preceitos das certificações LEED e BREEAM.

As novidades começam pela fachada, que é permeável e tem um nível de transparência que permite maior visualização entre a área externa e o interior. Para oferecer mais bem-estar, o ambiente interno contará com biofilia, que preza pelo uso de plantas e elementos naturais. Já o mobiliário será circular, produzido com materiais recicláveis, dos manequins aos caixas. Os clientes ainda poderão aproveitar um espaço exclusivo dedicado a iniciativas circulares, com destaque para os produtos do Selo Re, que geram menor impacto ambiental em seu processo produtivo, e aos serviços de logística reversa pós-consumo disponibilizados pela Renner.

Além do foco na sustentabilidade, a loja dará visibilidade a iniciativas do ciclo digital da Companhia, que vêm sendo implementadas para melhorar a jornada de compra e qualificar o relacionamento com os consumidores. Haverá tela com a Prateleira Infinita, que disponibiliza itens do estoque omni da Renner, assim como telas com conteúdos que sobre moda e sustentabilidade. O cliente terá mais canais digitais disponíveis para conhecimento de produto, origem, matérias-primas, processo e história das coleções.


Jornada de sustentabilidade

O novo modelo de loja circular representa mais um passo na evolução da Renner em sua estratégia de moda responsável, que abrange todas as esferas do negócio - passando pelo desenvolvimento dos produtos e sua relação com os fornecedores, desenho das lojas físicas e seu fornecimento de energia, até chegar ao pós-consumo.

Desde 2014, as lojas da marca seguem padrões de responsabilidade ambiental guiados pela certificação internacional para construções sustentáveis LEED. Em 2016, a varejista passou a neutralizar 100% das suas emissões de CO2. Adicionalmente, está ampliando o consumo de energia proveniente de fontes renováveis de baixo impacto.

Desde 2017, a marca também comercializou mais de 130 milhões de peças do Selo Re, confeccionadas com matérias-primas como o algodão e a viscose responsáveis, a poliamida biodegradável e o fio reciclado, além de técnicas como o upcycling e processos que garantem, por exemplo, o menor uso de água na produção.

Com dez anos de existência, o EcoEstilo, programa de logística reversa da Renner, já coletou cerca de 155 toneladas de itens descartados pelos clientes nas lojas, entre embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza e peças de roupa em desuso. Em 2020, a marca iniciou uma parceria com o brechó online Repassa, com o objetivo de aumentar as possibilidades de serviços relacionados à circularidade, ampliando o ciclo de uso do produto e complementando seu programa de logística reversa.

Dentro de sua estratégia de mudanças climáticas, em 2019, a Renner se comprometeu com a campanha Business Ambition for 1.5ºC (ambição dos negócios para 1,5°C), da ONU, que convida empresas a estabelecerem metas baseadas em dados científicos de redução das emissões em montante suficiente para contribuírem com a limitação do aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Também aderiu ao Fashion Industry Charter for Climate Action, compromisso criado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), que estabelece meta de redução de 30% das emissões do setor no mundo até 2030 e detalha objetivos e planos de ação para isso.

Todas estas iniciativas e projetos têm como diretriz principal os compromissos públicos assumidos pela Lojas Renner para 2021: ter 80% dos produtos menos impactantes, sendo 100% do algodão certificado; suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis de baixo impacto; reduzir em 20% as emissões de CO2 em relação aos níveis de 2017; e ter toda cadeia nacional e internacional de fornecedores com certificação socioambiental.

Fonte: FalandodeVarejo.com
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 15 de junho de 2021 às 10:20


A Netflix.shop, como foi chamada a loja, já conta com peças de vestuário para comercialização.

O que temos visto no mercado é que quando uma empresa se torna especialista em determinado serviço, ela começa a acoplar outras soluções de forma a agregar valor para o cliente. Assim segue a Netflix, gigante empresa de streaming. Além de concorrer ao Óscar e levar o prêmio com seus lançamentos, a companhia acaba de lançar um e-commerce.

Chamado de Netflix.shop, a loja traz alguns elementos colecionáveis de seus filmes e séries, assim como peças de vestuários baseados nas produções originais da marca. Por enquanto, poucos produtos foram anunciados, algo que mudará em breve.

“Estamos entusiasmados em oferecer aos fãs uma nova maneira de se conectar com suas histórias favoritas e apresentá-los à próxima onda de artistas e designers que abraçam o poder da narrativa em todas as suas formas”, informou a empresa em nota à imprensa.

Até então as vendas estão focadas para o público americano, mas a companhia já anunciou que expandirá as vendas para outros países nos próximos meses. Assim, o Brasil logo entrará na mira da companhia e terá o e-commerce com produtos exclusivos.


Peças baseadas em filmes e séries originais da Netflix

Por enquanto, a Netflix.shop já tem algumas peças de vestuário disponíveis para compras, apenas em território norte-americano. Entre elas, estão camisetas, assessórios e blusões do anime Yasuke e Eden, assim como uma linha inteira de produtos da série Lupin, produzidos e projetados em parceria com o Museu do Louvre (França).

Ao longo dos próximos meses, novas linhas serão produzidas para outras séries originais da plataforma de streaming. Vale destacar que algumas das séries têm sucesso memorável, tais como o Gambito da Rainha, La Casa de Papel, Dark, Bojack Horseman, The Crown e Stranger Things. Assim, a companhia tem o objetivo de cativar o público que consome a cultura pop.

A expansão vem para reconquistar o crescimento da empresa, que desacelerou desde a chegada da plataforma Disney +. A segunda companhia, entretanto, já está bastante estabelecida no varejo, visto que a Walt Disney já garante a maior fatia dos mais de 128 bilhões de dólares transacionados em roupas e assessórios temáticos.

Fonte: Novarejo