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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 23 de fevereiro de 2021 às 10:35


Expectativa para o PIB caiu de 3,43% para 3,29%.

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano caiu de 3,43% para 3,29%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - é de crescimento de 2,50%, a mesma previsão há 148 semanas consecutivas. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro também continua projetando expansão do PIB em 2,50%.

No caso da taxa básica de juros, a Selic, as instituições financeiras consultadas pelo BC aumentaram a projeção para este ano de 3,75% para 4% ao ano. Atualmente, a Selic está estabelecida em 2% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para o fim de 2022, a estimativa do mercado é que a taxa básica fique em 5% ao ano. E para o fim de 2023 e 2024, a previsão é 6% ao ano.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Entretanto, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.


INFLAÇÃO

A Selic é o principal instrumento utilizado pelo BC para alcançar a meta de inflação. Para 2021, a expectativa do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA - a inflação oficial do país) subiu de 3,62% para 3,82%.

Para 2022, a estimativa de inflação é de 3,49%. Tanto para 2023 como para 2024 as previsões são de 3,25%.

O cálculo para 2021 está abaixo da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior, 5,25%.

No caso do dólar, a expectativa é que cotação ao fim deste ano seja de R$ 5,05. Para o fim de 2022, a previsão é que a moeda americana fique em R$ 5.

Fonte: Agencia Brasil EBC
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 23 de fevereiro de 2021 às 10:05


Ninguém podia prever o cenário econômico e social que vivemos em 2020, que derrubou as estratégias de negócios previamente delineadas para o período e obrigou empresas a tomarem novos rumos para manter seus negócios. Ainda é difícil fazer previsões sobre 2021, mas já podemos indicar tendências para as empresas que anseiam crescer neste ano.


Comece pela tecnologia

Se você está planejando abrir uma pequena empresa ou está desenvolvendo seu plano de negócios, saiba que a implementação de softwares de gestão deve estar entre as prioridades.

Utilizar sistemas que ajudam a ter uma visão completa sobre suas operações e a entender o comportamento do seu cliente pode ajudar a aprimorar sua estratégia de vendas em tempos que estamos mais distantes fisicamente e mais próximos virtualmente. A oportunidade está em realizar um trabalho mais ativo no acúmulo de informações sensíveis para fidelizar o relacionamento com seus clientes.


Comércio eletrônico em crescimento
O boom de compras online que ocorreu no início da pandemia acelerou a transição de muitos consumidores para o universo do e-commerce. Segundo o Jornal Valor, dados do boletim sobre notas fiscais eletrônicas da Receita Federal, mostram que que o comércio eletrônico atingiu a marca de R$ 231,9 bilhões no acumulado do ano. O que representa um crescimento real de 41,2%.

Considere aumentar sua presença online para alcançar mais clientes. Estruture os processos internos para que você tenha controle sobre estoques e se mostre receptivo, apresentando diversas opções de canais de atendimento que permitam capturar feedbacks e melhorar seu desempenho.


Investimentos em segurança digital
Levar seu negócio ao ambiente digital também significa que você terá que investir na segurança das suas informações e do seu cliente. Em 2020, os ataques cibernéticos ultrapassaram 3,4 bilhões de tentativas entre os meses de janeiro e setembro, de acordo com Associação Brasileira de Internet (Abranet).

Em um ambiente com tanta hostilidade, você deve reservar uma parcela de investimento para manter a segurança de informações sigilosas, prepare sua equipe para que não cliquem em links estranhos e não compartilhem informações confidenciais.


Home office pode se tornar padrão
A adaptação ao trabalho remoto em 2020 mostrou para os CEOs que é possível manter funcionários engajados e uma rotina produtiva mesmo com o trabalho remoto e essa parece ser uma tendência que vai durar muito tempo. Ainda que em regime híbrido, com profissionais trabalhando de casa em alguns dias da semana e alocados nas empresas em outros dias, o home office mostrou-se uma alternativa possível, as empresas devem manter uma boa estratégia de comunicação interna, líderes precisam estar perto da sua equipe e praticar uma escuta ativa para manter os colaboradores unidos e as estratégias alinhadas.


Resiliência é o caminho
Uma empresa resiliente pode sobreviver a momentos inconstantes e muitas empresas em crescimento usaram sua capacidade de análise do cenário pandêmico para se adaptar à nova rotina e manter seus negócios prosperando.

Diante da pressão dos novos tempos, líderes de pequenas e médias empresas se prepararam para aprimorar estratégias, ampliando canais de atendimento e reforçando o suporte ao cliente, reforçando a comunicação com colaboradores e sua proteção, além de rever as possibilidades de negócios desenvolvendo novos produtos e serviços.


Fonte: Harvard Business Review