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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 18 de fevereiro de 2025 às 10:13


O Grupo Casas Bahia deu um importante passo na modernização de seu marketplace ao implementar o projeto “Enriquecimento de Catálogo”, com o uso da inteligência artificial generativa do Google Cloud. A iniciativa resolveu desafios operacionais significativos, como o cadastro diário de cerca de 300 mil novos produtos, garantindo consistência e qualidade nas informações apresentadas aos consumidores.

Antes da implementação, a plataforma enfrentava problemas de inconsistências nas descrições e classificações dos produtos, o que prejudicava a busca e a tomada de decisão de compra. Hoje, com a IA generativa, 95% dos produtos cadastrados são corretamente classificados em categorias apropriadas, e atributos detalhados, como dimensões, capacidades e resoluções, são preenchidos automaticamente. O sucesso desse processo já alcança 90%, melhorando a experiência do consumidor e otimizando modelos de busca e recomendação na plataforma.

Automação atinge metade dos cadastros

Um dos avanços mais notáveis é que 50% dos cadastros não dependem mais de revisões manuais para atender às exigências de órgãos reguladores. Antes, equipes precisavam corrigir manualmente casos críticos, mas a automação progressiva já reduziu essa necessidade, com expectativa de alcançar quase 100% de automação em breve.

“Todos os dias, buscamos criar soluções que ampliem nossa capacidade de oferecer uma dedicação total ao cliente. A parceria com o Google Cloud tem gerado resultados consistentes, impulsionada pelo uso de tecnologias de IA preditiva e generativa, que desempenham um papel fundamental em fortalecer essa missão”, afirma Filipe Jaske, Diretor Executivo de Tecnologia do Grupo Casas Bahia.

Impacto para colaboradores e parceiros

A automatização das tarefas repetitivas também trouxe benefícios significativos para os colaboradores. Com menos recursos humanos alocados na gestão do catálogo, as equipes passaram a focar em atividades estratégicas, fortalecendo a operação do marketplace.

Além disso, a tecnologia facilita o cadastro de novos produtos pelos parceiros, melhorando a competitividade no mercado. “Este projeto proporciona ganhos para toda a cadeia, desde parceiros até consumidores, ao facilitar processos e otimizar a experiência de compra”, ressalta Jaske.

IA transforma o varejo

A adoção da IA generativa foi estratégica, escolhida pela sua escalabilidade, integração com os sistemas existentes e desempenho confiável. “O projeto exemplifica como a inteligência artificial pode transformar os desafios operacionais de grandes varejistas, criando um ambiente mais eficiente e preparado para o futuro do marketplace“, explica Silvia Somazz, Head de Varejo no Google Cloud.

Fonte: Ecommerce Brasil
Tecnologia & Inovação Postado em segunda-feira, 30 de setembro de 2024 às 11:01


Trata-se do maior investimento único da história da empresa no país, que tem como objetivo aprimorar a infraestrutura de nuvem e IA, e capacitar a força de trabalho para as transformações provocadas pela tecnologia.

A Microsoft anunciou o maior investimento ao longo dos 35 anos da sua trajetória no país, englobando o valor de R$ 14,7 bilhões em infraestrutura de nuvem e Inteligência Artificial (IA) ao longo de três anos. O investimento faz parte do plano estratégico, lançado em outubro de 2020, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento do ecossistema de IA no Brasil, acelerando a inovação em IA no país.

Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, afirma que o anúncio demonstra o compromisso da Microsoft em apoiar o crescimento econômico e inclusivo no Brasil. “Estamos empoderando indivíduos, empresas e a sociedade para aumentar a inovação e democratizar o uso da IA por meio do desenvolvimento de habilidades, compartilhamento de conhecimento e acesso à tecnologia de ponta e infraestrutura digital, ao mesmo tempo em que cumprimos nossas metas de sustentabilidade”, diz.

Com o avanço da IA, a Microsoft acredita que o Brasil está bem posicionado para se beneficiar dessa revolução tecnológica. Um estudo de 2020, encomendado pela empresa de consultoria FrontierView, revelou que uma adoção massiva de IA poderia adicionar 4,2 pontos percentuais ao PIB brasileiro até 2030. Mesmo com uma adoção moderada, o país veria um aumento de 1,8 pontos percentuais no mesmo período.

Além de fomentar a inovação, a expansão da infraestrutura de nuvem e IA está alinhada aos objetivos do governo brasileiro, que, de acordo com a empresa, busca maior eficiência no setor público, resiliência nacional e sustentabilidade. A Microsoft já opera duas regiões do Azure no país, a Brasil Sul (São Paulo) e a Brasil Sudeste (Rio de Janeiro).


Brasileiros com habilidades em IA

Além de aprimorar sua infraestrutura de data centers, com a expansão em campus no estado de São Paulo, a Microsoft busca capacitar milhões de brasileiros para o futuro digital. O programa ConectAI é uma das iniciativas da empresa, oferecendo treinamento em habilidades de IA para 5 milhões de pessoas ao longo dos próximos três anos. A meta é preparar a força de trabalho para lidar com as transformações trazidas pela IA e garantir que essa transição ocorra de maneira equitativa.

Os brasileiros poderão acessar mais de 130 cursos gratuitos pelo site da Microsoft, abrangendo desde alfabetização digital até treinamentos técnicos em IA e o uso do Microsoft Copilot. Desde 2021, a companhia já impactou 12,7 milhões de brasileiros com treinamentos digitais, certificando 2,8 milhões deles em habilidades digitais.


Fomentando o ecossistema de IA no Brasil

A infraestrutura de nuvem e IA da Microsoft também está ancorada em metas de sustentabilidade. A empresa aponta que pretende se tornar negativa em carbono e positiva em água até 2030, com mais de 34 GW de energia renovável contratada em 24 países. No Brasil, a Microsoft firmou um contrato de energia eólica com a AES Brasil, tornando-se o primeiro parque eólico operado por uma equipe exclusivamente feminina.

Em iniciativas de reflorestamento, a empresa selou acordos com startups brasileiras como Mombak e re.green para restaurar milhões de hectares e remover até 1,5 milhão de toneladas de carbono da Amazônia até 2032. Além disso, uma parceria com o BTG Pactual Timberland Investment Grupo (TIG) visa restaurar áreas degradadas no Cerrado brasileiro, alinhando-se aos esforços globais de preservação ambiental.

Fonte: Consumidor Moderno