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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 23 de agosto de 2023 às 15:16


O varejo brasileiro conta com um seleto grupo de 10 empresas bilionárias, que faturam entre R$ 18 e R$ 108 bilhões apenas com o próprio estoque, sem contar a venda de terceiros ("sellers") nos respectivos marketplaces. Foi o que mostrou levantamento da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), divulgado nesta terça-feira.

De acordo com a pesquisa, pela primeira vez desde que o estudo começou a ser feito, há nove anos, o grupo das 300 maiores varejistas nacionais alcançou a marca de R$ 1 trilhão em faturamento. Em 2022, as 300 empresas listadas no ranking somaram R$ 1,046 trilhão em vendas, 17% mais que os R$ 892,4 bilhões registrados em 2021, em valores nominais.

No entanto, o topo do ranking amargou um segundo trimestre ruim este ano. Entre as 10 maiores varejistas, sete tiveram prejuízo, aumento das perdas ou queda no lucro no segundo trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Duas empresas (Americanas e Grupo Boticário) não informaram os resultados do período –o Boticário por ser uma empresa de capital fechado e a Americanas por estar no centro de uma fraude contábil, que veio à tona em 11 de janeiro.

O único varejista a apresentar bons resultados foi o Grupo Mateus, do Maranhão, forte em atacarejo, que registrou lucro de R$ 294 milhões no segundo trimestre, alta de 13% na comparação anual. Foi a primeira vez que o Grupo Mateus passou a integrar a seleção dos 10 maiores varejistas, ocupando a nova posição.

Em junho, reportagem da Folha já apontava que as redes varejistas esperavam um 2023 ruim, com base nos resultados do primeiro trimestre. A situação macroeconômica ruim (com a dificuldade de geração de emprego e renda), a taxa básica de juros Selic em dois dígitos (tornando mais cara a tomada de crédito por parte do consumidor e maior o volume da dívida das companhias), além do alto endividamento das famílias eram fatores apontados pelas empresas para a restrição nas vendas do segundo trimestre.

"Os resultados foram muito duros por conta dos juros, que impõem um nível de despesas para as empresas que devora o Ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização]", diz Alberto Serrentino, fundador da consultoria Varese Retail e vice-presidente da SBVC.

As varejistas estão fazendo um esforço grande para melhorar indicadores como "vendas mesmas lojas" (abertas há mais de 12 meses), diz ele. "Mas o lucro líquido é muito impactado pelas despesas financeiras", afirma. "Além disso, os juros altos sufocam a demanda: as regras de crédito ficam mais rigorosas", diz Serrentino, lembrando que, durante todo o primeiro semestre, o varejo foi muito impactado pelo escândalo da Americanas.

"As empresas sofreram uma restrição brutal de crédito e tiveram que fazer ajustes duros, como o fechamento de lojas e demissões", afirmou.

Na opinião do consultor, porém, à medida que os juros caírem, o mercado deve reagir. "Existe uma perspectiva de melhora gradual, com um panorama mais otimista para 2024."


Grupo O Boticário passa à frente da Natura&Co.

As cinco maiores empresas do ranking 2023 –Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas– mantiveram as mesmas posições do levantamento de 2022.

Mas entre a sexta e a décima posição foram observadas muitas mudanças: a Raia Drogasil saiu do sexto para o sétimo lugar, enquanto o Boticário partiu da 10ª posição para a sexta, passando à frente da Natura, que subiu do nono para o oitavo lugar. Já o GPA (Grupo Pão de Açúcar) caiu quatro posições, do sexto para o 10º lugar em vendas.

O Big, que aparecia no oitavo lugar no ranking de 2022, foi comprado pelo Carrefour.
O Grupo Boticário também foi destaque em número de lojas: é a empresa com mais pontos de venda no Brasil (3.828), incluindo franquias.
Das 300 varejistas listadas, 42 são de capital aberto, a maior parte delas (13) nos setores de moda, calçados e artigos esportivos.

Serrentino chama a atenção para a digitalização das vendas. "Entre as 300 empresas, 74% vendem online. Quando se trata de empresas não-alimentares, este índice sobe para 91%", diz. Segundo ele, 85 das 300 empresas promovem vendas por WhatsApp e 27 operam marketplaces próprios.
O estudo foi feito pela SBVC com apoio da BTR Educação e Consultoria, Varese Retail, Centro de Estudo e Pesquisa do Varejo (CEPEV–USP) e Käfer Content Studio.

Fonte: Folha de São Paulo
Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 23 de agosto de 2023 às 15:13


A Black Friday se estabeleceu como uma das datas mais importantes no calendário do varejo. A cada ano, milhões de brasileiros aproveitam as ofertas e descontos imbatíveis para fazerem suas compras.

Este ano não deve ser diferente, visto que as vendas devem crescer no quarto trimestre, sendo 5% em vestuário, 3% em equipamentos de escritório, 2% em supermercado e semelhantes e 1% em móveis e eletrodomésticos, segundo o Relatório Tendências Consultoria 2023.

Contudo, para que o e-commerce consiga atender ao volume de compras na última sexta-feira de novembro, é preciso priorizar a preparação da plataforma de vendas. Continue a leitura para entender quais estratégias adotar para marcar recordes de vendas.


Relembre como foi a Black Friday em 2022

Segundo estudos, durante a Black Friday de 2022, houve queda nas vendas no e-commerce e varejo que chegou a 28% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a Neotrust. 

E essa foi a primeira vez que houve uma queda nas vendas online desde quando a data começou a ser celebrada, em 2010. Segundo a Serasa Experian, alguns dos motivos para a queda nas vendas foram: 

– Taxa de juros elevada;
– Diminuição do poder de compra devido a inadimplência;
– Endividamento.

Outro ponto é que algumas categorias apresentaram desempenho melhor do que em 2021, como: Games (27,8%), Alimentos e Bebidas (13,8%), Eletrônicos (9,5%) e Casa e Decoração (9%).


Quais são as expectativas para a Black Friday 2023?

As expectativas para a Black Friday 2023 são boas. O maior índice de intenção de compra está entre a classe AB: 62% das pessoas nas classes média alta e classe alta pretendem comprar durante a Black Friday 2023.

Outro dado interessante é que essas pessoas já começaram a acompanhar os preços dos produtos que querem comprar (5%) ou devem começar com antecedência de três meses (26%), um mês (22%) ou 15 dias (12%), segundo o relatório Panorama do Consumo 2023.


Como se preparar para a Black Friday 2023?

O primeiro passo para se preparar para a Black Friday é analisar dados sobre edições anteriores e tendências para a Black Friday deste ano. 
Desse modo, é possível entender quais categorias estão com maior procura e quais são as expectativas de vendas, em percentual – o faturamento no e-commerce deve aumentar 10% em 2023 – e volume total – chegando a R$186 bilhões vendidos.

Outro ponto importante é preparar a infraestrutura de loja virtual para lidar com o aumento do tráfego, desde o carregamento da página à etapa de checkout. 
Para desenvolver a infraestrutura necessária para uma loja virtual ou marketplace, você deve contar com o parceiro certo, com a FCamara, que por meio da proposta Full Digital Commerce constrói uma jornada digital estruturada de acordo com o momento digital da sua empresa para obter os seguintes resultados:

– Estruturar a jornada digital;
– Fortalecer os canais de venda;
– Transformar o ecossistema e gerar novas fontes de receitas;
– Melhorar a experiência do cliente;
– Acelerar o alcance de resultados.

Inclusive, melhorar a experiência do cliente é um dos fatores mais importantes para quem deseja obter sucesso durante a Black Friday. 

Nem é necessário falar que sua loja virtual precisa de uma navegação rápida e intuitiva para aumentar as conversões, né? Além disso, invista em recursos que simplifiquem a pesquisa e comparação entre produtos.

Mas não é apenas com a conversão que a empresa deve se preocupar. O investimento também na logística é essencial, pois o cumprimento dos prazos de entrega garante a satisfação de seus clientes. Manter os clientes informados sobre o status de seus pedidos e oferecer opções de rastreamento também é importante.


Conte com o parceiro certo na Black Friday 2023

Sem dúvidas, a Black Friday representa uma oportunidade única para quem trabalha com e-commerce, mas sem a infraestrutura digital necessária, você não conseguirá atender os clientes da forma como eles merecem.

Não perca mais tempo e entre em contato com um dos consultores da FCamara para entender como desenvolver uma iniciativa digital de sucesso preparada para uma das datas mais importantes do varejo.

Na Jornada Full Digital Commerce, estratégias são desenvolvidas, construções de loja virtual ou marketplaces, gestão e sustentação da operação por meio do monitoramento contínuo do ambiente digital e aposta na aceleração com ações de geração de tráfego, qualificação de leads e aumento de conversão.

Fonte: E-commerce Brasil