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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 19 de outubro de 2021 às 11:10


Atendendo a uma demanda do mercado, a COUROMODA decidiu mudar a data do evento de 2022. A mostra iniciará no dia 17 (segunda-feira) e seguirá até o dia 19 (quarta-feira) de janeiro, no Expo Center Norte, na capital paulista. Antes, a mostra estava prevista para o período de 16 (domingo) a 18 (terça-feira). Muitos expositores e também lojistas demonstraram o desejo de que o evento não começasse mais no domingo, pois isso acarretaria em viagens ainda no sábado para muitos do participantes e uma possível redução na visitação.

Com lançamentos de outono-inverno e também de alto verão (para pronta-entrega), a COUROMODA será novamente o evento que abrirá o ano comercial do setor calçadista. Realizada poucas semanas após as vendas de Natal e de Ano Novo, o evento serve para que lojistas e compradores estrangeiros abasteçam seus empreendimentos. "A maioria das principais marcas de calçados, bolsas e acessórios já confirmou presença e lojistas de todo o Brasil se movimentam para estarem presentes e realizarem bons negócios. Estamos confiantes num excelente evento em janeiro próximo", detalha o Diretor Geral Jeferson Santos.

A movimentação para a mostra de 2022 segue intensa, com muitas consultas por parte de lojistas que desejam visitar o evento. A participação – em maior ou menor escala – de compradores internacionais ainda depende da evolução da pandemia e de eventual queda de barreiras sanitárias entre os países.

Do mesmo modo, fabricantes de diversas partes do país e dos mais variados nichos e portes avaliam ainda expor no primeiro evento presencial brasileiro do setor calçadista de relevância global. “Importante que todos os players do mercado acelerem suas programações e se organizem para aproveitar ao máximo o grande reencontro do setor. Lembramos que seguiremos rigorosamente todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para proporcionar um ambiente seguro para bons negócios”, completa Jeferson.

CAMPANHA MOSTRA DIFERENCIAIS

A campanha publicitária COUROMODA +, desenvolvida para dar destaque aos principais diferenciais positivos da mostra, segue a pleno vapor. Criada pela GBM Comunicação (Novo Hamburgo/RS), a campanha COUROMODA + se propõe a consolidar o conceito de que a mostra vai muito além da definição usual. “A COUROMODA é o principal ponto de convergência anual da inteligência e do business ligado ao setor calçadista brasileiro. Ao enfatizar quatro pilares – Moda, Negócios, Conectividade e Conteúdo –, a campanha projeta no mercado uma imagem de múltiplas facetas, atraindo com a mesma intensidade expositores e visitantes. Além do mais, a campanha não se limita somente ao evento presencial de 2022, que ocorre de 16 a 18 de janeiro. Ela também contempla ações ao longo de todo o próximo ano”, detalha Mauro Moraes, sócio-diretor da GBM Comunicação.


CONCEITOS

A campanha utiliza imagens com forte apelo de moda, condizentes com a temporada outono-inverno, principal mote em termos de lançamentos da COUROMODA. Nas fotos selecionadas, há sempre elementos que exploram cores vibrantes, uma das megatendências verificadas na temporada de inverno no Hemisfério Norte, inspirada pelo retorno da vida em movimento pós-pandemia, e que, certamente, balizará as coleções nacionais para a temporada de temperaturas mais amenas.

As cores escolhidas são as duas definidas pela Pantone como as tonalidades do ano de 2021: “Illuminating Yellow” e “Ultimate Grey” – tons iluminados de amarelo e cinza. São cores contrastantes e complementares que conferem à campanha atualidade e bom gosto estético.


OS QUATRO PILARES

Para captar novos expositores, ampliar o espaço dos já confirmados e impulsionar a visitação – em especial de lojistas e compradores estrangeiros, a campanha aposta em quatro pilares, quatro diferenciais que fazem da COUROMODA um evento único e imperdível. São eles:

+ Moda
A presença das principais marcas de calçados, bolsas, acessórios e confecções, voltadas aos públicos feminino, masculino e infantil, é um dos principais diferenciais da COUROMODA e será ainda mais reforçada na edição de 2022. No mesmo local, lojistas e compradores estrangeiros encontram grifes adequadas aos mais diferentes nichos de negócio, dos mais sofisticados aos mais acessíveis.

+ Negócios
Uma série de ações será desenvolvida para ampliar ainda mais a presença de lojistas e compradores internacionais. Campanhas específicas nas mídias sociais e publicidade em veículos segmentados mostrarão aos potenciais visitantes as vantagens de se fazer presente na mostra e concretizar bons negócios. Além disso, ações específicas de caravanas e visitas coletivas serão implementadas nos próximos meses. Tudo para garantir uma visitação ainda mais qualificada.

+ Conectividade
Em 2022, será dada continuidade ao projeto COUROMODA DIGITAL, que contou com quatro edições em 2021. Reformulado e otimizado, o projeto confirma a manutenção de mostras digitais em momentos específicos e de interesse de expositores e visitantes. Datas e número de eventos ainda estão sendo avaliados, porém uma coisa é certa: a COUROMODA DIGITAL seguirá sendo uma plataforma fácil, segura e objetiva para o lançamento de novidades e a realização de importantes negócios.

+ Conteúdo
A relevância das mídias sociais e das plataformas digitais é um fato inconteste. Justamente por isso, a COUROMODA apostará e investirá ainda mais neste segmento para levar conteúdo de qualidade ao mercado. Dezenas de milhares de seguidores nos perfis da mostra no Instagram, no Facebook e no YouTube serão abastecidos com conteúdos cada vez mais qualificados e relevantes. Dentro deste escopo, o Fórum CONEXÃO COUROMODA seguirá ocorrendo em seu formato digital, sempre tratando dos temas mais relevantes para o setor e com a presença de importantes palestrantes, debatedores e profissionais. Na COUROMODA presencial de 2022, o Fórum CONEXÃO COUROMODA será híbrido, com transmissão ao vivo das palestras presenciais nos perfis do Instagram e Facebook.

OTIMISMO

“Estamos muito otimistas com o próximo ano, que deve ser de retomada para o setor calçadista em geral e para o segmento de feiras em especial. E a campanha COUROMODA + traduz justamente este pensamento. Além do tão esperado retorno da feira presencial, estamos trabalhando para ter todo o ano de 2022 com muitas ações e iniciativas para potencializar negócios no cluster”, finaliza Jeferson Santos.

Fonte: Couro Moda
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 19 de outubro de 2021 às 10:55


Setor registra crescimento mesmo com a crise e após lockdown, e comerciantes apostam na retomada com pegada omnicanal.

Depois de meses de lojas fechadas, e um abre e fecha que virou o pesadelo dos empresários, o varejo começa a dar sinais de recuperação com a retomada do varejo na rua. Com a reabertura das lojas, o giro das mercadorias melhorou pela primeira vez desde que a pandemia chegou no Brasil. De acordo com dados da GfK, no primeiro semestre de 2021, a venda de produtos eletrônicos, em volume, cresceu 36% em relação a igual período do ano passado.

Segundo Eduardo Salem, diretor de operações da Fast Shop, os principais indicadores vêm crescendo gradativamente com a estabilização dos horários de atendimento ao cliente. Ele afirma que, após o fechamento das lojas físicas, o canal online ampliou consideravelmente sua representatividade, chegando a um aumento de 300%. “Com a reabertura dos shoppings tivemos uma reversão no quadro e as lojas voltaram a crescer, representando 55% das vendas gerais da empresa”, declarou o diretor.


Vendas do varejo se acomodam no terceiro trimestre

O IGet, índice que acompanha o desempenho dos setores de Varejo e Serviços, desenvolvido pelo Departamento Econômico do Santander em parceria com a Getnet, mostrou queda em agosto em relação a julho. Os varejos ampliado e restrito caíram 4,5% e 5,9%, respectivamente, e o indicador de serviços às famílias fechou negativo em 7,9%. Após meses de alta em ambos os setores, o resultado indica acomodação das vendas no varejo e redução no ritmo em serviços no terceiro trimestre do ano.

Lucas Maynard, economista do Santander, avalia que os números indicam uma projeção mais moderada para o fechamento do trimestre. “Esperávamos este resultado, uma vez que durante o segundo trimestre, o comércio e os serviços sentiram os efeitos positivos da redução das restrições, quando também houve pagamento do auxílio emergencial. Por outro lado, o efeito do aumento dos preços também pode ter impactado o consumo em agosto. Olhamos para o quarto trimestre mais otimistas com a retomada maior da mobilidade”.

Para André Parize, vice-presidente de finanças da Getnet, na medida em que os consumidores começam a sair de casa e iniciar compras pessoalmente, é natural que algumas categorias de serviços vendam mais. “Com o avanço da vacinação é esperado que o consumo se volte a itens que não faziam mais parte do dia a dia das pessoas, pois se sentem mais confiantes para saírem de casa. Portanto, nossa expectativa é que até o final do ano, o consumo das famílias retome e se acomode”.

Durante a pandemia, houve períodos de fechamento total das lojas e funcionamento em horário e capacidade reduzidos até a retomada à normalidade. Segundo Thiago Hering, presidente executivo da Hering, nesses cenários diversos, o foco da companhia foi sempre melhor servir os seus clientes. E a digitalização ajudou muito neste sentido. “Em nosso planejamento estratégico, são prioridades a excelência operacional com aceleração multicanal e a transformação digital voltada à infraestrutura, dados e visão de cliente. Com estas premissas, impulsionamos nosso e-commerce, que apresentou crescimento de 273% versus 2019. Integramos 100% da nossa rede no formato omni, e lançamos novos produtos digitais”, declarou o executivo.

Hering explica que a digitalização aconteceu “do balcão para trás” e do “balcão pra frente” — o que significa que nos bastidores também foram implementadas muitas melhorias nos processos da indústria, do centro de distribuição e das vendas B2B para melhorar a experiência de compra, eliminar os atritos e garantir agilidade nas entregas.

“Neste sentido, vimos uma enorme evolução do mercado como um todo e direcionamos nossos esforços para participar deste pelotão que puxa as mudanças. Este foi um ano que consolidou muitas evoluções que já estavam planejadas e que foram aceleradas diante da necessidade de atendimento remoto. Em termos de tecnologia, este é o maior investimento da nossa história. Com isso, espera-se uma aceleração dos negócios, trazendo melhorias e eficiência, visando o incremento de receita e margem”.

De acordo com o executivo, “do balcão pra frente”, alguns dos projetos prioritários da marca são: a expansão de megalojas, com formato de grande superfície e que já nascem visando endereçar as funções de digitalização; uma nova plataforma para o e-commerce e mais apta à omnicanalidade; processos ligados à LGPD, análise de ciclo de vida de produtos e CRM (big data, personas e jornadas).

Para fidelizar o cliente, Hering conta que a ideia foi fortalecer o relacionamento e garantir o produto certo, na hora certa e no canal que oferece maior conveniência para o consumidor. “Hoje, somos a maior rede de franquias de vestuário do Brasil, e nosso diferencial é adaptar nossos canais a uma variedade de formatos. Temos atualmente megalojas, que nos garantem excelência em experiência, franquias e multimarcas, que trazem a capilaridade, basic shops, que reforçam nosso core business e canais digitais”, enumera.

A demanda por serviços digitais e integrados foi puxada por um cliente que transita nos diferentes pontos de contato. Este cliente omni tem ticket médio três vezes maior e compra com dez vezes com mais frequência do que o cliente tradicional, explica o executivo.

Fonte: Consumidor Moderno