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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 16 de janeiro de 2018 às 20:57
Michael Lastoria, da &pizza (segundo à esquerda, acima), Alexa Buckley, da Margaux (extrema direita, acima), Kavita Shukla, da Fenugreen (segunda à direita, acima) em palestra sobre como criaram as grandes novidades do varejo americano

Quais são os negócios que estão dando um ar novo e diferente ao tradicional varejo norte-americano? A NRF 2018, o maior congresso de varejo do mundo, que acontece nesta semana em Nova York, reuniu empreendedores que apresentaram seus negócios e o que eles mudam no cenário do varejo dos Estados Unidos e que tem inspirado o setor no mundo todo.

O painel “Foundation’s Student Program” contou com Michael Lastoria, CEO e cofundador da rede de pizzaria &Pizza; Alexa Buckley, cofundadora da marca de sapatos femininos Margaux; Kavita Shukla, fundadora e CEO da Fenugreen, empresa especializada na fabricação e venda de papéis biodegradáveis para conservação de alimentos; Neil Blumenthal, co-fundador e co-CEO da Warby Parker, rede de comércio de óculos; e Rachel Shechtman, fundadora e CEO da STORY, plataforma informativa voltada para varejistas e consumidores.

Os palestrantes falaram sobre como fizeram para começar os negócios que são sensação no varejo americano nos últimos anos. Alguns pontos em comum permeiam todas as histórias, como a identificação de carências no mercado e o insight sobre soluções realmente inovadoras e únicas.

Como eles conseguiram criar esses negócios?  Eles revelaram que o segredo foi concentrar-se na construção de uma nova solução em vez de se preocupar com o que poderia dar errado.

Planejamento e ação

Michael Lastoria, da &Pizza, afirmou que a inação pode ser mais frustrante que qualquer fracasso. “Não apresentar a ideia que você tem é um risco maior do que um possível fracasso que venha a acontecer”, garantiu.


Outro ponto importante abordado pelos empreendedores é o tipo de equipe formada pelo empreendedor para fazer acontecer sua ideia. “De quem você se cerca é realmente importante”, diz Lastoria. Ele ainda diz que isso não se limita só à equipe, mas abrange as parcerias comerciais de todos os tipos.

Kavita Shukla, da Fenugreen, recomendou aos estudantes e empreendedores que não subestimem a si mesmos. Segundo ela, em momentos de incerteza é necessário traçar um plano e dar um pequeno passo à frente todos os dias. Alexa Buckley, da Margaux, complementou ao revelar que traça três objetivos pessoais e três profissionais todas as manhãs. A convicção dela é a de que, não importando como o dia acabe, algo foi feito para progredir pessoal e profissionalmente.

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 16 de janeiro de 2018 às 20:54
O setor de franquias, assim como todo o varejo, sofreu nos últimos anos com a crise. Contudo, o segmento conseguiu manter um crescimento acima da inflação em 2017, segundo prévia da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Considerando as grandes marcas do setor, o desempenho foi ainda melhor.

A associação levantou quais são as 50 maiores redes do País e identificou que muitas marcas desse rol abriram mais de 100 unidades no ano passado. “Em relação ao ano passado, vimos algumas movimentações, mas as grandes ainda se concentram nos segmentos de Saúde, Beleza e Bem-Estar; Alimentação; Redes localizadas em postos de gasolina; e Serviços Automotivos”, afirma Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF.

Segundo o estudo, 72% das redes que estão na lista estão concentradas em São Paulo, 14% no Rio de Janeiro e 6% no Distrito Federal.

Ao contrário das redes de todo o sistema de franquias do País, as maiores do setor estão mais dispersas, segundo Vanessa. “Há uma maior dispersão das unidades entre as 50 maiores do que em todo o setor e também maior participação de outros formatos – esse movimento foi importante para manter o faturamento em 2017”, completa.

Esses novos formatos incluem quiosques, unidades móveis e operações home based.

As 50 maiores também são mais maduras de mercado do que a média. Segundo o estudo, 66% das 50 maiores têm mais de 10 anos de atuação.

Elas também são majoritariamente brasileiras: 88% delas são daqui. “Isso mostra a importância da indústria brasileira e mostra como o País é atuante no segmento”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

20 Maiores

A seguir a relação das 20 maiores redes, em número de unidades, do ranking das 50 maiores.



Fonte: Novarejo