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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 12 de dezembro de 2017 às 20:58
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas registrou, em novembro/17, alta de 1,0% perante outubro/17, já efetuados os ajustes sazonais. Na comparação como o mesmo mês do ano passado (novembro/16), houve alta de 6,4%. No acumulado do ano até novembro/17, a atividade varejista cresceu 0,8% frente ao período de janeiro a novembro do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a data comemorativa da Black Friday, o avanço do crédito, a queda da inflação e a recuperação da renda real e do emprego, impulsionaram a movimentação dos consumidores nas lojas no mês passado.

O resultado de novembro/17 do varejo foi impulsionado pelas altas de 2,3% do segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, de 1,2% no ramo de móveis, eletroeletrônicos e informática, de 1,0% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 0,5% em material de construção. Somente combustíveis e lubrificantes (-0,9%) e veículos, motos e peças (-0,2%) registraram recuo em novembro/17.

Somente o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou alta no acumulado do ano até novembro: 0,8%. Por outro lado, no acumulado do ano até novembro/17, a maior retração do consumidor deu-se no segmento de material de construção, o qual registrou queda de 14,6% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 11,4%, observada no fluxo dos consumidores nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuos também de 9,4% no segmento de combustíveis e lubrificantes, de 8,8% em móveis, eletroeletrônicos e informática e de 8,3% nas lojas de veículos, motos e peças.

Fonte: Serasa Experian
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 12 de dezembro de 2017 às 20:48
Em nova análise, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revisou a projeção de vendas calculada para o Natal deste ano e estima que a data movimentará R$ 34,9 bilhões, o que representa um avanço de +5,2% na comparação com o mesmo período do ano passado, o maior desde 2013. A estimativa anterior da CNC para o crescimento do volume de vendas era de +4,8%.

“A nova expectativa se baseia no cenário de inflação baixa, queda de juros e, principalmente, retomada gradual e contínua do emprego”, explica Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC.

Os segmentos de hiper e supermercados (R$ 11,8 bilhões), lojas de vestuário (R$ 9,0 bilhões) e de artigos de uso pessoal e doméstico (R$ 5,1 bilhões) deverão responder por 74% do faturamento das vendas natalinas deste ano. Em termos relativos, o maior aumento nas vendas deverá ocorrer nas lojas de móveis e eletrodomésticos (+17,8% na comparação com 2016). Apesar de 27,4% dos varejistas considerarem o nível corrente dos seus estoques acima do adequado, o percentual é menor do que aquele encontrado em 2016, de 30,4%.

Queda na inflação gera otimismo

Um dos principais motivos por trás do maior otimismo dos lojistas é a deflação. A cesta composta por 214 bens ou serviços mais consumidos nesta época do ano mostra que, na média, os preços medidos através do IPCA-15 apresentaram recuo de 1,2% nos 12 meses encerrados em novembro – resultado inédito desde o início desse levantamento, em 2001.

Aparelhos de TV, som e equipamentos de informática registraram variação média de -6,8% nos últimos 12 meses. Em seguida, destacam-se as quedas nos preços dos alimentos (-5,8%) e eletrodomésticos (-1,7%).

Taxa de efetivação aumenta

O “efeito adiamento” na oferta de vagas por parte dos varejistas – ocasionado pela crise econômica – postergou a temporada de oferta de vagas, entre setembro e novembro para agora, no mês de dezembro. Os Estados de São Paulo (20,1 mil), Minas Gerais (8,0 mil) e Rio de Janeiro (6,4 mil) deverão concentrar 47% das contratações.

A taxa de efetivação dos trabalhadores no início do próximo ano também deve passar dos 15% observados em 2015/2016, para aproximadamente 30% após o Natal de 2017.

Os motivos, segundo o economista Fabio Bentes, se dão pela “perspectiva de retomada lenta e gradual da atividade econômica e do consumo, bem como eventuais impactos positivos sobre o emprego, decorrentes da reforma trabalhista”.

Alta nos salários

O salário médio de admissão deverá registrar aumento real de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 1.185. O maior pagamento deve se dar pelo ramo de artigos farmacêuticos, perfumarias e cosméticos (R$ 1.430), seguido pelas lojas especializadas na venda de produtos de informática e comunicação (R$ 1.392). No entanto, estes segmentos devem responder por apenas 2,0% do total de vagas oferecidas.

Fonte: CNC