Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2017 às 20:48
As promoções e ofertas influenciam a decisão de compra de mais da metade dos brasileiros (52%), revela estudo feito pela Associação Brasileira de Automação-GS1 e pela H2R Pesquisas Avançadas.

De acordo com o levantamento, desenvolvido através da entrevista com 400 consumidores, outros aspectos que são levados em conta no momento de decidir a compra são: a força da marca (63%), detalhes das informações (55%), diferentes opções de pagamentos (53%), e variedade de opções de itens (52%).

Para o presidente da entidade, João Carlos de Oliveira, os dados refletem a transformação na jornada de compra do consumidor. "A diversidade e integração dos pontos de venda e de comunicação influenciam os hábitos de um consumidor que hoje valoriza a marca, e quer facilidades como opções de pagamento, promoções e variedade em uma só compra; ou seja, deseja cada vez mais a satisfação", afirma.

Conectividade

O estudo apontou ainda para o alto grau de conectividade do brasileiro, e os impactos disso na jornada do consumo. Segundo a pesquisa, a compra começa pela internet, já que 84% entrevistados pesquisam on-line informações detalhadas sobre o produto. Apesar de esse ser o principal meio de pesquisa no início da jornada, o estudo revela que o brasileiro também pede indicação para amigos e vai para a loja física. Na hora de finalizar a compra a loja física ainda predomina para algumas categorias, como produtos de cuidados pessoais, medicamentos, artigos para saúde, alimentos e bebida. Já os smartphones, eletroeletrônicos e computadores estão cada vez mais sendo consumidos no varejo on-line - quase 25% dos entrevistados compram dessa forma.

Boa parcela dos que compram no e-commerce (34%), no entanto, ainda dizem ir à loja física para aperfeiçoar sua experiência, tocar e conhecer melhor os produtos. No ponto físico, a inovação é cada vez mais valorizada pelos consumidores, mostra a pesquisa. Um ponto citado é a possibilidade de pagar através dos smartphones, que proporcionou, para 67% dos entrevistados, a sensação de inovação, estimulando a compra.

Em relação aos programas de fidelidade, o estudo mostra que os principais motivos para participar foram os clubes de descontos (81%), promoções que combinam com suas preferências (54%) e as milhas para viagens (53%).


Fonte: DCI
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2017 às 20:36
O setor de franquias cresceu e atingiu R$ 37,6 bilhões no segundo trimestre deste ano, um total de 6,8% a mais do que em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising que prevê ainda melhorias para o setor até o fim do ano.


A entidade comemorou o crescimento. Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, afirma que o momento é positivo. “O setor teve um crescimento moderado em termos históricos, mas positivo considerando todo o momento que vimos e sinaliza o que estávamos esperando para 2017”, disse.

No consolidado do primeiro semestre, o setor de franquias cresceu 8% em relação ao mesmo período de 2016 e fechou os primeiros seis meses do ano com R$ 74,4 bilhões.

“O setor acompanha o movimento do País, com um segundo trimestre produtivo devido a, principalmente, queda da inflação”, explicou Altino Cristofoletti, presidente da ABF.

Por segmento

O segundo trimestre foi marcado pela estabilização. A expansão foi moderada, com redes investindo no aumento de vendas nas lojas que já possuem.

Os segmentos de hotelaria, entretenimento e lazer, além de saúde, beleza e bem estar são os que mais se destacaram apresentado recuperação em relação a 2016, impulsionado principalmente pelo bom resultado do primeiro trimestre do ano.

“Para o setor de saúde, beleza e bem estar o faturamento foi expressivo, houve uma retração no número de franquias e começou a apostar em outros canais como porta-porta e vendas diretas”, explicou Bretas.

Tendências

O movimento de interiorização das franquias, expandindo-se para cidades menores que cresceu nos últimos anos, devem permanecer nos próximos meses. As regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte serão as mais afetadas nessa expansão, enquanto a região Sudeste deve se estabilizar.

A forte onda de profissionalização oferecida pelas redes fortaleceu os conhecimentos em gestão dos franqueados que começaram a inaugurar outras unidades. Os multifranqueados são características do amadurecimento do mercado e devem crescer, assim como os fraqueados multimarcas.

Outra característica do amadurecimento do setor que deve aumentar nos próximos meses é a saída de marcas do mercado brasileiro. Segundo Cristofoletti, a diminuição de marcas é comum em mercados consolidados e deve se estabelecer em 2018

Fonte: Novarejo