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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 12 de julho de 2017 às 20:51
A Arezzo & Co, dona das marcas Arezzo, Anacapri, Schutz, Alexandre Birman e Fiever, tem conseguido manter o ritmo de crescimento e prevê ultrapassar a meta de abertura de lojas neste ano - estipulada entre 25 e 30 unidades -, aproveitando o momento favorável para suas marcas.

"A Arezzo manteve um crescimento entre um dígito simples alto e dois dígitos baixos nos últimos dois anos, mesmo no pior momento da crise. As tendências do mercado de moda e nossa capacidade de acompanhar essas tendências têm exercido um impacto muito mais forte no negócio do que a crise política", afirmou Alexandre Birman, presidente da Arezzo.

Birman acrescentou que o desempenho de vendas da companhia na primeira metade do ano foi favorecido pela abertura de lojas e pela boa aceitação das coleções lançadas. A Arezzo adota o modelo de moda rápida, com o lançamento de 15 a 16 coleções por ano e reposição de produtos nas lojas a cada 15 ou 20 dias.

No primeiro trimestre, a Arezzo teve um crescimento de 15,4% na receita líquida, para R$ 297,18 milhões. O lucro líquido avançou 51,1%, para R$ 22,17 milhões. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) aumentou 36,8%, para R$ 36,03 milhões. Boa parte desse aumento veio da abertura de lojas e da expansão dos negócios no comércio eletrônico.

O grupo teve uma abertura líquida de 19 lojas nos três primeiros meses do ano, em comparação com igual período de 2016, encerrando março com 562 unidades, sendo 48 próprias e 514 franquias. No segundo trimestre, a companhia abriu oito lojas da Anacapri, incluindo uma na rua Oscar Freire, na capital paulista, chegando a 88 unidades. "No ritmo de expansão atual, a Anacapri vai ultrapassar 100 lojas neste ano, certamente", afirmou Birman.

Já a marca Arezzo manteve estável seu número de lojas - no fim do primeiro trimestre eram 381 unidades. A companhia desenvolve um modelo de franquia mais barata, com pontos menores, para cidades de pequeno porte. O projeto terá a primeira unidade piloto aberta em agosto. Birman disse que essas lojas terão faturamento anual entre R$ 90 mil e R$ 150 mil. As lojas tradicionais faturam, em média, R$ 220 mil por ano.

"É uma tentativa de continuar crescendo com franquias. A marca Arezzo já está presente nos maiores shopping centers e centros urbanos do país", acrescentou.

O grupo abre em agosto a quarta loja da marca Alexandre Birman no país - a unidade será instalada no Rio de Janeiro. No segundo trimestre, a Arezzo abriu um showroom da Alexandre Birman e da marca Schutz nos Estados Unidos, em Nova York. Birman considera que o negócio fora do Brasil tem maior potencial de crescimento. "A expectativa para a operação nos EUA é obter um faturamento de pelo menos US$ 25 milhões", afirmou.

Para a marca Schutz, a Arezzo vê espaço para abertura de 4 a 5 lojas no ano. Em relação à Fiever, o grupo abriu duas unidades em São Paulo, chegando a quatro em operação. E ampliou sua distribuição nas lojas multimarcas, de 200 para 350 pontos de venda.

"As redes multimarcas voltaram a crescer neste ano", disse Birman. Em 2016, a distribuição da Arezzo para esse canal de venda caiu 0,5%, para R$ 303,7 milhões. O faturamento total da companhia avançou 8,3%, para R$ 1,55 bilhão.

Fonte: Valor Econômico
Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 12 de julho de 2017 às 20:50
Após apresentar fluxo de visitantes apenas estável em junho, segundo o índice Influx - desenvolvido em parceria pelo IBOPE Inteligência e pela Mais Fluxo -, diversos shoppings espalhados pelo Brasil buscam incrementar atrações para as férias; porém, muitos ainda esbarram no perfil do cliente.

"Nesta época de férias escolares o foco está nas famílias, mas adolescentes e turistas também movimentam os corredores dos shoppings. É fundamental que os varejistas do estabelecimento entendam cada um desses grupos, para que possam mapear as oportunidades. As lojas precisam estar com vitrines e produtos alinhados com a campanha do shopping. Se as lojas não definirem uma boa estratégia, a oportunidade pode se tornar uma dificuldade", alerta a diretora-executiva da AGR Consultores, Jéssica Costa.

Com intuito de alcançar um fluxo de visitantes 30% maior em relação a períodos comuns, o Shopping RioMar Fortaleza, do Grupo JCPM, prepara ações de olho na 'família'. Na agenda de julho do centro comercial cearense tem espaço para eventos como arraial de pets, festival de humoristas, carnaval fora de época, e até uma cidade cenográfica que busca explorar a criatividade das crianças.

"Nosso principal evento de férias é o 'Cidade Colorir'. Uma cidade cenográfica construída de branco, onde as crianças recebem pincéis, tinta guache e aventais. Cada criança pode entrar com o pai ou um acompanhante. [Além disso] nesse mês, fizemos o nosso São João de Pets, onde recebemos cerca de 800 cães por dia, fizemos uma feira de adoção e colocamos vários estandes de lojas especializadas", afirma a gerente de marketing do RioMar Fortaleza, Michele Ribeiro, ressaltando o 'ArraiAU Pet', realizado nos dias 8 e 9 de julho no mall.

Aproveitando o embalo do Fortal, o carnaval fora de época da capital cearense - celebrado em julho -, o RioMar Fortaleza receberá uma mini micareta com shows dos cantores de axé Ricardo Chaves e Ninha, ex-Timbalada.

O Cantareira Norte Shopping, por sua vez, projeta um crescimento de 12% no fluxo de visitantes e 10% no faturamento, em relação ao período de férias do ano passado. Inaugurado em abril de 2016, em um investimento de R$ 300 milhões, o estabelecimento pretende se beneficiar da escassa opção de entretenimento e lazer da região: "O shopping está localizado em uma região que tem 800 mil habitantes, próximo a distritos como Pirituba, Francisco Morato, Caieiras e Franco da Rocha. O shopping mais próximo da nossa região está a 12 km de distância. Temos recebido de 450 mil a 500 mil pessoas em um mês normal. Nossa expectativa é chegar a 600 mil frequentadores em julho", admite o superintendente do mall, Geraldo Carvalho.

Para conquistar o público familiar nas férias, a principal atração do Cantareira Norte Shopping é o Yupie! Park. O parque de diversões instalado no estacionamento do centro comercial paulistano conta com brinquedos clássicos (como a roda-gigante, o barco pirata e o carrossel), e inovadores (como uma versão miniatura do chapéu mexicano e as naves giratórias do Spin Train). "Eles já estiveram no shopping no início do ano e, devido ao grande sucesso que obtiveram, fechamos o retorno deles para julho", diz.

Além disso, o estabelecimento visa promover a cultura através de duas peças de teatro voltadas aos públicos infantil e juvenil. "São peças desenvolvidas pelo grupo 'Os Satyros'. É um projeto de responsabilidade social. Eles fazem a captação dos atores na região e dão uma bolsa de auxílio equivalente a um salário mínimo."

Localizado próximo à cidade de Osasco, o Continental Shopping pretende obter um avanço de 3% no fluxo de visitantes para o mês de julho, ante o mesmo período de 2016. A principal atração é o TruckEscape, um jogo de fuga em formato móvel, onde a ação se passa dentro de um caminhão. "Ele é climatizado como se fosse uma agência de filme secreto. Os usuários têm que descobrir o enigma em 30 minutos para poderem sair. Essa atração já esteve em um shopping de Minas Gerais; somos o segundo do Brasil a recebê-los", diz o gerente de marketing do mall, Rodrigo Rufino.

Fonte: DCI