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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 09 de maio de 2023 às 10:40


Saiba como melhorar essa fidelidade: Clientes estão deixando de ser fiéis as marcas. O levantamento intitulado Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google, mostra que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. Embora isso seja cada vez mais difícil em razão da volatilidade do mercado, é um processo que sai muito mais em conta do que o custo para se trazer novos clientes.

O levantamento mostra também que 37% da população não tem “love brands” (marcas de amor) por conta de um único motivo: o preço. Geralmente, as empresas que conseguem esse feito não têm somente clientes, mas contam com apreciadores e simpatizantes do produto ou serviço, bem como da filosofia da empresa.

O que pode contribuir para reverter esse cenário, são as datas comemorativas, como o Dia da Mães, onde podem ser desenvolvidas estratégias para tentar estabelecer a lealdade dos clientes.

De acordo com Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes e, também, CEO e fundador da Lecupon, para esses dias especiais vale oferecer descontos, benefícios e acesso a um clube de vantagens, seja em forma de produtos, cashback, abatimento de fretes, prêmios com ingressos e outros privilégios que ajudam na fidelização de pessoas à marca, e na sua divulgação no mercado.

Ele ressalta, no entanto, que esse tipo de iniciativa ainda não é bem visto por marcas menores, que deixam passar a oportunidade. Ele lembra, por exemplo, que a Páscoa foi uma excelente oportunidade para determinar uma experiência positiva ao cliente. “Naturalmente, essa pessoa retornará. E isso se dá em todos os setores – restaurantes, padarias, bares, supermercados, áreas ligadas ao turismo etc”, explica, acrescentando que os empreendedores devem investir em estratégias de fidelização de clientes, contando com uma equipe especializada no assunto, de preferência.

O executivo cita como exemplo um programa de clube de vantagens aumentar a produtividade e, por consequência, a lucratividade em cerca de 40%, segundo informações do próprio portfólio de empresas atendidas pela Lecupon.

Conheça algumas dicas para vender bem em datas comemorativas. São elas:
- Compreender e ouvir o público do negócio;
- Verificar quais são as melhores vantagens para se dar em troca da assiduidade daquela pessoa. Por exemplo: tem locais que podem oferecer cashback; ou sistema de troca de pontos por produtos ou serviços no local; e até mesmo fechar parcerias com marketplaces de maior tamanho;
- Tornar o acesso e a checagem de pontos e trocas fácil e simples, contando, para isso, com o uso de aplicativos de clube de lealdade;
- Trabalhar o marketing do benefício, com artes para as redes sociais, divulgando ao cliente as grandes novidades da marca.

Fonte: SA Varejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 02 de maio de 2023 às 11:31


De acordo com uma pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition e conduzida pela OnePoll, 77% dos brasileiros sonham em empreender, mas 65% se sentem sem fôlego para encarar os desafio e 80% acham que nunca teriam a oportunidade de seguir seu sonho de abrir o próprio negócio.

Outro fato interessante são os motivos para não abrir o negócio:
69% apontam os altos custos de investimento inicial;
29% dizem que a insegurança de como começar os impedem de começar um negócio;
27% colocam a falta de informação sobre dados de mercado e financiamento;
23% têm preocupações sobre se, de fato, será bem-sucedido;
22% têm receio de não ser um negócio lucrativo.
Ou seja, muitos dos motivos têm a ver com insegurança.

A verdade é que ser empreendedor tem muitos desafios e é preciso superá-los para ter acesso aos grandes benefícios.

Hoje vamos te dar algumas dicas para que você possa superar a insegurança e ter o seu negócio de sucesso e vamos também ouvir histórias de pessoas que, assim como você, estavam inseguranças, mas decidiram arriscar.

É comum se sentir inseguro?

Uma coisa importante de se notar é que sempre é possível encontrar uma pessoa que passou por uma situação semelhante à nossa. Assim, é possível aprender com a história de outros a superar nossas inseguranças.

Leila Toleto é especialista em marketing e franquias, além de coordenadora do curso de Formação em Gestão Estratégica de Franquias do IAG PUC Rio. Ela explica que é comum que empreendedores se sintam inseguros na hora de começar um negócio.

“Muitos têm vontade, recursos, mas não levam a ideia adiante. Pessoas com perfil mais conservador e avesso a riscos dificilmente buscarão esse caminho, a menos que essa seja sua única alternativa.

Por outro lado, pessoas com perfil mais ousado, podem se atirar em um negócio próprio, sem necessariamente, estarem preparados para tal”, destaca a especialista.
 
Como é possível vencer o medo?

O medo é, muitas vezes, gerado porque não conhecemos sobre um assunto. Por isso, uma forma de superar a insegurança é investir no aprendizado!

“Digo que o conhecimento é o fator mais importante, tanto o autoconhecimento como o conhecimento do mercado e da área de atuação do negócio. Investir em autoconhecimento será essencial para entender quais são as suas potencialidades e reconhecer as oportunidades de desenvolvimento pessoal”, explica Leila.
 
Como uma franquia pode ajudar a vencer o medo?

Uma forma de superar a insegurança é investir em uma franquia, pois no sistema de franquias você não estará sozinho na hora de começar o seu negócio.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor de franquias apresentou um aumento de 48,4% no faturamento no segundo trimestre de 2021 se comparado ao mesmo período de 2020.

Além de ser um setor com bons resultados, o franchising também tem a vantagem de ter a figura do franqueador, que irá te dar toda a base para começar um negócio de sucesso.

“As análises de mercado e concorrência já foram feitas, existe uma marca estabelecida, com potenciais consumidores.

O franqueador detém o know-how e poderá auxiliar o empreendedor na escolha do local, na negociação, orientar sobre como montar a unidade.


Além disso, na fase preliminar, é possível conversar com outros franqueados da marca para conhecer melhor o modelo”, explica Leila Toleto.

Além disso, é possível aprender como funciona o negócio antes de investir.

“Alguns franqueadores dão ainda a oportunidade de o candidato experimentar a operação do negócio, antes mesmo da assinatura do contrato de franquia.

Passada a fase inicial, o suporte do franqueador fará toda a diferença no dia a dia do negócio, bem como a estrutura em rede, formada pelos outros franqueados, fornecedores e parceiros.

Orientações sobre a gestão financeira, de pessoas, logística, comercial e de marketing também são pontos a destacar no modelo”, completa a especialista.

Fonte: ABF Franchising Expo