Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:20


As vantagens de abrir uma franquia ao invés de investir em um negócio do zero, de cara é que justamente você não começa do zero.
Isso porque a marca já existe, e o modelo de negócio já foi testado e aprimorado com o tempo.
Para trazer as vantagens mais relevantes, conversamos com a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili.

Ela apontou 10 vantagens comprovadas desse tipo de investimento:

1 – Expansão
Na avaliação da consultora, a expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão.

2 – Marca
Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala.

3 – Contrato
Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo.
Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.

4 – Gestão
Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade.
A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio.
Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso.

5 – Fornecedores
Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades.Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.

6 – Criatividade
Lançar novos produtos não é uma dificuldade no franchising, pois as redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, garantindo assim que aceitação junto ao público aconteça.
Há, também, uma constante busca por inovação e criação de novas soluções por parte das redes de franquias.

7 –Padronização
É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo?Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia.

8 – Negociação
A franquia irá negociar com fornecedores por preços mais baixos, já que a compra é voltada à todas as unidades da rede.
Com isso, há ganho de poder de negociação e maior barganha na hora de faturar.

9 – Suporte
Ao abrir uma franquia, você poderá contar com todo o suporte necessário na vida empreendedora como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc.
Para a consultora, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de os livrar de preocupações burocráticas, fazendo sobrar mais tempo para buscar o melhor resultado para o seu negócio.

10 – Coletividade
O crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a franquia cresce, você cresce junto.O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida.

Fonte: ABF Expo Franchising
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:24


Para entrar no clima de carnaval, diversas marcas estão criando ações pensadas para a data. O Grupo Ri Happy, por exemplo, inicia as comemorações com atividades temáticas em suas lojas físicas. Chamada de “Bloco do Pebê”, nas lojas da PBKIDS, e “Happy Folia”, nas da Ri Happy, os eventos acontecem todo sábado, às 15h. A atração contará com atrações como baile de carnaval, desfile de fantasia e customização de máscaras, entre outras.

No dia 18, a tarde de sábado será ainda mais animada nas lojas da PBKIDS Rebouças, Iguatemi Alphaville, Mooca Plaza Shopping, Park Shopping Barigui, Shopping Eldorado, Shopping Anália Franco e Morumbi Shopping, com o lançamento da nova categoria de doces. A partir desta data, as lojas localizadas na cidade de São Paulo, que já comercializavam balas e chicletes, ampliarão a categoria com doces importados do Japão, Estados Unidos, Suíça e Reino Unido, além de produtos nacionais no conceito gourmet.

Para tutores de pet que também são foliões, a Petlove preparou um bloco pensado especialmente para os cães curtirem com seus humanos. O “Desfile Pet” foi criado para unir diversão e segurança para quem não abre mão da festa e nem da companhia dos filhos de quatro patas. A ativação conta com três categorias de concursos de fantasias, concentração, desfile, além de cervejas e sorvetes caninos, água para hidratação e brindes. O evento acontece no dia 26 de fevereiro no período matutino, de forma gratuita no Quintal Petlove, cachorródromo localizado no Parque Ibirapuera. A entrada do público será liberada pelo portão 6.

Com direito a samba-enredo oficial, o evento, criado em parceria entre a holding pet e a agência Innova AATB, reúne tutores e cães em um bloquinho com marchinhas tradicionais, open bar de petiscos variados, água, cerveja canina e sorvete pet, além de ativações como máquina de bolinhas de sabão para divertir toda a família.

“Idealizamos o Quintal da Petlove para que tutores e pets possam aproveitar o dia a dia em um ponto de encontro convidativo e seguro na maior metrópole do país, com uma agenda de ativações diversas para promover a diversão de toda a família. O nosso Desfile Pet tem como prioridade o bem-estar e a segurança de todos os presentes, em especial os cães. Por isso optamos pelo bloco em esquema de matinê, para evitar as altas temperaturas do solo e o calor intenso, e, também, em uma data fora das grandes aglomerações. Nossa expectativa é recebermos cerca de 200 pets no dia da folia”, comenta Filipe Botton, Head de Comunicação e Marca da Petlove.

Fonte: Mercado & Consumo