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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:38


A inflação continua a ter impacto nas decisões de compra: estas são as tendências de consumo que você precisa saber.

Vimos grandes mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos. Embora a pandemia de covid-19 tenha alimentado grande parte dessa turbulência inicialmente, acontecimentos socioeconômicos globais recentes e inflação impulsionaram algumas tendências de consumo.

Vale lembrar que no Brasil, no mês de dezembro de 2022, o índice da inflação fechou em 5,79%, cifra mais elevada desde 2017 (com exceção de 2021, que viu o índice chegar a 10,06%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Duas conclusões importantes sobre este cenário surgiram de um recente relatório de pesquisa de mercado, “Consumidores Reagem à Inflação”, realizado pela companhia especializada em experiência do cliente, a Medallia.

Segundo a companhia, ambos os aspectos se concentram em finanças pessoais e ajudam a entender como a inflação vem afetando o dia a dia dos consumidores.

Para a Medallia, um fator em destaque é que os consumidores estão mais sensíveis ao preço das coisas. Eles estão cortando gastos como resultado disso. Mas, essas mudanças foram desiguais entre as categorias de produtos, deixando alguns setores ainda mais vulneráveis a mudanças no comportamento do consumidor do que outros. Vejamos a análise da Medallia:


Como a inflação está moldando as tendências de consumo


– O preço do produto é agora o fator número um que influencia os gastos das famílias. Quase metade de todos os consumidores (49%) diz que o preço influenciou suas decisões de compra nos últimos três meses, um aumento de 20 pontos percentuais em relação aos 29% dos consumidores que disseram o mesmo em agosto de 2021.

– Quase a metade dos consumidores (42%) dizem que estão gerenciando os aumentos de preços passando a comprar menos produtos ou produtos mais baratos. Outros, em menor número, recorrem à busca de fontes adicionais de renda ou estão recorrendo a poupanças ou contraindo mais dívidas.

– Os consumidores realizaram as maiores mudanças de gastos nas categorias de produtos “emocionais”, incluindo viagens e entretenimento. Por outro lado, eles fizeram mudanças mínimas em seus hábitos de consumo nas categorias de produtos mais essenciais, como utensílios domésticos e gasolina.

– As transações de consumidores em restaurantes e supermercados desaceleraram no primeiro semestre de 2022, depois de terem subido no final de 2021 em comparação com os níveis da primavera de 2020. No entanto, como os preços aumentaram, o gasto total por transação aumentou.

– Se o custo dos bens e serviços aumentasse mais 5 %, todos menos 3% dos consumidores dizem que o custo adicional afetaria suas futuras decisões de compra.

Sobre o aumento de preço, 25% dos pesquisados dizem que terá forte efeito nas decisões de compra futuras, e apenas 18% dizem que terá pouco efeito.

O impacto na experiência do cliente deve ser administrado


Nesse cenário, a experiência do cliente, sua satisfação e consequente fidelização é mais importante do que nunca para os negócios, em todos os setores, segundo a Medallia.

Períodos de inflação alta e gastos reduzidos do consumidor são certamente tempos difíceis para o crescimento dos negócios. No entanto, líderes experientes têm a oportunidade de adaptar suas estratégias para construir e manter a lealdade do consumidor.

Você pode descobrir sua vantagem competitiva e proposta de valor e ser mais inteligente ao comparar seu desempenho com ferramentas e tecnologias que permitem fazer isso.

Na avaliação final da Medallia, a inflação é o fator mais importante para os consumidores no momento, por isso, líderes devem considerar expressar os efeitos da inflação em seus próprios preços e custos gerais, bem como nos esforços de sua marca para limitar os aumentos de preços da melhor maneira possível para construir e manter a confiança de seus clientes.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 24 de janeiro de 2023 às 13:59


CEOs da LVMH e da Saks Off 5th avançam em blockchain e outras tecnologia para mimar seus clientes.

Os desafios econômicos atuais e contínuos, como a pandemia de covid-19, guerra, inflação acelerada e aumento de custos, não atingiram o mercado de luxo, que continuou a ter um forte desempenho ao longo dos últimos anos. A indústria global de artigos de luxo deve atingir um valor de mercado de cerca de € 1,4 trilhão (R$ 7,8 trilhões) em receita de vendas em 2022, segundo dados da consultoria Bain & Company.

As principais marcas de luxo no mundo estiveram presentes na NRF Retails Big Show 2023, que aconteceu nesta semana em Nova York, e contaram que esse caminho foi pavimentado com fortes investimentos em tecnologia, abrindo novos canais, incluindo dispositivos móveis, e investindo em dados, para entregar ao cliente o que ele realmente deseja.

Em uma das principais palestras da NRF23, o presidente e CEO da LVMH, Anish Melwani, disse que a inovação faz parte do DNA da empresa e que a companhia tem investido recursos em blockchain para autenticação e rastreabilidade, pois acredita que os consumidores mais jovens se preocuparão “cada vez mais” com a fonte de matérias-primas.

Como exemplo, Melwani citou que os clientes da Tiffany podem obter um certificado digital que permite rastrear um diamante até a mina de onde veio.

Maior grupo de luxo do mundo, o LVMH tem em portfólio marcas como Louis Vuitton, Tiffany & Co, Sephora e Hennessy. Nos 12 últimos 12 meses, o grupo viu suas ações crescerem 16%.

Outro projeto feito pela Tiffany com o investimento em blockchain foi o NFTiff, o primeiro empreendimento da marca no universo das NFTs.


Vendido por cerca de US$ 50 mil, os compradores do NFTiff puderam cunhar um pingente personalizado da Tiffany & Co e receberam uma renderização digital do pingente como NFT junto a um certificado de autenticidade.Para chegar ao resultado que refletisse a imagem pixelada de 8 bits de maneira precisa, a Tiffany modernizou sua oficina. “Como você abraça a tecnologia, como você abraça a comunidade que está super empolgada com essa tecnologia, mas a usa para apresentar ao mundo o que você sempre foi bom?”, questiona Melwani.


Nova base de clientes

A Saks Off 5th, marca de luxo focada em descontos, desenvolveu uma estratégia de negócios com foco na experiência digital dos clientes. Em 2021, após as lojas físicas sofrerem grande impacto com o lockdown da covid-19, a marca lançou um aplicativo de compras para ajudar no crescimento digital.

A CEO Paige Thomas, que assumiu o cargo pouco antes da pandemia tomar conta do país em 2020, contou que sua primeira medida foi investir em pesquisas. A ideia era entender melhor e se envolver com seus clientes para fazer um mapeamento real de suas jornadas individuais e oferecer a melhor experiência. O resultado? O descobrimento de uma nova base de clientes, em crescimento.

“A primeira coisa em que nos concentramos foi o cliente. Fizemos algumas pesquisas que não eram feitas há quase três anos e descobrimos um segmento ainda não identificado e em rápido crescimento, que é o de uma cliente muito orientada para a moda, mas que faz compras em todos os lugares. Isso nos deu um alvo para pensarmos em estratégias de merchandising e marketing”, disse Thomas.

O executivo também destacou a parceria com a revenda Rent the Runway para ajudar a dar aos consumidores mais acesso a bens de luxo, com uma coleção de mais de 60 marcas de designers, com até 85% de desconto.

Fonte: Mercado & Consumo