Notícias


Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 15:50


Nova edição do relatório anual Pinterest Predicts aponta tendências para a moda, beleza, decoração, estilo de vida, bem-estar e muito mais. 

O Pinterest possui hoje cerca de 480 milhões de usuários ao redor do mundo que acessam a plataforma todos os meses para buscar inspiração, referências, ideias e fazer compras. Com tantos dados sobre o que essas pessoas estão procurando, salvando e consumindo desses conteúdos, padrões podem ser identificados que apontam para algumas tendências e preferências dos consumidores globais. Assim, a plataforma acaba de lançar a mais recente edição do Pinterest Predicts, o relatório anual de tendências para 2024.

Para isso, o Pinterest utiliza ferramentas de aprendizado de máquina para identificar padrões entre as bilhões de pesquisas feitas pelos usuários na plataforma. O relatório, por sua vez, reúne as principais tendências e previsões dos comportamentos, produtos e ideias que vão conquistar os consumidores em todo o mundo. Em 2023, o Pinterest obteve uma taxa de sucesso de 80% pelo quarto ano consecutivo ao antecipar tendências como a Decorgumelos– na qual a decoração de cogumelos esteve entre as principais buscas na plataforma e se concretizou ao longo do ano – e Um arco-íris no guarda-roupa, na edição de 2022.

“O Pinterest é uma ferramenta de busca de informação visual que, por meio de uma inteligência avançada de imagem e vídeo, tem como objetivo entregar inspirações e referências para conectar a inspiração à capacidade de realização”, explica André Loureiro, diretor executivo do Pinterest para a América Latina. O Pinterest Predicts, portanto, se encontra em meio a esse objetivo, ajudando marcas e empresas a entender os desejos e ajudar seus consumidores a realizá-los.


Tendências e previsões para 2024

A empresa lançou em 2021 no Brasil o chamado Pinterest Ads, que reúne diferentes soluções de publicidade para marcas anunciantes – área que não para de crescer dentro da organização. Hoje, mais da metade dos usuários utilizam o Pinterest para fazer compras. Diante desse contexto, saber antecipar tendências que estão sendo procuradas e utilizadas como inspiração pelos consumidores se torna uma grande vantagem também para marcas, anunciantes e empresas.

Para o relatório de 2024, além das 23 tendências identificadas em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem e criação de filhos, o Pinterest também está abrindo sua primeira loja física temporária na cidade de Nova York. O lançamento de cinco dias conta com uma experiência de compra inédita da empresa, na qual clientes poderão testar e comprar itens tendência para o ano que vem. Veja abaixo as previsões do Pinterest.


- Vovôcore: o foco da moda em 2024 estará voltado para as peças retrô, com looks vintage personalizados. Segundo o Pinterest, os usuários da Geração Z e Boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

- Viva a água-viva: o estranho animal será inspiração para diferentes setores, desde decoração à moda e beleza. A Geração Z e os Millenials são os responsáveis por impulsionar essa imagem por meio de pesquisas de itens, roupas e cortes de cabelo baseados na água-viva. São pesquisas de palavras-chave como “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.

  Uma gracinha de cozinha: em 2024, a Geração X e os Boomers irão investir no design de suas cozinhas com itens clássicos, como o famoso pinguim de geladeira, eletrodomésticos vintage e cores fortes como o rosa retrô.
  Cantinho do café: os usuários estão interessados em criar um ambiente dedicado ao café em suas casas, como apontam as pesquisas sobre “cafeteira com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”.
  Mashup mexido: podemos esperar que, em 2024, mais gente estará misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas deliciosas e divertidas.

- Azul a mil: a cor azul será tendência em diferentes áreas das vidas dos usuários – principalmente entre a Geração Z e os Millenials. Sombras para olhos, sobrancelha, cabelos e unhas estamparão o azul como uma tendência de beleza.

- Lançando laços: usuários Millenials e da Geração Z estão liderando essa tendência com buscas sobre “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e outros itens de moda com essa característica que rouba a cena dos looks.
  Raquete diferente: o esporte badminton será a inspiração para a nova estética dos Millenials e da Geração Z em 2024. Esses usuários lideram as buscas por itens como “roupa de badminton”, “jogando badminton” e “conversa fiada sobre badminton”.

  O amor é hippie: é possível esperar que vários casamentos em 2024 sigam a estética hippie, que fez sucesso na década de 1970. São inspirações como as flores por todo lado, os detalhes boho e música disco.
  Sem desperdício: pesquisas como “receitas com sobras” apontam que usuários do Pinterest estão de olho na nova tendência de reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar.

- Mais é mais: Millenials e a Geração Z estão procurando looks grandes para combinar com seus estilos ousados, com roupas e acessórios grandiosos.

- País tropical: om o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, o Pinterest aponta que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.
  De corpo inteiro: em 2024, a Geração Z e os Boomers vão mostrar que rituais dignos de spa merecem mais espaço em suas rotinas. O Pinterest registrou um aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.

  Devagar e sempre: pegar leve, curtir a preguiça, ficar de bobeira são comportamentos esperados para 2024. Com pesquisas por “hotel para staycation” e “vida calma”, a Geração Z e os Millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.
  Papo profundo: as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.

  Chá de fofura: depois da febre do chá revelação, pesquisas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente” indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024.

- Gótico sertanejo: com um aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico” e muito mais, em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pessoas da Geração Z e Boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.


- A nova era do jazz: em 2024, Millennials e Geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.
  Cada um no seu aquário: com pesquisas por “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, os Millennials e a Geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.

  Combate ao estresse: em 2024, a Geração Z e os Millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.
  Economia divertida: com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic”, a Geração Z e os Millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.
  Picape lifestyle: usuários da Geração Z e Boomers lideram essa tendência, com pesquisas como “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road” que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.

- Metal sensacional: Que tal um metal mais original? Com pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio”, as pessoas da geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos metalizados — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 05 de dezembro de 2023 às 09:48


 As novas gerações de consumidores esperam jornadas de compra sob medida, em tempo real e pelo menor preço: como atender a esses desejos? 

O varejo é um dos principais segmentos que aquece a economia mundial e já demonstrou resiliência diante de diversos desafios históricos. Apesar da crise pós-pandemia, aliada a alta da inflação e dos juros, o mercado movimentou R$ 812 bilhões no Brasil em 2022, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O volume de vendas representa estabilidade, com crescimento de 1%. Porém, a pandemia trouxe a necessidade de reinvenção contínua e abriu os olhos de muitos empreendedores sobre a importância de aprender com as dificuldades e, principalmente, se atualizar para impulsionar os negócios.

Apesar dos desafios, o varejo também oferece oportunidades significativas para as empresas que superam as dificuldades e englobam tendências, levando em conta as características de um mercado em constante mudança.

De acordo com um estudo da consultoria Ernst & Young, o setor deve crescer cerca de 3,7% ao ano até 2025, impulsionado pelo aumento da renda da população e pelo surgimento de novas tecnologias.

Além disso, o e-commerce brasileiro tem apresentado crescimento acelerado nos últimos anos, com um faturamento de R$ 87,4 bilhões em 2020, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Neste sentido, a adoção da tecnologia para otimizar a experiência do cliente é uma peça-chave. As novas gerações de consumidores esperam jornadas de compra sob medida, em tempo real e pelo menor preço. Temos a geração Z como nativos digitais e com poder de consumo, e a Alpha em ascendência, que tem alta influência no consumo familiar, por exemplo.

Esse novo consumidor pode ser a chave para os desafios do futuro e ele não quer centenas de produtos irrelevantes. Em vez disso, escolhe tempos de espera mais curtos, pedidos mais rápidos, recomendações personalizadas e experiências de checkout sem atrito.

Dados precisos e comunicação de ponta a ponta podem trazer otimização, automação e competência para o atendimento. Atualmente existem diversas opções para usar os dados e criar a experiência hiperpersonalizada, como inteligência artificial, sistemas de CRM, omnicalidade (pick-up, shipping from store etc), marketplaces mais qualificados e força digital 360 graus.

Por outro lado, o fim do isolamento social trouxe de volta a necessidade do contato presencial. Se antes ele era a principal opção, hoje o atendimento físico vem se tornando uma área para soluções ao cliente, não apenas vendas. É essencial incluir o cross entre analógico e digital na estratégia varejista na nova era.

A crescente adoção de tecnologia e inovação para traz novas possibilidades para os varejistas alcançarem mais clientes, ampliarem eficiência e saírem na frente da concorrência.

Fonte: Novarejo