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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 13 de março de 2018 às 20:43
Os marketplaces, plataformas online que ajudam grandes varejistas a rentabilizar por meio de lojas parceiras, representou 18,5% do faturamento do e-commerce em 2017. De acordo com o relatório “Webshoppers” divulgado na noite desta quinta-feira pela Ebit, são R$ 8,8 bilhões vindos dos marketplaces, do total de R$ 47,7 bilhões que o comércio eletrônico brasileiro arrecadou. É a primeira vez que o relatório contabiliza o modelo de venda por ser uma área nova adotada pelo varejo.

“Do ponto de vista das grandes lojas, o marketplace trouxe várias vantagens como diversificação de produtos, aumento de receita com melhoria de margens de lucro, além do crescimento de vendas em mercados de nicho”, diz o relatório da Ebit.

Experiência

A relação dos consumidores com os marketplaces também foi abordada na pesquisa.   Quando os entrevistados foram perguntados sobre o termo “marketplace”,  57% disseram que não sabiam responder o que significava. “O modelo de ainda é pouco reconhecido pelos consumidores, que na maioria dos casos, percebem apenas que a compra foi realizada em uma loja parceira quando recebem os produtos em casa”, relata a pesquisa.

Mas quem conhece o marketplace e teve a experiência aprovou, de acordo com a Ebit. O estudo diz que 58% dos usuários são assíduos. Isso significa que os internautas realizaram pelo menos quatro compras em marketplaces 2017. Dos usuários que navegaram pelas plataformas,  89% consideraram a experiência boa ou ótima.


Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 13 de março de 2018 às 20:42
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país cresceu 2,0% em fevereiro/18, já descontadas as influências sazonais. Em comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro/17), o crescimento foi de 7,0%. No acumulado do primeiro bimestre, a atividade varejista cresceu 6,5% frente ao mesmo período do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o avanço da massa real de rendimentos e o impulso proporcionado pela expansão do crédito, face à sequência de redução das taxas de juros e da melhora dos níveis de confiança do consumidor, estão impactando favoravelmente a atividade varejista neste início de ano.

O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu em fevereiro/18: 5,4% em relação a janeiro/18. Foi seguido de perto pelo segmento de material de construção, o qual se expandiu de 4,3% no segundo mês do ano. O segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios cresceu 2,8% e o ramo de veículos, motos e peças avançou 2,0%. O setor de combustíveis e lubrificantes cresceu 1,4%. Apenas o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas acusou retração em fevereiro/18: queda de 0,8% em relação a janeiro/18.

O segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática foi o que mais cresceu no acumulado do primeiro bimestre em comparação com o mesmo período do ano passado: 10,0%. O segmento de veículos, motos e peças registrou alta interanual de 3,7%, seguido pelo ramo de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas: crescimento de 2,4%. Pelo lado negativo, houve recuos de 7,7% no segmento de combustíveis e lubrificantes, de 6,0% em tecidos, vestuário, calçados e acessórios e de 7,1% em materiais de construção, sempre quando comparados com o primeiro bimestre do ano passado.

Fonte: Serasa Experian