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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 11 de outubro de 2023 às 14:01


A Black Friday marca o início oficial da temporada de compras de fim de ano e oferece uma oportunidade única para divulgação de vendas, aumentar a visibilidade de sua marca e conquistar novos clientes.

Neste cenário altamente competitivo, onde os consumidores estão cada vez mais interessados em pesquisar ofertas e comparar preços, estar bem preparado é importantíssimo para o seu negócio se destacar em meio à concorrência.
Confira os principais pontos para começar a preparar seu e-commerce com antecedência para a data mais concorrida do ano.


Como vai ser o cenário da black de 2023?

A Black Friday de 2022 teve um saldo de R$ 17.7 bilhões no varejo online, com 35,8 milhões de pedidos realizados. Para 2023, o crescimento das buscas mensais pela data já são de 24%.

Segundo dados do Google, 50% dos brasileiros que pretendem comprar na data ainda não tem varejista, marca, ou produto/modelo definido, e 91% vão utilizar canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos, tornando o momento ideal para fortalecer a sua presença no meio digital e trabalhar a aquisição de novos clientes.


Como preparar meu e-commerce para a Black Friday

Com um aumento significativo no tráfego online, é essencial que o site esteja preparado para suportar a demanda, sem comprometer a experiência do cliente.

Para a Black Friday 2023 o foco está em gerar e capturar demanda, com uso das estratégias a seguir.


Conhecimento e consideração da marca
Planeje as campanhas com antecedência e busque um aumento na interação com os clientes. Isso vai auxiliar a posicionar do negócio e aumentar a visibilidade da marca para tirar máximo proveito desse evento importante.

Estoque adequado
Certifique-se de que o estoque possa atender à demanda durante esse evento. Faça projeções com base em dados históricos e tendências de compra para evitar a falta de produtos essenciais.

Ofertas promocionais
Ofereça descontos atraentes e promoções especiais para atrair os consumidores. Considere também a possibilidade de lançar ofertas relâmpago em determinados produtos para auxiliar no giro em produtos que estejam parados por algum período.

Compras facilitadas
Garantir que o site esteja preparado para essa data, inclua etapas importantes como:


– ter um site responsivo que ofereça uma experiência de compra completa, independentemente do dispositivo que o cliente utilizar;
– acelerar a velocidade do carregamento das páginas;
– maior capacidade de processamento de pedidos;
– segurança nas transações online.

Fonte: Ecommerce Brasil
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 26 de setembro de 2023 às 10:48


Estudo foi realizado pela RTB House e mostra que 95% dos compradores não concluem a compra na primeira visita.

O consumidor acessa o mesmo site cerca de 3 ou 4 vezes antes de finalizar uma compra. Segundo o levantamento Guia Black Friday 2023, da RTB House, 95% dos compradores não concluem a compra na primeira visita.

Segundo a pesquisa, as campanhas de retargeting, que têm como foco a conversão de vendas, conseguem atrair 20% dos clientes em potencial. Esse número representa a necessidade de manter um acompanhamento atento nas fases intermediárias e superiores do processo de vendas, para aumentar a visibilidade da marca, envolver potenciais clientes e aumentar o tráfego para o site, num estratégia de médio prazo.

Na etapa de meio de funil também é possível olhar para o reengajamento de usuários dormentes, ou seja, aqueles que já efetuaram compras via um determinado e-commerce, mas de forma esporádica. 


Estratégias para o Black Friday 2023

A RTB House também observou que na última Black Friday, as palavras-chave mais relevantes foram fatores determinantes nessa conversão de vendas, e essa tendência é esperada para continuar em 2023.

Embora tenham sido registradas quedas nos números de impressões e conversões em comparação com 2021, refletindo um menor entusiasmo dos consumidores durante o último ano, outros indicadores-chave de desempenho, como o valor das conversões e o valor médio das compras, mantiveram-se estáveis ou até mesmo aumentaram em relação ao ano anterior.

- Planejamento antecipado: Cerca de 31% dos consumidores iniciam a pesquisa por produtos da Black Friday com até três meses de antecedência. É crucial criar estratégias que envolvam esses consumidores, promovendo a interação com a marca e oferecendo vantagens na compra.

- Posicionamento da marca: 63% dos consumidores valorizam marcas alinhadas com seus valores e crenças. Manter os clientes envolvidos antes de períodos promocionais ajuda a consolidar a presença da marca na mente do consumidor.

- Tecnologia nas campanhas digitais: Campanhas baseadas em algoritmos de deep learning são até 50% mais eficazes na tomada de decisões do que aquelas baseadas em machine learning convencional. Isso resulta em melhorias significativas no desempenho das campanhas e na eficiência das recomendações de produtos.

- Banners dinâmicos: A atenção média das pessoas é de apenas 8 segundos. Banners dinâmicos que se destacam rapidamente são essenciais, permitindo diferentes formas de interação e personalização de conteúdo para aumentar as chances de conversão.

- Personalização de anúncios: Experiências personalizadas podem gerar até 40% mais receita do que abordagens genéricas. Algoritmos de deep learning possibilitam a criação de anúncios altamente personalizados, considerando detalhes específicos do produto e os interesses do usuário.

- Compras por aplicativo: Na Black Friday de 2022, 33% dos brasileiros fizeram compras por meio de aplicativos, sendo que 86% mantiveram o aplicativo instalado após o evento. Motivos incluem frete grátis, ofertas exclusivas, cupons de desconto e entrega rápida. Esses dados são provenientes da pesquisa “Panorama de Consumo na Black Friday 2023”.

Apesar da queda nas impressões e conversões, os consumidores que compraram na Black Friday de 2022 gastaram mais, aumentando o valor médio das compras. Isso significou menos clientes para os varejistas, mas maiores ganhos em valor de conversão e ticket médio.

Em relação a 2023, em um cenário mais estável e sem a concorrência de outro grande evento que atraia a atenção dos consumidores, como aconteceu com a Copa do Mundo no ano passado, quando o Brasil estreou um dia antes da data promocional, a perspectiva é que a Black Friday deste ano possa combinar o melhor de ambos os mundos: mais pessoas engajadas e dispostas a fazer compras durante o evento, enquanto mantém altos índices relacionados ao valor de conversão e ticket médio.

Fonte: Mercado & Consumo