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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 02 de maio de 2023 às 11:23


No mundo dos negócios, o franchising é considerado uma alternativa mais segura para empreender, e nós fomos ouvir diversos consultores especializados para saber como vão estar as franquias 2023 e saber as novidades do mercado.
Assim, você que quer abrir um negócio próprio este ano vai saber os caminhos para realizar esse sonho e encontrar a franquia ideal.


 Quais franquias investir em 2023?

De acordo com Rodolfo Olivo, professor da FIA Business School, a economia em geral deve ficar mais movimentada no Brasil em 2023:

“Neste contexto, as franquias de serviços e novos produtos podem ser uma boa aposta, pois os consumidores cada vez mais buscam comodidade, conveniência, experiências personalizadas e novos produtos.
Essa busca é impulsionada por um possível cenário de mais renda disponível dos consumidores e menos incertezas políticas”, salienta Olivo, sobre o  cenário para investimento em franquias para 2023.”

O início de um novo ano marca o início de novos projetos, 2023 começa com a entrada de um novo governo, gerando expectativas do mercado.
“Essas expectativas são reforçadas por um discurso de incentivo ao aumento real do salário-mínimo, do PIB e da renda da população”, explica Olivo a respeito do cenário para investimento em franquias para 2023.”

De acordo com Olivo, além de levar em consideração sua disponibilidade financeira, deve também ver a solidez e suporte que os franqueadores oferecem, além de suas expectativas de retorno e perfil enquanto franqueado.

Ao se preparar para o passo a passo para planejar a comprar de uma franquia, você deve ter sempre em mente que deve pensar em longo prazo.“Por exemplo, um potencial franqueado que considera um imenso sacrifício trabalhar à noite e aos domingos não deveria considerar franquias de alimentação, cujo maior movimento é justamente neste horário”.


 Microfranquias 2023

No franchising há inúmeras opções de investimento e também tipos de negócios, começando com as  franquias com valores mais baixos de investimento inicial e com retorno muito rápido.

Isso pode vir a ser um bom negócio para aqueles que estão com dinheiro querendo investir e ainda estão com algumas dúvidas sobre o que fazer, recomenda Fernando Marchesini, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“É importante sempre acompanhar as notícias da economia em relação ao cenário para investimento em franquias para 2023, pois algumas mudanças podem, no futuro, gerar impactos para todos os setores”. É o que explica também Nadia Nogueira, sócia-diretora da Acasa Gestão e Franquias.

“Nesse sentido, olhamos a fotografia do momento atual da economia no Brasil e no mundo, mas também avaliamos as tendências para os próximos anos.

Hoje temos um cenário de inflação em queda e juros ainda altos no Brasil, mas há a perspectiva de crescimento econômico e possibilidade de redução desses indicadores em 2023 e nos anos seguintes”.

“Em se tratando de abertura de novos negócios, recomeçamos a olhar oportunidades além das necessidades”, considera a consultora Nadia.


Qual a melhor franquia para 2023?

Veja as recomendações para encontrar a franquia ideal:
Estudar o segmento no qual pretende ingressar para avaliar a atratividade desse nicho e quais serviços e produtos se destacam para receber o seu investimento;

Saber sua disponibilidade financeira para investir, a solidez e suporte que os franqueadores oferecem, além de suas expectativas de retorno e perfil enquanto franqueado;

Detalhar essa capacidade de investimento ao ponto de ela ser necessariamente sem endividamento (o crédito ainda tem taxas muito elevadas);

Em se tratando de investimentos, conhecer o perfil é parte importante no planejamento, por isso certifique-se de que tem o perfil para atuar nesse sistema.

Ele exige bastante dedicação ao dia a dia do negócio, contato com clientes e colaboradores, atualização e treinamento constante;

Converse com outros franqueados e procure entender bem o dia a dia e os desafios desse tipo de empreendimento.
Entenda como franquias de sucesso se destacam;

Ter capital de giro suficiente para aguardar o ponto de equilíbrio do novo negócio.
O começo é mais difícil, leva um tempo até ter lucro, então você precisa de uma reserva pessoal;
Na sua análise sobre o cenário para investimento em franquias para 2023, avalie o valor do investimento e como funciona o cálculo e o prazo de retorno

Busca por investimentos que gerem uma relação entre o capital investido e os benefícios de se ter o próprio negócio.
Essa decisão pode passar pela escolha de franquias que participem de um mercado com demanda aquecida, mas que o produto ou serviço não seja mera onda a se dissipar em pouco tempo na praia.
E, principalmente, por redes bem estruturadas, inovadoras e que acompanhem as principais tendências do mercado, com investimento em tecnologia e diversificação de canais de comercialização;
A forma de divulgação das marcas, produtos e serviços têm sido cada vez mais decisivos para bons resultados em vendas.


 Investindo no franchising em 2023

Ao se preparar para o cenário para investimento em franquias para 2023, é importante esteja atento ao marketing e como investir da melhor forma para retorno positivo. Para você ter sucesso em franquias deve ter entusiasmo e um sonho em mente.

Ao mesmo tempo deve manter os pés no chão e entender que todo um esforço prático e diário é necessário para a continuidade bem-sucedida do negócio.

Parcerias com outros franqueados, o cumprimento de normas da empresa franqueadora, atendimento a clientes, e lidar da melhor forma possível com os desafios do dia a dia, são essenciais, porque nada é fácil.

De acordo com Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Professor Doutor da FEA-USP,  todo setor de serviços é interessante, desde que se saiba correr o seu risco específico e se tenha boa experiência em gestão de negócios.

Fonte: ABF Franchising Expo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 25 de abril de 2023 às 15:05


Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências nos canais físicos e online.
Os outlets (lojas de desconto) estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros que pretendem comprar roupas, acessórios e calçados. Uma pesquisa realizada pela MindMiners em parceria com a Privalia mostra que 42% dos entrevistados têm intenção de aumentar o volume de compras em outlets. O ticket médio de gastos dos consumidores é R$ 610 a R$ 680, subindo para R$800 a R$ 1,200 entre pessoas de 45 a 54 anos.

A média de frequência de compra em outlets é de 4,3 vezes ao ano, mas 20% dos pesquisados reconhecem que costumam adquirir peças uma vez por mês. A média é maior entre consumidores de 25 a 34 anos (23%) e diminui entre pessoas com mais de 55 anos (11%).

“A pesquisa nos fornece informações valiosas sobre hábitos de compra dos consumidores e fatores que influenciam suas decisões. Entender o comportamento do consumidor nos possibilita identificar tendências e oportunidades para desenvolver estratégias de negócios e melhorar a experiência de nossos clientes”, afirma o CEO da Privalia, Fernando Boscolo.


Influência do cenário econômico

Roupas e acessórios para adultos estão no topo das preferências em outlets físicos e online (72%), seguidos das categorias calçados adulto (69%), roupas e artigos esportivos (61%) e artigos de cama, mesa e banho (41%). Produtos infantis e cosméticos e beleza possuem mais aderência junto aos compradores exclusivos do canal digital.

A pandemia de Covid-19 também contribui para o aumento de compras em outlets. 80% dos entrevistados afirmaram que passaram a comprar mais em lojas de descontos. Após a pandemia, 34% veem o modelo como preferido, 46% mantiveram os hábitos de compra e 20% passaram a consumir menos.

“Assim como ocorrido para outros setores que também operam em pilares de preço, os outlets se beneficiaram do cenário econômico provocado pela pandemia. Além de declararem terem passado a comprar mais neste formato de loja durante e após a pandemia, fica ainda mais forte a narrativa de preço associada aos outlets: é uma estratégia para economizar, ao mesmo tempo que pode ser vista como uma compra não essencial por aqueles que precisariam reduzir ainda mais seus gastos”.

Fonte: Mercado & Consumo