Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:27


Retorno da Mango ocorre em meio aos investimentos da empresa para ampliar sua internacionalização.

Dez anos depois de fechar sua última loja no Brasil, a marca espanhola de moda Mango voltará a ser comercializada no País – agora, no mundo virtual. O retorno ocorre em meio aos investimentos da empresa para ampliar a internacionalização e enfrentar a sua rival, também espanhola, Zara. Por aqui, o retorno da marca tem uma responsável: a Dafiti, que terá a exclusividade dos produtos da empresa.

O e-commerce de moda adquiriu os direitos de revenda dos produtos da companhia espanhola e será a representante da fast fashion no País. O investimento não foi divulgado.

Fabio Fadel, diretor comercial da Dafiti, diz que os produtos da Mango chegam ao portfólio de itens do segmento premium do site depois de uma negociação que durou nove meses. O executivo afirma que a escolha da Mango se deu pela relevância internacional.

“Não é um produto difícil de digerir, porque ele tem informação de moda, mas é um produto comercial, casual e tradicional, o que é de fácil entrada no público feminino e no da Dafiti”.


Ampliação

Inicialmente, o e-commerce oferecerá apenas peças do universo feminino, mas, segundo o executivo, no futuro, a depender do desempenho, a empresa deve ampliar a grade de produtos com itens masculinos e infantil.

Fadel afirma que, assim como na Espanha, por aqui a principal concorrente da nova etiqueta será a fast fashion Zara, empresa que desembarcou no Brasil pouco antes de a Mango fechar suas lojas aqui. “A nossa ideia é promover esse acesso dessa marca e brigar (por mercado) com a Zara”.

O especialista em varejo e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, explica que, assim como a Zara, a Mango está posicionada no mundo como um produto de fast fashion massificado, mas no Brasil, dado o custo de importação dos produtos, acaba sendo reposicionada no mercado local como um item premium. “Quem viaja conhece a Mango, porque a marca está no mundo todo”, diz. Por aqui, as peças chegam ao site de moda com tíquete médio das peças entre R$ 280 e R$ 300.

Fonte: Mercado e Consumo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 14 de março de 2023 às 09:20


As vantagens de abrir uma franquia ao invés de investir em um negócio do zero, de cara é que justamente você não começa do zero.
Isso porque a marca já existe, e o modelo de negócio já foi testado e aprimorado com o tempo.
Para trazer as vantagens mais relevantes, conversamos com a especialista em franchising e sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili.

Ela apontou 10 vantagens comprovadas desse tipo de investimento:

1 – Expansão
Na avaliação da consultora, a expansão através das franquias é feita de forma mais ágil, pois os modelos são prontos e as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da presença nos variados territórios, o que facilita na hora da decisão pela expansão.

2 – Marca
Ter uma marca conhecida significa contar com departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio, que naturalmente acaba ficando conhecido perante o público também através da presença nas cidades com ganho de escala.

3 – Contrato
Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões do acordo.
Isso dá mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar a desenvolver seus processos de aperfeiçoamento do negócio.

4 – Gestão
Antes de abrir as portas da sua franquia você passará por um treinamento de gestão da sua unidade.
A franqueadora te ensinará todo o necessário para o controle do negócio.
Além disso, mesmo após a abertura a marca continuará a acompanhar seus resultados e recomendando ações se for preciso.

5 – Fornecedores
Além da vantagem na hora de negociar, as franquias pesquisam muito sobre quem fornece os produtos para suas unidades.Por isso, os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados, o que garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.

6 – Criatividade
Lançar novos produtos não é uma dificuldade no franchising, pois as redes franqueadoras realizam pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto proposto, garantindo assim que aceitação junto ao público aconteça.
Há, também, uma constante busca por inovação e criação de novas soluções por parte das redes de franquias.

7 –Padronização
É muito mais simples manter um padrão determinado que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado, não é mesmo?Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação na ponta e entender como é o padrão adotado pela marca e que será aplicado também na sua franquia.

8 – Negociação
A franquia irá negociar com fornecedores por preços mais baixos, já que a compra é voltada à todas as unidades da rede.
Com isso, há ganho de poder de negociação e maior barganha na hora de faturar.

9 – Suporte
Ao abrir uma franquia, você poderá contar com todo o suporte necessário na vida empreendedora como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc.
Para a consultora, isso evita que os franqueados tenham problemas por desconhecimento, além de os livrar de preocupações burocráticas, fazendo sobrar mais tempo para buscar o melhor resultado para o seu negócio.

10 – Coletividade
O crescimento da marca como um todo é o seu crescimento também. Se a franquia cresce, você cresce junto.O franchising é um mercado bastante colaborativo em que o sistema trabalha para o crescimento orgânico de toda a cadeia envolvida.

Fonte: ABF Expo Franchising