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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 às 09:24


Para entrar no clima de carnaval, diversas marcas estão criando ações pensadas para a data. O Grupo Ri Happy, por exemplo, inicia as comemorações com atividades temáticas em suas lojas físicas. Chamada de “Bloco do Pebê”, nas lojas da PBKIDS, e “Happy Folia”, nas da Ri Happy, os eventos acontecem todo sábado, às 15h. A atração contará com atrações como baile de carnaval, desfile de fantasia e customização de máscaras, entre outras.

No dia 18, a tarde de sábado será ainda mais animada nas lojas da PBKIDS Rebouças, Iguatemi Alphaville, Mooca Plaza Shopping, Park Shopping Barigui, Shopping Eldorado, Shopping Anália Franco e Morumbi Shopping, com o lançamento da nova categoria de doces. A partir desta data, as lojas localizadas na cidade de São Paulo, que já comercializavam balas e chicletes, ampliarão a categoria com doces importados do Japão, Estados Unidos, Suíça e Reino Unido, além de produtos nacionais no conceito gourmet.

Para tutores de pet que também são foliões, a Petlove preparou um bloco pensado especialmente para os cães curtirem com seus humanos. O “Desfile Pet” foi criado para unir diversão e segurança para quem não abre mão da festa e nem da companhia dos filhos de quatro patas. A ativação conta com três categorias de concursos de fantasias, concentração, desfile, além de cervejas e sorvetes caninos, água para hidratação e brindes. O evento acontece no dia 26 de fevereiro no período matutino, de forma gratuita no Quintal Petlove, cachorródromo localizado no Parque Ibirapuera. A entrada do público será liberada pelo portão 6.

Com direito a samba-enredo oficial, o evento, criado em parceria entre a holding pet e a agência Innova AATB, reúne tutores e cães em um bloquinho com marchinhas tradicionais, open bar de petiscos variados, água, cerveja canina e sorvete pet, além de ativações como máquina de bolinhas de sabão para divertir toda a família.

“Idealizamos o Quintal da Petlove para que tutores e pets possam aproveitar o dia a dia em um ponto de encontro convidativo e seguro na maior metrópole do país, com uma agenda de ativações diversas para promover a diversão de toda a família. O nosso Desfile Pet tem como prioridade o bem-estar e a segurança de todos os presentes, em especial os cães. Por isso optamos pelo bloco em esquema de matinê, para evitar as altas temperaturas do solo e o calor intenso, e, também, em uma data fora das grandes aglomerações. Nossa expectativa é recebermos cerca de 200 pets no dia da folia”, comenta Filipe Botton, Head de Comunicação e Marca da Petlove.

Fonte: Mercado & Consumo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 07 de fevereiro de 2023 às 10:38


A inflação continua a ter impacto nas decisões de compra: estas são as tendências de consumo que você precisa saber.

Vimos grandes mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos. Embora a pandemia de covid-19 tenha alimentado grande parte dessa turbulência inicialmente, acontecimentos socioeconômicos globais recentes e inflação impulsionaram algumas tendências de consumo.

Vale lembrar que no Brasil, no mês de dezembro de 2022, o índice da inflação fechou em 5,79%, cifra mais elevada desde 2017 (com exceção de 2021, que viu o índice chegar a 10,06%), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Duas conclusões importantes sobre este cenário surgiram de um recente relatório de pesquisa de mercado, “Consumidores Reagem à Inflação”, realizado pela companhia especializada em experiência do cliente, a Medallia.

Segundo a companhia, ambos os aspectos se concentram em finanças pessoais e ajudam a entender como a inflação vem afetando o dia a dia dos consumidores.

Para a Medallia, um fator em destaque é que os consumidores estão mais sensíveis ao preço das coisas. Eles estão cortando gastos como resultado disso. Mas, essas mudanças foram desiguais entre as categorias de produtos, deixando alguns setores ainda mais vulneráveis a mudanças no comportamento do consumidor do que outros. Vejamos a análise da Medallia:


Como a inflação está moldando as tendências de consumo


– O preço do produto é agora o fator número um que influencia os gastos das famílias. Quase metade de todos os consumidores (49%) diz que o preço influenciou suas decisões de compra nos últimos três meses, um aumento de 20 pontos percentuais em relação aos 29% dos consumidores que disseram o mesmo em agosto de 2021.

– Quase a metade dos consumidores (42%) dizem que estão gerenciando os aumentos de preços passando a comprar menos produtos ou produtos mais baratos. Outros, em menor número, recorrem à busca de fontes adicionais de renda ou estão recorrendo a poupanças ou contraindo mais dívidas.

– Os consumidores realizaram as maiores mudanças de gastos nas categorias de produtos “emocionais”, incluindo viagens e entretenimento. Por outro lado, eles fizeram mudanças mínimas em seus hábitos de consumo nas categorias de produtos mais essenciais, como utensílios domésticos e gasolina.

– As transações de consumidores em restaurantes e supermercados desaceleraram no primeiro semestre de 2022, depois de terem subido no final de 2021 em comparação com os níveis da primavera de 2020. No entanto, como os preços aumentaram, o gasto total por transação aumentou.

– Se o custo dos bens e serviços aumentasse mais 5 %, todos menos 3% dos consumidores dizem que o custo adicional afetaria suas futuras decisões de compra.

Sobre o aumento de preço, 25% dos pesquisados dizem que terá forte efeito nas decisões de compra futuras, e apenas 18% dizem que terá pouco efeito.

O impacto na experiência do cliente deve ser administrado


Nesse cenário, a experiência do cliente, sua satisfação e consequente fidelização é mais importante do que nunca para os negócios, em todos os setores, segundo a Medallia.

Períodos de inflação alta e gastos reduzidos do consumidor são certamente tempos difíceis para o crescimento dos negócios. No entanto, líderes experientes têm a oportunidade de adaptar suas estratégias para construir e manter a lealdade do consumidor.

Você pode descobrir sua vantagem competitiva e proposta de valor e ser mais inteligente ao comparar seu desempenho com ferramentas e tecnologias que permitem fazer isso.

Na avaliação final da Medallia, a inflação é o fator mais importante para os consumidores no momento, por isso, líderes devem considerar expressar os efeitos da inflação em seus próprios preços e custos gerais, bem como nos esforços de sua marca para limitar os aumentos de preços da melhor maneira possível para construir e manter a confiança de seus clientes.

Fonte: Consumidor Moderno