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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 24 de janeiro de 2023 às 13:59


CEOs da LVMH e da Saks Off 5th avançam em blockchain e outras tecnologia para mimar seus clientes.

Os desafios econômicos atuais e contínuos, como a pandemia de covid-19, guerra, inflação acelerada e aumento de custos, não atingiram o mercado de luxo, que continuou a ter um forte desempenho ao longo dos últimos anos. A indústria global de artigos de luxo deve atingir um valor de mercado de cerca de € 1,4 trilhão (R$ 7,8 trilhões) em receita de vendas em 2022, segundo dados da consultoria Bain & Company.

As principais marcas de luxo no mundo estiveram presentes na NRF Retails Big Show 2023, que aconteceu nesta semana em Nova York, e contaram que esse caminho foi pavimentado com fortes investimentos em tecnologia, abrindo novos canais, incluindo dispositivos móveis, e investindo em dados, para entregar ao cliente o que ele realmente deseja.

Em uma das principais palestras da NRF23, o presidente e CEO da LVMH, Anish Melwani, disse que a inovação faz parte do DNA da empresa e que a companhia tem investido recursos em blockchain para autenticação e rastreabilidade, pois acredita que os consumidores mais jovens se preocuparão “cada vez mais” com a fonte de matérias-primas.

Como exemplo, Melwani citou que os clientes da Tiffany podem obter um certificado digital que permite rastrear um diamante até a mina de onde veio.

Maior grupo de luxo do mundo, o LVMH tem em portfólio marcas como Louis Vuitton, Tiffany & Co, Sephora e Hennessy. Nos 12 últimos 12 meses, o grupo viu suas ações crescerem 16%.

Outro projeto feito pela Tiffany com o investimento em blockchain foi o NFTiff, o primeiro empreendimento da marca no universo das NFTs.


Vendido por cerca de US$ 50 mil, os compradores do NFTiff puderam cunhar um pingente personalizado da Tiffany & Co e receberam uma renderização digital do pingente como NFT junto a um certificado de autenticidade.Para chegar ao resultado que refletisse a imagem pixelada de 8 bits de maneira precisa, a Tiffany modernizou sua oficina. “Como você abraça a tecnologia, como você abraça a comunidade que está super empolgada com essa tecnologia, mas a usa para apresentar ao mundo o que você sempre foi bom?”, questiona Melwani.


Nova base de clientes

A Saks Off 5th, marca de luxo focada em descontos, desenvolveu uma estratégia de negócios com foco na experiência digital dos clientes. Em 2021, após as lojas físicas sofrerem grande impacto com o lockdown da covid-19, a marca lançou um aplicativo de compras para ajudar no crescimento digital.

A CEO Paige Thomas, que assumiu o cargo pouco antes da pandemia tomar conta do país em 2020, contou que sua primeira medida foi investir em pesquisas. A ideia era entender melhor e se envolver com seus clientes para fazer um mapeamento real de suas jornadas individuais e oferecer a melhor experiência. O resultado? O descobrimento de uma nova base de clientes, em crescimento.

“A primeira coisa em que nos concentramos foi o cliente. Fizemos algumas pesquisas que não eram feitas há quase três anos e descobrimos um segmento ainda não identificado e em rápido crescimento, que é o de uma cliente muito orientada para a moda, mas que faz compras em todos os lugares. Isso nos deu um alvo para pensarmos em estratégias de merchandising e marketing”, disse Thomas.

O executivo também destacou a parceria com a revenda Rent the Runway para ajudar a dar aos consumidores mais acesso a bens de luxo, com uma coleção de mais de 60 marcas de designers, com até 85% de desconto.

Fonte: Mercado & Consumo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 24 de janeiro de 2023 às 13:45


Grandes redes varejistas estão mais engajadas em atrair consumidor neste início de ano e algumas igualam descontos oferecidos na Black Friday.

A primeira quinzena de janeiro, tradicionalmente, é um período de queima de estoque no varejo com o famoso “Saldão de Verão”. Mas, este ano em especial as lojas e as grandes redes se engajaram ainda mais para atrair os consumidores. Em muitos casos, produtos chegaram a ser ofertados com até 80% de desconto, promoções muito semelhantes (ou até melhores) que as encontradas na última Black Friday.

Alguns especialistas associam a maior força do “saldão” nas primeiras semanas de 2023 aos resultados bem abaixo do esperado no segundo semestre do ano passado e nas principais datas do varejo final de 2022. De acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas do varejo físico brasileiro na semana do Natal tiveram um crescimento de apenas 0,4%, o que ficou muito aquém da expectativa de aumento de 5%. O faturamento bruto do e-commerce brasileiro na sexta-feira de Black Friday caiu 23% quando comparado ao de 2021.


Para Tatiana Thomaz, CEO da Shopper Centric e professora da ESPM, as ações promocionais do varejo, tanto das lojas físicas, quanto do e-commerce,  acabaram não sendo suficientes para registrar o aumento esperado nas vendas devido ao cenário econômico desfavorável. Os consumidores, segundo Tatiana, sofreram com o impacto da inflação, a alta da taxa de juros e a inadimplência. A Copa do Mundo também dividiu os holofotes com as principais datas do varejo.

Tatiana relembra que alguns varejistas apostaram na antecipação da data e que, com a diluição das promoções, houve uma mudança no comportamento do consumidor. Além disso, ela ressalta que, apesar da redução da taxa do desemprego no final do ano, de acordo com dados do IBGE, o país fechou o ano com inflação acumulada de 5,79%. Isso teve impacto na confiança do consumidor, que caiu 3,3 pontos em novembro, queda pelo segundo mês consecutivo, segundo a FGV.

“Depois de tempos difíceis e performance abaixo do esperado, o comércio tem grandes expectativas para este mês de janeiro. Os saldões já começaram em todo o país, com taxas de desconto bastante agressivas e varejistas dispostos a negociar para não perder a venda. Resta-nos acompanhar para ver se os resultados das vendas estarão alinhados às expectativas”, afirma Tatiana Thomaz, especialista em comportamento do consumidor.

Já Tiago Baeta, fundador do E-commerce Brasil, tem dúvidas quanto a relacionar o maior engajamento das grandes do varejo neste mês de janeiro com a performance abaixo do esperado no final de 2022. Ele lembra que em algumas lojas como a Magazine Luiza tem como tradição fazer uma forte queima de estoque nessa época do ano. Na análise dele, o que pode estar acontecendo é um amadurecimento do online e um equilíbrio do mercado.

“Esse saldão agora é tradicional no varejo. Não acho que seja por causa do resultado de vendas da Black Friday ou do Natal. Pelo contrário, a gente está vivendo um período em que a gente não tem no mundo mercadoria, ou matéria prima sobrando. Eu acho que é uma maturidade de data e do mercado, de saber aproveitar e criar as oportunidades nos momentos certo"o.

Segundo ele, o varejo como um todo, principalmente o e-commerce, está passando por um processo de amadurecimento, assim como os consumidores. Para ele, a última Black Friday ter sido mais “conservadora”, apesar dos bons resultados de muitas marcas, também é um retrato de um consumo mais maduro, “sem muitas loucuras”. Tiago afirma ainda que a tendência é que a gente vá observando um equilíbrio maior do consumo ao longo de todo o ano.


Liquidação Fantástica da Magalu chega na 30ª edição

Na Magazine Luiza, como citado pelo Tiago Baeta, o saldão de janeiro é tradicional e esperado pelos consumidores. A “Liquidação Fantástica Magalu” acontece sempre na primeira sexta-feira do ano. Em 2023, a data foi dia 6 de janeiro. Na 30ª edição da megapromoção foram oferecidos descontos de até 80% em produtos de diversas categorias tanto nas lojas físicas, quanto nos canais digitais.

Em nota enviada à Consumidor Moderno, a Magalu afirmou que a promoção não foi impactada pela desaceleração do consumo do final do ano passado. Isso porque, segundo a empresa, o fim de ano foi positivo para a companhia, após um longo planejamento e uma série de ajustes. “A Black Friday do ano passado foi a maior de nossa história”, cita a nota.

Lojas como Netshoes, Época Cosméticos, KaBuM! e Consórcio Magalu, que fazem parte do ecossistema da Magazine Luiza, também ofereceram descontos aos consumidores nessas duas primeiras semanas de janeiro. Aliás, os consumidores ainda encontram boas promoções nessas lojas.


Fast Shop tem itens pela metade do preço e descontos no PIX

Na Fast Shop, todos os anos, nessa época, é feito o “Grande Barato”, um saldão com produtos selecionados em todas as linhas. No ar desde a primeira semana do ano, a campanha traz itens selecionados pela metade do preço e condições ainda mais especiais para quem optar pelo pagamento no PIX, forma de pagamento que vem crescendo nas últimas campanhas promovidas pela rede varejista.

Em 2023, a maior procura até o momento foi por ofertas de smartphones, televisões e aparelhos eletrodomésticos. Há também oportunidades de descontos em notebooks, aparelhos de ar-condicionado e artigos para curtir as férias de janeiro. As promoções estão disponíveis no e-commerce da rede e nas lojas físicas, com frete grátis em produtos selecionados para clientes Fast Prime.

Também em janeiro, a empresa costuma realizar campanhas temáticas como a “Volta às aulas” e outras com temas relacionados a férias, como a “Churrasco com Amigos”. Em entrevista à Consumidor Moderno, Eduardo Salem, diretor geral de operações da Fast Shop, afirmou que todas as campanhas promocionais são pensadas com antecedência e de acordo com a sazonalidade e demanda do período.

Eduardo afirma que a Fast Shop não teve problemas no final de 2022: “As vendas foram positivas e ficaram dentro do esperado. No comparativo com 2021, a companhia observou crescimento no período contemplando Black Friday e Natal”. Sobre esse início de janeiro, o diretor de operações disse que as vendas da companhia estão dentro das metas estabelecidas, com destaque para venda de celulares, acessórios e utensílios de cozinha. Eduardo Salem também se mostrou otimista para a boa performance das vendas neste começo de ano.


Marcas da Via oferecem descontos de até 70% e parcelamentos sem juros

Quem também apostou forte no “Saldão de Verão” foi a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br. As lojas dessas redes começaram o ano com promoções inéditas e oferecendo condições especiais de pagamento com parcelamento sem juros em até 30 vezes nos cartões das marcas, 24 parcelas no carnê e a possibilidade de pagar mais barato usando PIX. Em nota enviada à CM, a Via informou que a Casas Bahia está com R$ 70 milhões de reais em descontos e o Ponto com promoções de até 70%.

A Via aposta na variedade de itens com preços especiais, como eletrodomésticos, eletroportáteis, TV’s, smartphones, artigos de esporte e lazer, celulares, móveis, telas, produtos de limpeza, instrumentos musicais, itens para cama, mesa e banho.

Na Casas Bahia, a “Megaliquidação da Virada” foi estrelada pelo ator Luigi Baricelli e sorteou uma série de descontos para os consumidores. Já no Ponto, o protagonista da campanha “Mega Master Super Saldão Liquida Ponto” foi o Pin, brand persona da marca que ficou responsável por chamar os clientes para conhecerem a liquidação.

Fonte: Novarejo