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Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 26 de setembro de 2022 às 15:19


Estudo aponta que 50% vão fazer compras na Black Friday para se preparar para a Copa.

Os bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares/tablets, são os preferidos dos brasileiros para a Black Friday. As categorias representam 59% e 57% da intenção de compras, segundo pesquisa sobre as expectativas do mercado e as tendências dos consumidores para a Black Friday e a Copa do Mundo feita pela Nielsen, em parceria com a Toluna, com cerca de duas mil pessoas entre os dias 6 e 21 de julho.

Na sequência do Top 5 aparecem vestuário (56%), notebooks (38%) e móveis em geral (26%). O estudo aponta que 62% costumam comprar nesta data, sendo que 58% destes têm entre 25 e 44 anos de idade e 53% são mulheres. O levantamento também sinaliza que 60% dos jovens entre 18 e 24 anos planejam comprar celulares e tablets.

“O último trimestre do ano – também conhecido como “super trimestre”,  está cheio de eventos e para as marcas é importante entender como estas datas se relacionam e como vão impactar no comportamento do consumidor”, afirma Sabrina Balhes, líder de Measurement da Nielsen Brasil.

De acordo com a pesquisa, 50% dos entrevistados planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para o Mundial do Catar. Uma das principais conclusões é que as marcas têm espaço para influenciar em decisões de compra e que o caminho para isto é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados.


Desafio para as marcas

Apesar do crescimento da publicidade online, os brasileiros têm mais confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais: o tradicional boca a boca é tido como o mais confiável, com 91%, seguido por patrocínios em eventos esportivos (87%) e anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádio (84%).

Porém, chamar a atenção dos consumidores durante a Copa será um desafio para as marcas, pois 56% dos que disseram não querer participar de ativações durante os jogos/eventos da Copa não se importam com publicidade, enquanto 22% não consideram os formatos atrativos. Publicidades que atrapalham a experiência (16%) e marcas que não se conectam (13%) são as razões apontadas para a falta de impacto do conteúdo publicitário em jogos.


Diversidade nas decisões de consumo

A comunidade LGBT+ consome mais nesta ocasião do que não membros. Por exemplo, enquanto neste grupo a intenção de compra de eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos fica em 66% e 69% respectivamente, na população em geral estes números são de 61% e 60%.

O levantamento evidencia também a força das mulheres nos dois principais eventos comerciais do segundo semestre: elas representam metade dos respondentes que vão assistir a Copa, e mais de 40% delas afirmam serem fãs de futebol.

Além disso, 2 a cada 10 brasileiras consomem esportes online. A pesquisa indica ainda que 43% das mulheres estão se preparando para comprar nos períodos de Black Friday e Copa. Entre as categorias mais desejadas estão eletrodomésticos e roupas, com 61% ambas. Para efeitos de comparação, entre os homens estes números ficam em 44% e 41% respectivamente.

A pesquisa identificou relação próxima entre comprar na Black Friday e assistir futebol. De acordo com os dados, 87% das pessoas que costumam adquirir produtos nesta data gostam do esporte, sendo que 65% se consideram fãs, enquanto 22% são espectadores ocasionais. O estudo revela que 54% dos respondentes que vão fazer economias para a Black Friday são fãs de futebol. Além disso, 56% destas pessoas que estão juntando dinheiro para a data têm entre 2-4 salários-mínimos de renda.

Fonte: Mercado e Consumo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 13 de setembro de 2022 às 10:51


Iluminação, vitrine e tema estão entre os itens mais importantes na hora de montar um espaço agradável e que cative os consumidores.

A roupa traduz muito do que sentimos: você se veste de acordo com o que acredita. Podemos até brincar com as sensações ao utilizar determinadas peças, acessórios e, claro, cores.


Da mesma forma, se o seu negócio é a moda, você precisa caprichar na apresentação das peças que estão à venda. Porque é conforme esta apresentação que o cliente se sentirá atraído ou não pelos seus produtos.

É sobre a apresentação das roupas para o processo de vendas que falaremos agora.

Como chamar a atenção?

Além de peças maravilhosas, você precisará de luz e de exposição. Isso mesmo: a iluminação é essencial para que as peças sejam vistas e valorizadas. Um ponto de luz pode destacar um determinado produto, valorizar a composição dele com outros objetos ou, até mesmo, iluminar um detalhe importante da peça.

Você precisa caprichar na apresentação das peças que estão à venda. Porque é conforme esta apresentação que o cliente se sentirá atraído ou não pelos seus produtos.

A vitrine é o primeiro canal de contato que o cliente tem com a loja. Se este espaço for bem aproveitado, ele pode gerar o primeiro impulso para a compra. Escolha um tema para fazer a composição dos produtos. Abuse da criatividade nessa hora! Você não precisa ficar restrito apenas às datas comemorativas.

Dicas

No varejo, a iluminação é um fator determinante. Além de dar destaque e visibilidade ao produto, ela pode transformar o clima fazendo o cliente sentir-se confortável ou não. Da mesma forma como pode ser mal utilizada e acabar escondendo justamente aquilo que você precisa mostrar. Quando a iluminação está focada, ela acaba sendo uma ótima estratégia de valorização do produto, como no caso de uso de displays. Você pode optar por neons, abajures e outros tipos de iluminação para criar uma vitrine bastante atrativa.


Temas

Que tal se colocar no lugar do cliente e compor a vitrine imaginando o que pode ser agradável? A escolha de um tema para a vitrine pode estar associada às estações do ano, datas comemorativas, promoções que você cria para chamar a atenção e até mesmo relacionada a outros temas que combinem com os seus produtos. Lembre-se: a vitrine é a oportunidade que você tem de introduzir seus produtos em pequenas histórias nas suas vidraças ou até mesmo dentro de sua loja.

Neste conteúdo sobre a importância da apresentação das roupas para o processo de compras, você percebeu que pequenos detalhes podem fazer toda a diferença, não é mesmo? Então, mãos à obra!

Fonte: Sebrae