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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 17 de maio de 2022 às 10:41


Talita Lacerda, CEO da PetLove, comenta os planos de abertura da primeira loja física da marca que terá investimento em experiência phygital.

Enquanto muitas empresas físicas inauguraram seus e-commerces nos últimos dois anos por causa da digitalização do varejo, acelerada pela pandemia de covid-19, a Petlove fez o caminho inverso. Uma das maiores lojas virtuais de produtos para pets do Brasil, a empresa vai inaugurar lojas físicas. A primeira delas será em Moema, na cidade de São Paulo, com previsão para junho.

O objetivo é oferecer uma experiência completa para os tutores de cães, gatos e outros animais de estimação, com presença em todos os pontos de contato. Abrir uma loja física neste momento vai ao encontro de uma tendência de modelo de negócios: o phygital, em que a experiência digital complementa a física e vice-versa.

Novidades do mercado pet: do site para a loja

Em 2021, a Petlove faturou R$ 800 milhões e projeta chegar a R$ 1,1 bilhão neste ano. Hoje, a companhia é considerada o terceiro maior player do setor no país. A intenção agora é se adaptar aos novos hábitos de consumo, não só unindo o físico e digital, mas também promovendo praticidade e novas experiências ao consumidor.

“Acreditamos nessa tendência phygital. Nesse projeto, vamos trabalhar com o conceito de integração entre as compras presenciais e online, com foco na experiência omnichannel”, destaca a CEO da Petlove&Co, Talita Lacerda. A omnicalidade, portanto, se une ao phygital, proporcionando um atendimento integrado em qualquer ambiente.

Com essa experiência, o consumidor poderá comprar os produtos disponíveis nas prateleiras da loja, mas também comprar pelo site e buscar na loja física. “As lojas contarão com especialistas em atendimento, que possuirão tablets e máquinas de cartão de crédito autônomas, fazendo com que o pagamento possa ocorrer em qualquer lugar da loja, provendo uma venda consultiva e fluida, sem balcões e sem distanciamento entre quem atende e quem compra”, diz Talita Lacerda.

Ou seja, a finalidade de construir lojas físicas é aproximar o cliente da marca por meio de um atendimento diferenciado, próximo, como uma conversa. “A intenção não é nos distanciarmos usando a tecnologia, mas estarmos cada vez mais próximos”. Em relação às inovações que já estão sendo adotadas no mercado pet, a Petlove já se prepara para um futuro breve, com sistema de self check-out, compras físicas e online no mesmo fluxo e a função de clique e retire.

Aposta na diversificação de produtos

É buscando essa proximidade com o consumidor que as lojas terão uma característica diferente dos estabelecimentos físicos de grandes marcas do mercado pet, que possuem unidades de 1.000m² a 10 mil m², como Cobasi e Petz. “Vamos investir num formato mais intimista, com área em torno de 300m², e a pegada de loja de bairro. Oferecendo um mix de produtos e serviços de acordo com a cara da região onde está localizada”, descreve a CEO da empresa.

Além da venda de produtos, o consumidor poderá usufruir de novos serviços oferecidos, como banho e tosa. A marca vem apostando na diversificação de produtos e sua última aquisição, em março, foi a empresa de planos de saúde para pets Nofaro, tornando a Petlove líder nesse mercado.

Outros exemplos de marcas que pertencem à empresa são o aplicativo DogHero, que une profissionais a tutores para adquirir serviços de passeio e hospedagem, e a Vet Smart, plataforma de educação para profissionais do ramo. “A Petlove já possui diversos produtos, plano de saúde, serviços e agora está focando, ainda mais, na experiência do cliente e do pet. Com a loja física, teremos esse olhar 360º”, completa Talita Lacerda.

Tutor e pet usufruindo da experiência do cliente

As lojas da Petlove terão a cara da região onde estarão localizadas e um atendimento mais próximo. Mas, apesar de serem menores do que os estabelecimentos da concorrência, a empresa vai apostar em variedade de produtos com a possibilidade de encontrá-los no site e a entrega ser feita em até 4 horas por meio do serviço Petlove Já.

Além de trabalhar a experiência do cliente, os estabelecimentos físicos vão ser preparados para receber aqueles que vão realmente usufruir dos produtos: os próprios pets. “Teremos um projeto voltado 100% para os pets. As lojas serão focadas na experiência pet e todo o projeto foi pensado em seu bem-estar: estrutura, pisos, sortimento dos produtos, cores, uniformes”.

A CEO da Petlove acrescenta que a intenção é ampliar cada vez mais o conceito de One Stop Shop, disponibilizando tudo de que o tutor precisa em um único lugar. O One Stop Shop é um modelo de negócios que surgiu nos Estados Unidos, com estabelecimentos onde era possível encontrar produtos diversificados, que vão desde alimentos até medicamentos. A intenção é promover praticidade e comodidade ao consumidor, especialmente em cidades grandes, uma vez que o cliente precisa fazer “apenas uma parada” para conseguir todos os produtos que está procurando.

Cenário atual do mercado pet no Brasil e no mundo

Mesmo em tempos de instabilidade econômica, os dados mostram que o mercado pet não tem se abalado. Pelo contrário: dados da Euromonitor estimam para 2026 uma alta de 70% sobre o volume de vendas atual. A expectativa é que o faturamento no Brasil atinja os 11 bilhões de dólares. Nesse ranking, o Brasil se encontra na 6ª posição, atrás dos Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido e Japão, nessa ordem. Atualmente, são 83,4 mil negócios ligados ao setor, segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Durante a pandemia de covid-19, foram as vendas online que mais fizeram sucesso no setor. O segmento pet foi o que mais cresceu em vendas digitais, contando com um aumento de 10%. A procura não é só por produtos comuns de petshop, como ração e brinquedos. Planos de saúde, banho e tosa e até padaria pet são alguns dos serviços buscados pelos tutores.

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 17 de maio de 2022 às 10:30


As franquias se reinventaram durante o grave período de pandemia com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores e superar todos os desafios apresentados.

Dentro desse movimento de crescimento, outro fenômeno foi registrado: o surgimento de novas marcas de franquia em 2021.

Em 2021, o franchising brasileiro apresentou resultados importantes para a economia brasileira: um crescimento nominal de 10,7% no último ano, demonstrando que o setor de franquias tem um papel de peso nos resultados das finanças do País.

O faturamento das franquias no Brasil, de acordo com o levantamento da entidade, passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021.

O mercado de franchising consolidou a recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. Esses resultados fazem parte do Balanço Anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Segundo um novo levantamento interno da ABF – específico sobre novas marcas de franquias em 2021 -, somente entre associadas foram 71 marcas iniciando atividades em 2021 como potenciais franqueadoras.

É importante lembrar que as novas empresas atuam em segmentos econômicos variados:
Alimentação
Saúde, Beleza e Bem-Estar
Moda
Serviços e Outros Negócios
Limpeza e Conservação
Serviços Automotivos
Serviços Educacionais

No período do auge da pandemia, o setor de Limpeza e Conservação ganhou relevância e registrou uma elevação de 14,7% no Balanço Anual da ABF, impulsionado por uma demanda maior por serviços sanitizantes e serviços de forma geral. Nesse contexto, surgiram marcas para atender as necessidades dos consumidores, como é o caso da C´Clean Lavanderia Self Service.

Focada em soluções digitais para lavanderia, num conceito de “Laundry Tech” para agilizar a vida dos clientes com muita praticidade no dia a dia, a empresa atua principalmente por meio de aplicativo exclusivo em que o cliente localiza a unidade mais próxima para levar suas peças, localiza as máquinas disponíveis e conecta-se à máquina escolhida pelo celular com praticidade e segurança e está focada em expansão de franquias por todo o País.

Outros setores também geraram novas marcas de franquias em 2021.
Na avaliação de Wilson Gomes Carneira, representante da Especialista Vistorias, que atua no segmento de Serviços Automotivos, a marca vive um momento de boa evolução.

Oferecendo serviços como Vistoria Cautelar, Vistoria Estrutural, Vistoria de Transferência, Vistoria para Seguradoras e Recuperação de Chassi, a empresa possui 16 unidades de atendimento.

“Os planos de expansão estão acontecendo e os resultados estão satisfatórios.

A economia brasileira é melhor que as ‘7 vidas dos gatos’, pois passa por muitos desafios e continuamos sobrevivendo”, afirma ele.

Com forte demanda de entregas e serviços ágeis no período de pandemia que demandou por isolamento social, o segmento de Alimentação foi outro de grande destaque.

Apresentou uma elevação de 12,5% no Balanço Anual da ABF e também se beneficiou por uma maior demanda por itens básicos e os recursos injetados pelo auxílio emergencial.

O segmento é um dos mais tradicionais na área de franquias, sendo relevante também entre as maiores redes no Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil. No que diz respeito a novas marcas de franquia em 2021, também é um dos segmentos que mais aparece entre as novas marcas surgidas em 2021.

Surgida no Estado do Mato Grosso (MT), a marca Dona Fresca Pescados pretende de expandir para outros Estados e tem entre seus produtos de destaque itens frescos e congelados, como camarão, salmão, tilápia, tambatinga, piau e jatuarana, além de mercadorias para receitas da cozinha oriental.

Também do segmento de Alimentação e com foco na produção de bolos e atendimento focado no cliente, a rede Vó Alzira Café tem planos de expansão contínuos: abrir 1 mil lojas por todo o Brasil entre as bandeiras Fábrica de Bolo Vó Alzira e Vó Alzira Café, pertencentes à marca.

Somente em 2021 foram 120 novas franquias dentro do projeto de expansão.
Além de estar presente nos principais aplicativos de entregas para agilizar a chegada dos produtos aos consumidores, a marca investe nos modelos de negócio: quiosques e lojas, para trazer conforto e atendimento personalizado aos clientes que preferem consumidor os bolos nos locais de vendas.

Após chegar ao mercado em 2014 com uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) para ajudar no aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural, a Reino Rural.

Foi lançada em 2021 no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

O segmento de Serviços e Outros Negócios, ao qual se enquadra a Reino Rural, apresentou resultados acima da média do setor no Balanço Anual da ABF: alta de 11,1%, sob influência do crescimento do mercado de serviços de forma geral e serviços de logística.

Com retomada da confiança, mais negócios surgindo e crescendo se alguns segmentos tiveram oportunidades no auge da pandemia em meio aos desafios que aquele grave período trouxe para todos, outros setores viram na reabertura de lojas e shoppings e na retomada gradativa da confiança do consumidor, o seu momento de retomada e crescimento.

É o caso do segmento de Moda: de acordo com o balanço da ABF, cresceu 15,2% impulsionado pela retomada do movimento nos pontos de venda, mais alcance dos canais digitais e retomada dos hábitos dos consumidores.

“O setor de acessórios de Moda está apresentando um crescimento constante, desde o reaquecimento do mercado ocorrido no segundo semestre de 2021.

Após a reabertura dos shoppings, percebemos que o consumidor recobrou a confiança de realizar suas compras presencialmente”, afirma Evandro Madeira, diretor de Marketing da Le Briju.

A rede de produtos como anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas e acessórios de cabelo, é uma das representantes entre as novas marcas de franquia em 2021 e faturou R$ 6,7 milhões em 2021 e tem perspectiva de faturamento de R$ 9 milhões para 2022 com inaugurações de novas lojas.

Outro segmento que representa as novas marcas de franquia em 2021 é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Várias marcas novas surgiram para atender um público que procura cada vez mais cuidados pessoais, procedimentos estéticos e acabou usando seus recursos financeiros que seriam utilizados para outros fins (com viagens e eventos sociais) e ficaram restritos durante o tempo da pandemia.

Por esses fatores, o segmento teve elevação de 10,5%, pelo segundo ano consecutivo no mais recente Balanço Anual da ABF.

Uma dessas novas marcas é a Cepil Laser. De acordo com Luis Carlos Maielli, representante da marca, a empresa lançou a franqueadora para levar o modelo de negócio para todo o território nacional e no futuro pretende uma expansão internacional também.

A empresa está atenta a esse mercado que movimenta, segundo ele, cerca de US$ 1 bilhão ao ano e acredita muito no seu potencial de crescimento, uma vez que vem crescendo o interesse masculino por esse tipo de serviço, correspondendo a 9% dos consumidores de depilação a laser.

“Nossa principal abordagem ao entrar no mercado de depilação a laser foi a de oferecermos uma boa estrutura física, passando pela excelência no atendimento, até as flexibilidades nos pacotes e planos financeiros.

Esses diferenciais têm se destacado muito onde estamos em operação e assim fortalecido nossa marca”, explica Maielli.

A Cepil Laser Franchising iniciou seu plano de expansão de 2022 que conta com 4 unidades comercializadas e a meta para 2022 é chegar ao final do ano com 10 vendidas.

“Temos a intenção de crescer de forma estruturada e mais lenta no início, pois entendemos que é importante manter sempre a qualidade dos serviços prestados pela franqueadora, para o franqueado. Desta forma a Franqueadora poderá focar cada unidade franqueada individualmente, para que atinjam o sucesso desejado.

Entendemos também que a rede crescerá com os próprios franqueados, pois quando o franqueado alcança o sucesso, geralmente ele tem interesse em abrir novas unidades da marca, o que contribuirá não só para o crescimento da rede”.
Fonte: ABF Franchising Expo