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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 10 de maio de 2022 às 11:12


O varejo digital aproxima-se de duas das mais importantes datas comemorativas do calendário brasileiro: o Dia das Mães (8 de maio) e o Dia dos Namorados (12 de junho).

Para se ter uma melhor ideia da importância para as vendas no comércio nacional, em 2020, essas datas faturaram juntas R$ 7,8 bilhões só no e-commerce, segundo dados da Ebit|Nielsen. O resultado é maior até do que a soma das vendas de Black Friday e Natal daquele ano, chegando a R$ 7,7 bilhões.

Então, na hora de elevar o faturamento da loja, o empreendedor precisa olhar para uma métrica importante do negócio, o ticket médio das vendas. O desempenho nesse indicador está diretamente relacionado ao sucesso do comércio eletrônico em cada data comercial. Pensando nisso, aqui estão cinco ideias para aumentar o ticket médio da sua loja.

Cinco ideias ou estratégias para aumentar o ticket médio da loja virtual

Antes de continuar, também vale ficar por dentro das dicas para vender mais nas datas do e-commerce como um todo. Porque, a seguir, o foco será especificamente em aumentar o ticket médio nesses eventos do varejo. Vamos lá?

1. Reative os clientes nas datas comemorativas

Existem três bons motivos para a loja procurar primeiramente aquelas pessoas que já compraram com o negócio:

* É muitas vezes mais barato reconquistar um cliente do que conquistar um novo.

* A loja tem entre 60% e 70% de chances de vender para um cliente existente, enquanto a probabilidade de vender para clientes em potencial é de 5% a 20%, segundo o livro Marketing Metrics.

* Em média, clientes assíduos gastam 67% a mais do que novos consumidores da marca, de acordo com a Inc.

Portanto, se o interesse é aumentar o ticket médio da loja virtual, esse público deve ser a prioridade número um das estratégias de marketing e vendas nas datas comemorativas.

2. Participe dos planos do consumidor

Outra forma de aumentar o valor médio das vendas é entregar mais valor para o público nas datas especiais. Valor esse na forma de uma boa seleção de produtos e serviços para a ocasião.

Para isso, é preciso estudar o comportamento do consumidor e como ele pretende comemorar cada data. Por exemplo, uma pesquisa da Behup mostra que 37% dos brasileiros que pretendem celebrar o Dia das Mães 2022 farão uma refeição especial em casa. Então, além dos tradicionais presentes, vale considerar se a loja pode participar de alguma outra maneira desse momento especial.

Analisar o comportamento do consumidor também é interessante para pensar fora da caixa. Além das mães, que outras mulheres podem ser presenteadas no 8 de maio, levando o comprador a adicionar mais itens no carrinho? A própria Behup mostra que esposas, sogras e avós são outros públicos populares nessa data. Tenha isso em mente na hora de elaborar suas estratégias e discursos de vendas.

3. Faça cross-selling e up selling para impactar seu ticket médio

Quando a empresa conhece de fato seu público-alvo fica mais fácil propor ações eficientes de cross-selling ou up selling. Isto é, ações de venda de produtos ou serviços relacionados ou que levem a pessoa a comprar um item de maior valor, respectivamente.

Uma boa forma de estimular a inclusão de itens no carrinho é oferecer frete grátis a partir de determinado valor. Para isso, calcule quanto é o seu ticket médio atual e estabeleça o quanto ele pode ser melhorado. A partir daí, você tem um valor mínimo para as compras com esse benefício.

O frete grátis, por sinal, é a alavanca de venda mais usada pelos consumidores digitais segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Quase 90% deles utilizam esse recurso nas suas compras online.

4. Planeje bem suas alavancas promocionais

Falando nelas, a SBVC revela também que o cashback vem crescendo em popularidade, e 59% dos consumidores brasileiros conectados já o usaram em 2021. Por outro lado, os programas de pontos, igualmente utilizados para aumentar a fidelidade dos clientes, têm caído em desuso. Em 2020, 37% dos consumidores participavam desses programas, enquanto em 2021 esse número baixou para 33%.

De acordo com a pesquisa, as formas mais diretas de reembolso são mais bem recebidas pelo público brasileiro. Afinal, um benefício sem data específica para ser aproveitado torna-se mais difícil de tangibilizar. Vale ter esse comportamento em conta ao elaborar suas estratégias para vender mais nas datas comemorativas.

5. Diversifique os meios de pagamento no e-commerce

Para completar, você sabia que o próprio checkout da loja virtual pode servir para aumentar o ticket médio das vendas nas datas especiais do varejo?

Isso é o que mostram diversas pesquisas sobre o uso das opções de pagamento BNPL no e-commerce. Ou seja, o “compre agora, pague depois”, em que o consumidor pode parcelar as compras em até 24 vezes no boleto ou no Pix sem precisar de cartão de crédito.

Essa maior flexibilidade, e até maior acessibilidade, considerando os milhões de consumidores brasileiros sem cartão ou com baixo limite de crédito, é então traduzida em compras maiores. Para se ter uma ideia, o aumento no ticket médio pode ir de 10% a 80%.

Então, não basta ter uma boa estratégia no topo do funil, atraindo o público para sua loja virtual. Também é preciso oferecer as condições adequadas para que o consumidor conclua a compra. Nesse sentido, o parcelamento via boleto ou Pix desponta como uma grande tendência do varejo porque traz vantagens tanto para o lojista quanto para o público final. Isso pode fazer uma enorme diferença no faturamento do comércio nas datas comemorativas.

Fonte: EcommerceBrasil
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 10 de maio de 2022 às 10:43


Pesquisa mostra como, quanto e onde o brasileiro gastou mais no primeiro trimestre de 2022; cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado no país.

Ao que tudo indica a alta de preços não tem assustado o brasileiro, que passou a gastar mais no primeiro trimestre de 2022. É o que aponta a pesquisa realizada pela Trigg com 5.376 pessoas, entre os dias 11 e 18 de abril.

O estudo mostra que 71% dos brasileiros fizeram mais compras esse ano em relação a 2021 e quase 80% pretendem continuar comprando neste mesmo ritmo ou até mais nos próximos meses.

A pesquisa tem como objetivo entender onde os brasileiros pretendem gastar e de que maneira. E embora em um cenário de inflação, o levantamento constatou que as pessoas aumentaram as compras e pretendem comprar mais ao longo do ano.

Crédito ou débito? Pagamento tem sido o cartão de crédito

Para 69% dos entrevistados, a principal forma de pagamento tem sido o cartão de crédito, seguido pelo PIX, com 21%. Além disso, 82% diz ter notado um uso maior do cartão de crédito comparado a 2021.

“Temos observado uma tendência maior das pessoas usando o crédito para compras de rotina, como no supermercado, restaurante, farmácias e mercearias. Até então o cartão era usado para compras de maior valor agregado e, agora, passou a ser o principal meio de pagamento do brasileiro”, afirma o CEO da Trigg, Wellington Alves.

Para Wellington, hoje é possível entender como a democratização do crédito tem sido importante na vida da população. “Na Trigg estamos sempre focados em oferecer vantagens para os clientes que usam o nosso produto, seja com cashback em todas as compras, seja por meio das nossas ações de educação financeira para o melhor uso do crédito”, completa o CEO da Trigg.Brasileiro tem preferência pelas lojas físicas

Outra mudança é a preferência pelas lojas físicas, 53%, reforçando a tendência de saída maior de casa para as compras.

A média de consumo tem sido, para 22% dos entrevistados, entre R$ 1500 a R$ 3000 e, para 21%, mais de R$ 3000. A prioridade na lista de consumo tem sido: Alimentação, Educação e Eletrônicos e Tecnologia.

Dos pesquisados, 97% perceberam um aumento significativo nos preços e os setores da Alimentação (89%), Roupas e Sapatos (30%) e Saúde (29%).

Outro dado que chama a atenção é que para mais da metade das pessoas (53%) o que mais atrai na hora de comprar é a facilidade no pagamento ou maior parcelamento no crédito (sem juros), seguido por promoções (47%) e frete mais barato ou grátis (46%).

E com a intenção de compra em alta, a previsão para as próximas datas comemorativas também segue esse ritmo: 67% pretende comprar no Dia das Mães, 58% no Natal e 55% na Black Friday.

Fonte: Consumidor Moderno