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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 19 de abril de 2022 às 10:53


Estudo revela as marcas mais mencionadas na internet na Páscoa: veja também outras curiosidades quando o assunto é chocolate nessa data.

Na Páscoa, cresce a disputa das marcas pela atenção do consumidor. Guloseimas de chocolate também ganham a atenção nas gôndolas de supermercados e também na redes sociais.

Interessados nesse momento, um estudo da Buzzmonitor e da SA365 revelou as marcas mais desejadas dos brasileiros para essa época e outras curiosdidades.

Por exemplo, no período avaliado pelo estudo (11/03 a 11/04), foram feitas 62.195 menções a “ovo” e “páscoa” no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube, sendo elas originárias de 40.997 usuários distintos.

Volume de menções pelos players mais populares do mercado

Já quando falamos de marcas e tipos de ovos, surgem as menções a ovos “colher”, com “recheio” e também a marca Cacau Show como a mais desejada.

Páscoa remete ao momento em família: O estudo avalia que a Páscoa remete ao momento em família. Na análise das menções nas redes se percebe o quanto os usuários estão desejando receber ou ganhar ovos dos “pais” ou “pai”.

Preço assusta o consumidor: O preço dos ovos também foi uma discussão presente entre as postagens avaliadas. Tanto que, no Twitter, viralizou o meme que cita que a saúde mental deveria vir de brinde para compensar o valor do ovo de Páscoa.

“100 reais um ovo de Páscoa, vem o que dentro, saúde mental???”

Tipos de produtos mais mencionados e outras ações

O estudo também revela que dentre os produtos da marca mais mencionada, Cacau Show, os usuários têm preferência pelo ovo “dreams 7 chocolates”. A marca Kopenhagen, apesar de não mencionada diretamente sobre tipos de produtos, está presente com o seu ovo “repleto de 4 clássicos”.

Interessante notar que a ação da Burguer King com a Lacta também gerou bastante buzz nas redes sociais, segundo o estudo.

Apresença inusitada de “veggie burguer” e “whopperjr” está entre os destaques. A ação, realizada em 09/04, consistiu em um combo especial de hambúrgueres vegetarianos, refrigerante, batatinha frita e um ovo da Lacta no sabor Sonho de Valsa pelo valor fixo de R$54,90.

Diversificação dos pontos de venda

Outro aspecto interessante do estudo é a diversificação dos pontos de venda para a Páscoa. Além do tradicional “supermercado” , as pessoas estão falando do “ifood”, vendas via “whatsapp” e também das compras com “cashback”.

No volume total de menções do período, o iFood é citado em 0.75% dos posts sobre ovos de Páscoa, o WhatsApp em 4.5% e o supermercado em 0.34%.

Já o cashback aparece em 0.03% das menções. Os números revelam a importância dos canais digitais para o varejo, sejam eles como a principal plataforma de venda ou como um meio de incrementar as operações físicas.

Isso nos mostra como é importante integrar a jornada de compra online e offline do cliente, de forma a trazer uma experiência positiva para o consumidor independente do canal escolhido para realizar a compra.

Barras de chocolate: opção para quem busca investir menos: Nas postagens que citam “ovo” e “páscoa”, 4.26% delas também mencionam a “barra” de chocolate. Na abertura de termos, o estudo mostra como a barra é uma opção para quem deseja investir menos, em algo mais “barato” e em “promoção”. O item também se mostra como uma solução para presentear. Quando falamos em local preferido para a compra das barras de chocolate, as “lojas” “americanas” aparecem em destaque.

Ovo na mídia: Segundo o estudo, na imprensa e entre influenciadores, menções a ovos são 10 vezes maiores do que as menções à barras de chocolate, por exemplo. Quando falamos em volume de menções, os ovos são os mais citados entre noticiosos e influenciadores.

Esse resultado foi extraído a partir da análise da Buzzmonitor Trends. No período de 11/03 a 11/04, foram detectados 67.836 posts citando “ovo” e “páscoa” e apenas 6.848 posts citando “barra” e “chocolate”. Somando o volume das duas buscas, o ovo de Páscoa domina o buzz com 90,83% das menções no período.

Sentimento e gênero dos usuários

Sobre sentimento e gênero dos usuários que falam de ovos de Páscoa e barras de chocolate, o estudo mostra que  os ovos são mais citados por mulheres, enquanto as barras são mais comentadas por homens. Já na percepção dos usuários sobre os temas a barra de chocolate está mais associada a menções positivas, o que pode estar associado à diferença de preços.

Enquanto 40,25% dos post sobre ovos de Páscoa são positivos e 32,54% negativos, nas menções à barra de chocolate o sentimento é 61,34% positivo e apenas 14,57% negativo.

Prioridades de Páscoa

Em última análise, a racionalização do consumo pode ser considerada reflexo da carteira mais curta no comportamento do consumidor.

Ou seja, o novo consumidor passou a priorizar o essencial na hora de realizar as compras, o que redefine as compras por impulso e de indulgência, que ganham um caráter especial em momentos de crise.

Evidente que as pessoas querem se presentear e ter momentos de prazer, mas isso passará por um filtro de racionalização, e a ideia de custo-benefício terá mais peso nessa equação.

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 12 de abril de 2022 às 09:15


Allbirds lançou em fevereiro um programa de revenda de calçados usados. O programa reforça a estratégia sustentável da marca através da circularidade. A plataforma Allbirds ReRun revende os calçados devolvidos por clientes.

Cada par de sapatos Allbirds rende US$ 20 de crédito na loja. O valor de revenda dos calçados usados e com pequenos defeitos variam entre US$ 59 e US$ 89, abaixo do valor original. Sob o mesmo ponto de vista, os clientes que quiserem também poderão entregar calçados em condições piores. Esses calçados serão doados ou reciclados. No entanto, calçados em condições piores não garantem crédito na loja.

A Allbirds que já é neutra em carbono e certificada com clima neutro, pretende reduzir sua pegada de carbono por produto pela metade até o final de 2025 e minimizá-la para “quase zero” até 2030. Além disso, a marca lançou no final de 2021, em parceria com a Adidas um tênis de corrida com emissões de carbono inéditas para ambas as marcas.

Nesse sentido, o programa de revenda está disponível em três lojas Allbirds, Los Angeles, Chicago e Nova York, com planos de expansão no futuro.

Fonte: Ponto de Referência