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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 26 de outubro de 2021 às 11:00


As metas complementares do varejo podem ganhar maior complexidade no cenário pós-pandemia, principalmente com relação à experiência do cliente.

Por que vender mais seria ruim? Não seria esse um dos objetivos do varejo? Mas nesses tempos de mudança, essas afirmações simples não revelam a complexidade inerente a fazer negócios e gerar lucros que assegurem a sustentabilidade das empresas do segmento. A busca pela recorrência do cliente é essencial, ou seja, motivá-lo a continuamente exercer seu direito de escolha (e recompra) sem considerar mudança de marca, produto, loja ou serviço. Isso porque garante um colchão de liquidez que traz segurança para investir na aquisição de novos clientes por meio de inovação e ofertas. Logo, o cuidado com o consumidor existente pode ser exatamente o necessário para vender mais. Entretanto, como encontrar esse equilíbrio?

Com a retomada total das atividades presenciais no pós-pandemia, especialistas afirmam que o ponto de venda físico do varejo terá seu papel ressignificado. E muito disso se deve ao aumento exponencial do número de compras e transações no e-commerce durante o último ano: somente em 2020, no Brasil, mais de 17,9 milhões de consumidores aderiram ao serviço, segundo relatório do E-bit com Nielsen e Bexs.

Dessa forma, o gestor que está no impasse vender x reter deve ter em mente, primeiramente, a reflexão sobre a reestruturação do estoque e da logística atuais do negócio. Inclusive, muito se fala sobre a transformação das lojas em hubs que proporcionem diferentes experiências ao cliente (CX), de modo a complementar o que já está nas vitrines digitais, em vez de um local em que a compra se concretiza.

Por outro lado, alguns acreditam que o contato físico característico dessa modalidade de venda irá se fortalecer nos próximos meses, já que a marca de um ano e meio de distanciamento social foi ultrapassada. De qualquer forma, fato é que conquistar e fidelizar clientes não é uma tarefa fácil. Conhecer suas preferências e hábitos de consumo é uma forma de descomplicar, mas isso não é tudo.

De acordo com a experiência de Ricardo Balkins, sócio da Deloitte e líder da indústria de consumer business, vender e reter são desafios das empresas que atuam no varejo – e são complementares, não excludentes. Não são escolhas, mas metas, ou seja, vender mais para os consumidores atuais, e também conquistar novos.

Pensando nisso, a Deloitte lançou, no passado, a pesquisa Global Marketing Trends 2021, que traçou um perfil dos usuários no ambiente digital. Entre os dados, destaca-se:

• 40% das empresas realizaram vendas on-line;
• 67% das que já utilizavam canais virtuais, aumentaram o uso;
• 26% aumentaram os investimentos em canais virtuais não por conta da crise;
• 35% aumentaram os investimentos no comércio virtual por conta da crise.

“Muitos estudos feitos nos últimos anos demonstram que manter um cliente custa menos do que conquistar um novo. A manutenção dos consumidores (fidelização) tem sido uma das prioridades, especialmente com o aumento de transações virtuais em relação ao comércio físico. O que as companhias aprenderam nos últimos tempos no modelo físico teve de ser reaprendido para o virtual, principalmente por não existir uma clara visão sobre qual modelo irá se sobressair no futuro e sua distribuição de proporcionalidade”.


Pensando nisso, são várias as iniciativas que as organizações podem tomar para manter e aumentar a fidelização. Para o especialista, contudo, a questão central sempre deve ser a experiência do consumidor de ponta a ponta. E alguns aspectos importantes para se atingir isso são:

• Consolidar a reputação da marca;
• Inspirar confiabilidade, transparência e facilidade para fazer transações financeiras;
• Se relacionar com clareza e facilidade;
• Cumprir entregas (prazo e qualidade);
• Dispor de facilidade de acesso a canais de suporte a clientes (pré e pós-compra);
• Demonstrar conhecimento preciso sobre seu consumidor (ter informações sobre o perfil e comportamento);
• Atuar em diversos canais de vendas (ser omnichannel);
• Possuir um programa de recompensa/fidelização;
• Oferecer preços competitivos.


Outra questão que também tem se destacado nos últimos tempos é a priorização de um atendimento ao cliente impecável, tanto que o uso de canais digitais, como WhatsApp, tem se tornado comum. Isso ocorre porque é possível aliar o melhor dos dois mundos: tecnologia (via bots, plataforma em si e etc.) com a humanização (resolução rápida de problemas e sem fricções).

Entretanto, a gestão deve estar atenta às necessidades do seu consumidor e à sua jornada. Logo, de nada adianta aderir a novas ferramentas visando vender mais ou atender melhor se o que cerne tudo isso, que é diminuir as dores do cliente e oferecer seu produto/serviço do momento mais oportuno, não acontece efetivamente.


Estratégias para novas vendas

Um dos ensinamentos descobertos pelo levantamento da Deloitte é que 78% dos consumidores não retornam ao estabelecimento por uma experiência ruim. Dessa forma, identificar o perfil e comportamento do consumidor para se antecipar a uma real necessidade é a principal estratégia para gerar novas vendas no varejo. Todavia, é necessário estar alerta a algumas pegadinhas.

“Mais importante do que estar em contato com o cliente periodicamente, está o cuidado de como fazer e não ter um resultado que seja o oposto do que se deseja. Ou seja, o excesso de tentativas, com ofertas não condizentes com o perfil, pode prejudicar a imagem de uma marca ao invés de desenvolver fidelidade”, pontua Ricardo Balkins.

Muito disso ocorre, atualmente, pois existe um turbilhão de informações, em diversas fontes – públicas e privadas – disponíveis de modo desestruturado e de difícil interpretação, o que pode enganar os profissionais. Cabe às companhias filtrar esses dados e utilizá-los a seu favor.

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 19 de outubro de 2021 às 11:10


Atendendo a uma demanda do mercado, a COUROMODA decidiu mudar a data do evento de 2022. A mostra iniciará no dia 17 (segunda-feira) e seguirá até o dia 19 (quarta-feira) de janeiro, no Expo Center Norte, na capital paulista. Antes, a mostra estava prevista para o período de 16 (domingo) a 18 (terça-feira). Muitos expositores e também lojistas demonstraram o desejo de que o evento não começasse mais no domingo, pois isso acarretaria em viagens ainda no sábado para muitos do participantes e uma possível redução na visitação.

Com lançamentos de outono-inverno e também de alto verão (para pronta-entrega), a COUROMODA será novamente o evento que abrirá o ano comercial do setor calçadista. Realizada poucas semanas após as vendas de Natal e de Ano Novo, o evento serve para que lojistas e compradores estrangeiros abasteçam seus empreendimentos. "A maioria das principais marcas de calçados, bolsas e acessórios já confirmou presença e lojistas de todo o Brasil se movimentam para estarem presentes e realizarem bons negócios. Estamos confiantes num excelente evento em janeiro próximo", detalha o Diretor Geral Jeferson Santos.

A movimentação para a mostra de 2022 segue intensa, com muitas consultas por parte de lojistas que desejam visitar o evento. A participação – em maior ou menor escala – de compradores internacionais ainda depende da evolução da pandemia e de eventual queda de barreiras sanitárias entre os países.

Do mesmo modo, fabricantes de diversas partes do país e dos mais variados nichos e portes avaliam ainda expor no primeiro evento presencial brasileiro do setor calçadista de relevância global. “Importante que todos os players do mercado acelerem suas programações e se organizem para aproveitar ao máximo o grande reencontro do setor. Lembramos que seguiremos rigorosamente todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para proporcionar um ambiente seguro para bons negócios”, completa Jeferson.

CAMPANHA MOSTRA DIFERENCIAIS

A campanha publicitária COUROMODA +, desenvolvida para dar destaque aos principais diferenciais positivos da mostra, segue a pleno vapor. Criada pela GBM Comunicação (Novo Hamburgo/RS), a campanha COUROMODA + se propõe a consolidar o conceito de que a mostra vai muito além da definição usual. “A COUROMODA é o principal ponto de convergência anual da inteligência e do business ligado ao setor calçadista brasileiro. Ao enfatizar quatro pilares – Moda, Negócios, Conectividade e Conteúdo –, a campanha projeta no mercado uma imagem de múltiplas facetas, atraindo com a mesma intensidade expositores e visitantes. Além do mais, a campanha não se limita somente ao evento presencial de 2022, que ocorre de 16 a 18 de janeiro. Ela também contempla ações ao longo de todo o próximo ano”, detalha Mauro Moraes, sócio-diretor da GBM Comunicação.


CONCEITOS

A campanha utiliza imagens com forte apelo de moda, condizentes com a temporada outono-inverno, principal mote em termos de lançamentos da COUROMODA. Nas fotos selecionadas, há sempre elementos que exploram cores vibrantes, uma das megatendências verificadas na temporada de inverno no Hemisfério Norte, inspirada pelo retorno da vida em movimento pós-pandemia, e que, certamente, balizará as coleções nacionais para a temporada de temperaturas mais amenas.

As cores escolhidas são as duas definidas pela Pantone como as tonalidades do ano de 2021: “Illuminating Yellow” e “Ultimate Grey” – tons iluminados de amarelo e cinza. São cores contrastantes e complementares que conferem à campanha atualidade e bom gosto estético.


OS QUATRO PILARES

Para captar novos expositores, ampliar o espaço dos já confirmados e impulsionar a visitação – em especial de lojistas e compradores estrangeiros, a campanha aposta em quatro pilares, quatro diferenciais que fazem da COUROMODA um evento único e imperdível. São eles:

+ Moda
A presença das principais marcas de calçados, bolsas, acessórios e confecções, voltadas aos públicos feminino, masculino e infantil, é um dos principais diferenciais da COUROMODA e será ainda mais reforçada na edição de 2022. No mesmo local, lojistas e compradores estrangeiros encontram grifes adequadas aos mais diferentes nichos de negócio, dos mais sofisticados aos mais acessíveis.

+ Negócios
Uma série de ações será desenvolvida para ampliar ainda mais a presença de lojistas e compradores internacionais. Campanhas específicas nas mídias sociais e publicidade em veículos segmentados mostrarão aos potenciais visitantes as vantagens de se fazer presente na mostra e concretizar bons negócios. Além disso, ações específicas de caravanas e visitas coletivas serão implementadas nos próximos meses. Tudo para garantir uma visitação ainda mais qualificada.

+ Conectividade
Em 2022, será dada continuidade ao projeto COUROMODA DIGITAL, que contou com quatro edições em 2021. Reformulado e otimizado, o projeto confirma a manutenção de mostras digitais em momentos específicos e de interesse de expositores e visitantes. Datas e número de eventos ainda estão sendo avaliados, porém uma coisa é certa: a COUROMODA DIGITAL seguirá sendo uma plataforma fácil, segura e objetiva para o lançamento de novidades e a realização de importantes negócios.

+ Conteúdo
A relevância das mídias sociais e das plataformas digitais é um fato inconteste. Justamente por isso, a COUROMODA apostará e investirá ainda mais neste segmento para levar conteúdo de qualidade ao mercado. Dezenas de milhares de seguidores nos perfis da mostra no Instagram, no Facebook e no YouTube serão abastecidos com conteúdos cada vez mais qualificados e relevantes. Dentro deste escopo, o Fórum CONEXÃO COUROMODA seguirá ocorrendo em seu formato digital, sempre tratando dos temas mais relevantes para o setor e com a presença de importantes palestrantes, debatedores e profissionais. Na COUROMODA presencial de 2022, o Fórum CONEXÃO COUROMODA será híbrido, com transmissão ao vivo das palestras presenciais nos perfis do Instagram e Facebook.

OTIMISMO

“Estamos muito otimistas com o próximo ano, que deve ser de retomada para o setor calçadista em geral e para o segmento de feiras em especial. E a campanha COUROMODA + traduz justamente este pensamento. Além do tão esperado retorno da feira presencial, estamos trabalhando para ter todo o ano de 2022 com muitas ações e iniciativas para potencializar negócios no cluster”, finaliza Jeferson Santos.

Fonte: Couro Moda