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Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 01 de agosto de 2022 às 16:39


Na Amazon, engajamento é sustentado em torno das necessidades reais dos clientes; descubra os detalhes de algumas das operações que constroem essa experiência com a marca.

A cada dia o engajamento com os consumidores, sobretudo da nova geração, requer mais criatividade das marcas. Mas não é só isso. Na Amazon, entender que os clientes querem ter tudo no mesmo lugar e a um toque dos dedos, direciona a construção de um ecossistema de serviços e produtos cada vez mais próximo das necessidades reais desse público.

“Construímos um círculo virtuoso e sustentável em torno das suas necessidades permanentes como preço, seleção, conveniência e entrega rápida e confiável”, explica Fernanda Grumach, líder de Experiência de Compras dos Clientes Amazon no Brasil.

Como destaque, Fernanda cita o Amazon Prime, serviço que foi projetado para tornar a vida dos clientes da marca mais fácil e conveniente. “Buscamos constantemente maneiras de melhorar o valor para o cliente e introduzir novos recursos e serviços que os surpreendem e encantam”, destaca Fernanda sobre as diretrizes na concepção dos serviços da marca.

No Brasil, o Amazon Prime inclui frete grátis e rápido para todo país em milhões de produtos, sem valor mínimo de compras, e também dá acesso a promoções exclusivas. Além disso, oferece filmes e séries de sucesso no Prime Video. Mais de 2 milhões de músicas e podcasts no Amazon Music para membros Prime. Acesso a centenas de livros e revistas digitais no Prime Reading. E jogos gratuitos no Prime Gaming. “Investimos continuamente em inovação e em programas que ajudam nossos clientes a ter a melhor experiência de compra possível”.


Os programas Amazon para engajamento no longo prazo

Abaixo, você conhece em detalhes alguns dos programas que estão transformando o engajamento a longo prazo dos clientes Amazom por meio de experiências que vão ao encontro das necessidades de seus clientes e de grupos específicos.

Programe e Poupe: Aqui um bom exemplo de um recurso simples e eficiente. Nele, o cliente tem a possibilidade de programar a compra de itens que costuma usar com muita frequência. Além da conveniência oferecida (ele recebe um lembrete por email antes de cada entrega), o programa também garante um desconto de 10% na compra desses produtos recorrentes.

Amazon Super: Um programa de descontos para itens de supermercado que reúne em um só lugar produtos de diversas categorias. Ao adicionar ao carrinho de compras 10 ou mais produtos iguais ou diferentes, o cliente recebe 10% de desconto na finalização do pedido. Para membros Prime, o desconto é de 15% além do frete grátis sem valor mínimo de compra. São milhares de produtos, incluindo alimentos, bebidas, limpeza da casa, cuidados pessoais e beleza, pet shop entre outros.

Lista do Bebê: Um programa criado para que famílias que estejam esperando a chegada de um bebê possam criar gratuitamente uma lista online e personalizada para o enxoval. Após se registrar no programa, o cliente pode adicionar em sua lista qualquer produto do site da Amazon, além de gerenciar o que já foi comprado. Para auxiliar na montagem da lista, o programa contempla uma sessão de ideias e inspirações e um ‘Guia de Compras’ com sugestões de produtos por categorias. Além disso, como uma alternativa para um chá de bebê online, é possível compartilhar o link da lista montada com amigos e familiares. Trinta dias antes da data prevista para a chegada do bebê, o dono(a) da lista passa a ter direito ao desconto final que oferece 10% de desconto nos produtos da lista que ainda não foram comprados (para membros Prime o desconto é de 15%). O desconto final pode ser usado em até dois pedidos cujo valor combinado não ultrapasse R$ 5 mil.

Loja de Cupons: É uma loja que oferece cupons de descontos de diversas categorias incluindo livros, eletrônicos, casa, cozinha, beleza e muito mais. Os cupons têm descontos a partir de 5% e, uma vez destacados, são aplicados na finalização da compra.

Está Valendo: Uma loja atualizada diariamente que reúne produtos próximos ao vencimento com desconto de 40%. Nela, é possível filtrar os produtos de acordo com a proximidade da data de validade: vencimento entre “3 a 4 meses”, “2 a 3 meses” e “1 a 2 meses”, permitindo que o cliente decida se conseguirá utilizar o produto no prazo indicado. O desconto é aplicado na finalização do pedido e os produtos participantes estão sinalizados na página de detalhes do produto.

Outlet:  Uma loja lançada em 2020 onde os clientes da Amazon podem encontrar milhares de produtos com preço reduzido. Os descontos vão de 20% a 60% e o catálogo de produtos possui diversas categorias. Além disso, às quintas-feiras acontece a “Quinta Relâmpago” na loja, um evento em que vários produtos do Outlet entram em oferta trazendo preços ainda mais atrativos para os clientes.


Obsessão pelo cliente

Além de todas essas ações citadas para o engajamento do cliente, a Amazon informa que em 2022 um intenso calendário de eventos promocionais vem trabalhando na criação de outros serviços que tenham um impacto positivo, não só para o consumidor, mas para funcionários, parceiros e para todos os clientes que fazem parte das comunidades onde a marca atua.

“Uma cultura de obsessão pelo cliente exige incentivo à autonomia da equipe e na linha de frente, para que os criadores se mantenham próximos aos clientes e tenham a liberdade de experimentar rapidamente para atender às necessidades deles”, sintetiza Fernanda sobre a metodologia e o segredo na construção de serviços para o engajamento com seu público.

Fonte: Consumidor Moderno
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 25 de julho de 2022 às 14:51


Qual o diferencial de uma gestão assertiva? Administrar uma empresa com inteligência pode garantir vantagens em relação às demais e tornar seu negócio cada vez mais sólido. O domínio da Informação Financeira é crucial. Ela representa o sistema nervoso de qualquer empresa, pois fornece importantes dados para a saúde dos negócios.

Hoje em dia, a administração empresarial vai além das demandas envolvendo o controle de gastos, gerenciamento de recursos e do fluxo de caixa. A questão estratégica está embutida na gestão financeira do negócio.

A estratégia nesse sentido se relaciona às melhores formas de planejamento e de controle de gastos realizados de acordo com o conhecimento das Informações Financeiras.


O que faz parte da Informação Financeira?

Informação Financeira representa os dados e atividades de uma organização relacionadas às suas finanças. Seu objetivo é fornecer informações sobre a situação financeira incluindo os resultados operacionais e alterações relacionadas.

É fundamental, para atingir seu objetivo, que a Informação Financeira seja de total domínio do profissional que irá analisar seus dados. Dessa forma, devem ser apresentados de maneira clara e eficiente os recursos econômicos, os resultados dos demonstrativos, as responsabilidades sobre os recursos e suas destinações.


A estratégia aliada à Informação Financeira

Como utilizar a Informação Financeira para gerenciar melhor meu negócio? A resposta está na estratégia certa a ser utilizada.

Um bom planejamento estratégico, tendo como base as Informações Financeiras, além dos dados operacionais, permitirá ao gestor alcançar o maior controle dos seus resultados e traçar objetivos em longo prazo.

Nesse sentido, só é possível um planejamento estratégico de qualidade se todas as informações relativas ao negócio estiverem corretas.

A administração financeira eficiente favorece um controle maior sobre o crescimento do negócio. Os efeitos surgem no longo prazo, uma vez que essa eficácia advém da maneira estratégica visando o crescimento da empresa.


As vantagens de uma Informação Financeira eficiente

A Informação Financeira favorece a gestão eficiente. Entre as inúmeras vantagens podemos destacar: o auxílio na tomada de decisões; promover maior lucratividade, gerar maior competividade, programar metas financeiras, melhorar o gerenciamento no pagamento de tributos e aumentar a estabilidade da saúde financeira.


Auxílio na tomada de decisões

Com dados concretos a tomada de decisões se torna mais assertiva. A gestão eficiente bem realizada possibilita saber quais as reais necessidades da empresa, como redução de custos e remanejo de recursos. Também permite identificar quando e como investir.

Como consequência positiva, a empresa tem maior retorno financeiro, pois eliminando os riscos de decisões menos acertadas a economia de recursos é certa.


Promover maior lucratividade

O conhecimento das Informações Financeiras proporciona a análise da margem de lucro e, com isso, é possível promover estratégias que aumentem essa lucratividade. Ou seja, promoções, ofertas e descontos poderão ser mais bem direcionados e mais atrativos aos clientes.

Com o conhecimento dos dados, visando ao aumento do lucro, é possível construir metas para diminuir os custos sem perder a qualidade do produto ou serviço a ser oferecido.


Gerar maior competitividade

Neste item, colocamos a importância do planejamento como fundamental. Conhecendo as Informações Financeiras, a empresa se planeja para enfrentar o mercado com mais inteligência.

Além disso, não são todas as empresas que têm total conhecimento dessas informações. Por isso, uma companhia que possui domínio sobre esses dados tem maior vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.


Programar metas financeiras

Outra vantagem evidente com o domínio das informações é a possibilidade de programar metas financeiras.
Definidas as metas, torna-se muito fácil avaliar se o cumprimento das obrigações está sendo realizado dentro dos prazos estabelecidos. Caso não esteja acontecendo, é possível reverter a situação para alcançar tal objetivo e para que não ocorra qualquer prejuízo.


Melhoria no gerenciamento de pagamentos dos tributos

O pagamento correto dos tributos é um dos maiores desafios das empresas. A carga tributária complexa e com alterações constantes confundem e aumentam o risco de irregularidades.

Com a administração realizada com base nas Informações Financeiras, a empresa se torna mais organizada e, como consequência, isso facilita o melhor gerenciamento no pagamento dos tributos.
Nesse sentido, a escolha relativa a qual regime tributário é mais vantajoso se torna muito mais eficaz baseada nas informações.


Aumentar a estabilidade da saúde financeira

O capital de giro é mais um elemento que é beneficiado pelo conhecimento das Informações Financeiras. Como uma peça fundamental para a saúde de qualquer empresa, as condições do capital de giro que permitirão que as operações se concretizem. Portanto, os dados permitem dimensionar de forma certeira a disponibilidade do capital.


Indicadores de Desempenho: aliados poderosos

Como armas importantes para identificar como está o desenvolvimento dos negócios, os Indicadores de Desempenho fornecem Informações Financeiras valiosas. Citamos três exemplos utilizados:

– Nível de Endividamento: esse índice demonstra o grau de dependência das empresas com a utilização de recursos de terceiros, como instituições financeiras.

– Alavancagem Financeira: também tem relação com a captação de recursos de terceiros. Sua utilização é indicada como uma maneira de evitar que essas operações sejam feitas utilizando o patrimônio da própria empresa.

– EBITDA: muito utilizado por empresas de capital aberto. É uma sigla inglesa cujo significado é autoexplicativo: Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Ele representa a geração operacional de caixa da companhia.

Para saber mais sobre os Indicadores de Desempenho leia o artigo Empresa que dá lucro também quebra.


A informação Financeira deve ser confiável

Enfatizamos as vantagens da Informação Financeira e de uma boa administração para o futuro dos negócios. Porém, todos os benefícios somente serão realmente aproveitados e os objetivos alcançados se essas informações apresentarem dados confiáveis. Ou seja, as Informações Financeiras só possuem credibilidade se estiverem corretas.

A melhor maneira de avalizar esses dados é por meio do serviço de Auditoria. É ele que irá analisar e confirmar se as informações e os números estão em conformidade e se o trabalho está sendo realizado da maneira como foi proposto.

A contratação de uma empresa para a realização de uma Auditoria Independente irá garantir, além da confirmação das informações, a isenção na análise dos dados. 

Fonte: BLB Brasil