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Gestão & Liderança Postado em segunda-feira, 04 de março de 2024 às 10:25


Estar inserido no mundo digital pelas das redes sociais é um dos pontos principais na hora de converter vendas.

As redes sociais tornaram-se um importante canal de relacionamento, comunicação e vendas entre o varejista e os consumidores. Para 59,5% das pequenas e médias empresas online (PMEs), o Instagram foi o principal meio de criação de conteúdo digital para divulgação de sua loja. Em seguida, o WhatsApp foi utilizado por 39% dos microempreendedores, o Facebook por 38% e TikTok por 22%. O levantamento foi feito pela Nuvemshop por meio da base de lojistas hospedados em sua plataforma de e-commerce.

De acordo com Marcela Orlandi, gerente de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, estar inserido no mundo digital pelas das redes sociais é um dos pontos principais na hora de converter vendas. “A proximidade com os clientes deve ser uma das prioridades do empreendedor e, na maioria dos casos, o primeiro contato se dá por meio das redes sociais. Manter um padrão de comunicação com características próprias e com a sua identidade visual impacta o público de uma forma única, o que gera interesse, identificação e consequentemente engajamento para as vendas”, afirma Marcela.

Em relação ao atendimento ao cliente, WhatsApp é a opção mais utilizada por 59% dos empreendedores, seguido pelo Instagram (50%) e Facebook (24%).

“A manutenção do contato após o primeiro impacto nas redes sociais é extremamente relevante para a fidelização do cliente, assim como a rapidez na resolução das dúvidas e dos problemas ao atender o consumidor. A jornada de compra do consumidor deve ser entendida e ativada pelo lojista em todos os pontos de contato, bem como inserida em seu planejamento estratégico”.

Já sobre canais de venda, aproximadamente 87% dos empreendedores utilizaram as redes sociais para comercializar seus produtos, além de sua própria loja online. WhatsApp/Telegram são os canais preferidos de 44% dos lojistas, depois, Instagram Shopping (37%) e Loja do Facebook (22%) estão entre os principais meios utilizados.

Outro ponto mostrado pela pesquisa é sobre campanhas de anúncios pagos, estratégia utilizada por metade dos empreendedores entrevistados. Para o tráfego pago, 60% utilizaram o Instagram Ads e o Facebook Adsm ambos da Meta. O valor investido em anúncios nessas redes variou entre R$ 300 a R$ 5 mil. De acordo com o levantamento, 34% das PMEs investiram menos de R$ 300 em campanhas pagas, 13% investiram entre R$ 300 e R$ 1 mil e uma parcela bem menor, de 6,5%, investiu entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.

Fonte: Mercado & Consumo
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 04 de março de 2024 às 10:24


A experiência sensorial e a reinvenção dos pontos de venda são exemplificas com as Galerias Carrefour Property, no entanto, o varejo digital cresce, impulsionado por fatores como preço e conveniência. 

Enquanto as compras online assumem um papel cada vez mais essencial no dia a dia dos consumidores, o varejo físico continua sendo o protagonista da preferência de compras por consumidores, especialmente em categorias específicas de produtos.

A pesquisa Tendências de Bens e Consumo 2024, da Opinion Box em parceria com a Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, constatou que mais da metade dos consumidores (52%) ainda opta por realizar todas as suas compras de supermercado em lojas físicas. Além disso, o preço, para 66% dos entrevistados, é o fator que mais influencia a decisão de compra do consumidor, seja no varejo físico ou online.

É nesse contexto que modelos de negócio como as Galerias Carrefour Property têm conquistado cada vez mais espaço no mercado. Com um foco claro em atender às necessidades desse segmento de consumidores, essas galerias têm se destacado ao oferecer uma ampla variedade de produtos, que combinam qualidade e preço acessível.

Só no mês de janeiro, as Galerias Carrefour Property testemunharam um movimento de crescimento com a inauguração de novas lojas, distribuídas em quatro estados do país. Essa expansão contemplou cinco unidades em São Paulo, além de uma em Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A importância das lojas físicas foi um tema central durante a NRF Retail’s Big Show 2024, realizada em Nova York.

As lojas físicas, como as existentes nas galerias, têm assumido um papel de oferecer experiências sensoriais com as marcas que refletem diretamente na decisão de compra, inclusive online. “Na era da conveniência e crescimento do e-commerce, o que vemos não é uma resistência dos pontos de venda, mas sua reinvenção. E optar por estar em um centro de compras é um grande apoio nesse propósito”, explica Roger Teixeira, Coordenador de Marketing do Carrefour Property.

Quando um empreendedor do varejo ou de serviços está em busca do local para abrir seu ponto de venda, um dos fatores mais importantes nessa escolha é compreender o novo papel das lojas físicas na jornada de compra de seus clientes. Além da oferta de produtos, são espaços nos quais os consumidores buscam, cada vez mais, conveniência, experiência e entretenimento.

“Desde que o formato existe, as galerias já se mostravam mais vantajosas que lojas de rua pela economia de escala, fluxo de pessoas, facilidade logística e a credibilidade de estar num centro que pertence à marca Carrefour. Agora, se mostram ainda mais importantes, seja no momento do nascimento ou da expansão, para qualquer rede e segmento”.

Ele se refere ao fato de as mais de 300 galerias da rede espalhadas pelo Brasil já estarem totalmente preparadas para oferecer esse suporte a todo perfil de negócio, até mesmo às rígidas exigências das franquias.

“Além das nossas iniciativas de marketing e relacionamento para impactar o público, nosso cuidado em garantir um mix de lojas e serviços diversos, que atende a diferentes necessidades, também é um importante fator de encantamento”.


Varejo online

O cenário do varejo tem passado por transformações, impulsionadas pela tecnologia e mudanças nas preferências do consumidor. Enquanto as lojas tradicionais ainda têm sua base de consumidores fiéis, o varejo digital vem ganhando terreno rapidamente. Quase um quarto dos entrevistados diz fazer compras de supermercado no varejo online em uma frequência diária (5%) ou semanal (18%), mas a periodicidade mais citada é a mensal (41%).

Quando perguntados sobre os motivos pelos quais realizam compras de bens de consumo pela internet, o preço e a comodidade são os principais fatores citados. Para este ano, 72% dos consumidores afirmam que pretendem aumentar a periodicidade desse tipo de compras no modelo online, enquanto 27% devem manter o ritmo do ano anterior.

A pesquisa foi realizada online, na plataforma do Opinion Box, em dezembro de 2023, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil, acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.

Fonte: Consumidor Moderno