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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024 às 13:33


A Shopee anunciou nesta sexta-feira (23) uma expansão da sua malha logística no Brasil com a inauguração do seu 10º centro de distribuição (CD). Localizado na região metropolitana de Goiânia (GO), no Centro-Oeste do país, o novo espaço tem como objetivo reforçar a presença nacional da varejista. 


A nova unidade opera no modelo cross-docking, em que as mercadorias coletadas por meio de parceiros logísticos são reorganizadas e encaminhadas aos hubs de última milha,  da onde saem os produtos que chegam até a porta do consumidor final.  

A empresa afirma que o novo centro representa um “passo estratégico da Shopee para fortalecer sua infraestrutura logística”. “Vamos nos aproximando dos pontos de coleta do Distrito Federal e Goiás, além de permitir uma conexão de malha mais eficiente e com maior velocidade de entrega para os consumidores de toda a região”, explica Rafael Flores, head de expansão e malha logística na Shopee.
                   
Para ter uma ideia de comparação com outras concorrentes estrangeiras, a Shein possui cinco CDs, enquanto a Amazon tem dez e o Mercado Livre tem dez. Já o varejo nacional é mais penetrado: Casas Bahia possui 29 centros de distribuição, Magazine Luiza possui 22 e Americanas tem 15. 


Foco na experiência 

No comunicado de anúncio do CD, a Shopee afirma que intensificou seus esforços para “melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores e dos vendedores brasileiros”, principalmente por meio da otimização de sua operação logística desde a coleta dos produtos até a entrega. 

Atualmente, o marketplace conta com outros 9 centros de distribuição localizados em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, além de mais de 100 hubs logísticos de primeira e de última milha, todos exclusivos para produtos de lojistas brasileiros. Apesar do investimento, a empresa não revela o prazo de entrega de seus produtos – que varia a depender da região e do vendedor. 

A Shopee conta também com mais de 20 mil motoristas de parceiros logísticos e 1.800 pontos de coleta e entrega do marketplace, no chamado modelo PUDO (pick up / drop off), que permite que vendedores depositem seus produtos, e a Shopee se encarrega de levar até os consumidores.


Taxação de produtos

A Shopee foi uma das protagonistas de todo o imbróglio envolvendo a tributação de mercadorias de até US$ 50 no país, que começou em meados em abril do ano passado. A ideia inicial era cobrar impostos de varejistas estrangeiras, como Shopee, Shein e AliExpress, por exemplo, que vinham sendo acusadas de ganhar terreno sobre as concorrentes brasileiras ao supostamente fazer vendas como pessoa física e pagar menos tributos. Desde então, a empresa vem se esforçando para reforçar seu posicionamento como uma empresa que conta com parceiros nacionais, além de apostar em sua logística para otimizar as entregas. 

Fonte: Infomoney
Estratégia & Marketing Postado em segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 às 10:39


Assim como no restante do ano, os meses de janeiro e fevereiro têm metas a serem batidas pelos e-commerces. Mas, justamente neste começo de ano, há alguns acontecimentos que impedem as lojas online de lucrar, como é esperado em datas como Dia do Consumidor, Dia das Mães e Dia dos Namorados, em que o faturamento está deslanchando de vento em popa. Férias escolares, Carnaval e um movimento não tão favorável ao consumo, que não esteja ligado ao turismo, podem impactar diretamente o retorno de vendas de início de ano.

Como driblar as adversidades e conseguir equilibrar as contas ao longo do ano, mesmo com janeiro e fevereiro sendo dois meses mais amenos para o varejo? 

Diante desse cenário, como driblar as adversidades e conseguir equilibrar as contas ao longo do ano, mesmo com janeiro e fevereiro sendo dois meses mais amenos para o varejo? O primeiro ponto que destaco aqui, neste artigo, é ter um planejamento anual muito bem estruturado. Junto a isso, há outros setores em que você pode investir e que podem ajudar o seu e-commerce a recuperar o fôlego depois do Carnaval. Continue a leitura e saiba como aplicar algumas estratégias de vendas!


Invista em um planejamento anual

Antes de pensar em recuperar as vendas depois de janeiro e fevereiro, é importante ter um planejamento de e-commerce para 2024. Você deve traçar as metas a serem alcançadas em cada mês do ano, levando em consideração a realidade do seu modelo de negócio, as estatísticas dos anos anteriores e a análise do seu nicho de mercado. Assim, você consegue delimitar objetivos claros e possíveis de serem atingidos, evitando surpresas ou frustações por não conseguir vender a mesma quantidade de produtos em janeiro e em novembro, que é um mês mais promissor para o e-commerce.

Além de tudo isso, com um planejamento anual definido, fica mais fácil colocar as campanhas de marketing em prática e aumentar a divulgação da sua loja online. Quanto mais pessoas sabem da sua presença no digital, maiores são as chances de atrair e reter um público mais amplo e qualificado, no caso de você ter uma segmentação bem executada.


Recupere as vendas online depois do Carnaval

Então, chegamos a uma etapa em que você identificou que as vendas da sua área de atuação são mais baixas em janeiro e fevereiro. Ok, mas e depois disso? O que fazer para recuperar o tempo perdido e voltar a vender mais no e-commerce depois do Carnaval? Abaixo, trago alguns pontos em que você pode investir para dar uma guinada nas vendas, respeitando a sua margem de lucro e as metas estabelecidas no planejamento de 2024.

Datas sazonais: aproveite o gatilho de vendas das datas sazonais para ampliar público e vendas. Tenha em mente que os consumidores esperam por promoções e ofertas especiais em datas com cunho comercial, então, invista nessa estratégia. Saiba, também, em quais datas focar, dependendo do seu segmento de mercado. Neste primeiro semestre, há três sazonalidades principais para o varejo, de modo geral: Dia do Consumidor (15/03), Dia das Mães (12/05) e Dia dos Namorados (12/06).

Promoções para clientes fiéis: essa é a chance de aproximar o seu cliente da sua marca. Envie vouchers, cupons e brindes exclusivos para quem já comprou na sua loja online. Isso faz com que o consumidor se sinta especial e ganhe uma motivação a mais para voltar a comprar com você. Sendo assim, essa é uma estratégia de retenção e fidelização de clientes.

Controle de estoque: para que você consiga rodar promoções, datas sazonais e outras campanhas dentro da normalidade, você precisa fazer um controle de estoque eficiente. Nada mais desmotivador para o cliente do que comprar um produto e, na hora da entrega, não ter mais o item em estoque. Pior ainda quando o pedido desse cliente é para presentear alguém especial, como acontece no Dia dos Namorados. Por isso, fique atento a esse ponto.

Gestão logística: atrelada ao controle de estoque, está a execução de uma logística eficiente. Todos os processos devem estar em dia para que você não tenha dores de cabeça. Desde o armazenamento à separação de produtos e ao envio das mercadorias, tudo deve funcionar com a excelência que o mercado de vendas online exige. Dentro deste item, também está a logística reversa, conhecida pelos consumidores como a política de trocas e devoluções, sendo essa uma etapa que também deve estar bem azeitada para não manchar a imagem da sua empresa.

Há outros pontos em que você pode, e deve, investir para garantir o lucro do seu negócio no digital. Aqui, ainda posso citar a oferta de diversas formas de pagamento, a utilização das últimas novidades em tecnologia, inteligência artificial e análise de dados. Mas tudo, exatamente tudo, vai depender da sua realidade de negócio e do seu segmento de atuação, como já citei lá no início do artigo. Portanto, o ano começa, sim, antes do Carnaval – nesse período, é a hora de “colocar a casa em ordem” para deslanchar seu e-commerce no resto do ano e para que você saiba identificar o que faz sentido para o seu e-commerce e, se for preciso, conte com especialistas de mercado para traçar as melhores estratégias.

Fonte: Ecommerce Brasil